Já se deu conta do incrível mundo que tem aos seus pés e à sua volta?

Junte-se a nós, calce estas meias e parta à descoberta!

Explore sem perturbar os ecossistemas.

Os ninhos das formigas (designados por formigueiros) podem ser autênticos condomínios! Mas a escolha dos locais e a sua estrutura varia conforme o género (categoria taxonómica constituída por um conjunto de espécies). No geral, os ninhos podem ser construídos em árvores (troncos, ramos, folhas, plantas epífitas), ou ao nível do solo (por exemplo, debaixo de rochas, em madeira morta, conchas de caracol, cascas de nozes, etc.).

Os ninhos variam na sua complexidade. Podem ser constituídos por apenas uma entrada e uma câmara, ou apresentar dezenas de ramificações com múltiplas entradas, túneis e câmaras. As funções das câmaras também variam e algumas são para funções concretas, nomeadamente como locais de criação da prole, “quarto da rainha”, depósitos de alimentos, depósitos de resíduos orgânicos resultantes das “limpezas”, jardins de fungos ou até para serem locais onde estão pulgões e cochonilhas, pequenos insetos excretores de uma substância açucarada (melada) que serve de alimento às formigas.