Já se deu conta do incrível mundo que tem aos seus pés e à sua volta?

Junte-se a nós, calce estas meias e parta à descoberta!

Explore sem perturbar os ecossistemas.

Insetos

Os insetos (Filo Arthropoda, Classe Insecta) são o grupo de animais mais abundante e diverso. Existem mais espécies de insetos que todas as outras classes de animais juntas, sendo conhecidas 1 milhão de espécies, mas estimando-se que haja, pelo menos, 5 milhões de espécies.
Estes animais têm três pares de patas e geralmente dois pares de asas (são os únicos invertebrados que voam!).
A maioria tem entre 1 mm e até 20 cm de comprimento.
Os insetos com maiores dimensões vivem nos trópicos.
A maioria das espécies de insetos são terrestres.

Aranhas

As aranhas (Filo Arthropoda, Classe Arachnida, Ordem Araneae) são animais invertebrados pertencentes ao grupo dos aracnídeos, estes representados também pelos escorpiões, opiliões, ácaros e carraças.
As aranhas são um grande grupo com aproximadamente 40 000 espécies descritas.
O corpo está dividido em cefalotórax e abdómen, apresentam quatro pares de patas e não têm antenas ou asas.
As quelíceras, os apêndices bucais dos aracnídeos, são usadas para prender o alimento e inocular veneno. No final do abdómen desenvolveram apêndices transformados (fieiras ou fiandeiras) que contêm os poros das glândulas de seda.
As aranhas são animais tímidos, e contrariamente à crença popular, raramente mordem. Apesar de venenosas, só algumas espécies encontradas nos Estados Unidos podem ser fatais para os humanos. Muitas vezes mal compreendidos, estes animais são importantes predadores de insetos, contribuindo de forma crucial para a manutenção do equilíbrio ecológico.