Materiais [ Home ] A latitude e a longitude Página Anterior  Página Seguinte  

  • No globo estão traçados o equador, que é a linha de latitude zero, e os paralelos. Os paralelos são circunferências paralelas à circunferência do equador.
    Os pontos do globo sobre o mesmo paralelo têm a mesma latitude.

    A latitude é medida a partir do equador, sendo de latitude norte os lugares que se encontram para o lado do Pólo Norte e de latitude sul os que se encontram entre o equador e o Pólo Sul.

  • O ângulo que a Estrela Polar faz com o horizonte é a latitude do lugar onde te encontras.
    Desenha sobre o teu globo terrestre o paralelo da latitude em que te encontras.

    Os navegadores portugueses dos séculos XV e XVI utilizaram o quadrante para saber em que sítio da Terra se encontravam.

    Todas as noites mediam o ângulo que a Estrela Polar fazia com o horizonte e marcavam a sua posição num globo terrestre que andava sempre com eles. Assim, conseguiram aventurar-se sem se perderem por mares e terras nunca dantes navegados pelos outros europeus.

  • Aprendeste a determinar a latitude no teu globo terrestre. Da mesma maneira podes imaginar círculos que passam pelo Pólo Norte e pelo Pólo Sul. Estes círculos que passam pelos dois pólos são os meridianos da Terra.
    Na figura ao lado está traçado o meridiano de Greenwich que é a linha de longitude zero, assim como outros meridianos. A longitude de um lugar é o valor em graus que se percorre desde o meridiano de Greenwich até se chegar a esse local, para este ou oeste.


  • Por exemplo, quando se observa a Estrela Polar em qualquer local ao longo do paralelo dos 20ºN, o ângulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, determinado com o quadrante, é de 20º.



    A escala das longitudes é traçada sobre a linha do Equador!



    Determinação da Latitude e
    Longitude de um lugar.


    No teu globo terrestre está traçada uma escala ao longo da linha do Equador e outra ao longo do meridiano de Greenwich. São escalas iguais à do teu transferidor.

  • No teu globo terrestre marca uma cidade de Portugal à tua escolha. Observa se a sua longitude é para Este ou Oeste do Meridiano de Greenwich.

    Para determinar a latitude e a longitude sobre um ponto da Terra, basta seguir o paralelo e o meridiano que passam pelo ponto e ler os valores nas escalas marcadas ao longo do Equador e do Meridiano de Greenwich. Os valores da latitude e da longitude são os graus que se percorrem desde o Equador e do Meridiano de Greenwich até se chegar ao ponto que se quer.

  • Encontra o sítio onde vives sobre o globo terrestre. Traça o pedacinho de meridiano e paralelo, a partir do ponto marcado até ao Equador e ao Meridiano de Greenwich. Lendo as duas escalas encontras os valores da longitude e da latitude do sítio onde vives.

    Latitude:___________________________Longitude:__________________________

    Se comparares a latitude agora determinada com o ângulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, e que já determinaste, os dois números são quase iguais!



  •   Materiais   Página Anterior  Página Seguinte