Índice [ Home ] A rotação da Terra. Os dias, as noites e as estações do ano. Página Anterior  Página Seguinte  

A Terra roda em torno de um eixo imaginário que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul, e ao fim de 24 horas dá uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas há um dia e uma noite.

A rotação da Terra em torno do eixo
Pólo Norte-Pólo Sul, faz a sucessão dos
dias e das noites.

Durante o movimento de rotação da Terra em torno do Sol, o eixo Pólo Norte-Pólo Sul mantém-se a apontar na mesma direcção.
Se fizesses uma viagem espacial para longe da Terra, do Sol e da Lua, verias, ao longo de um ano, a Terra a movimentar-se da seguinte maneira:

Se imaginares que a órbita da Terra está num plano — o plano da órbita da Terra — então o eixo norte-sul está inclinado 23º e 30 minutos em relação a esse plano e aponta sempre na mesma direcção. Como se vê na figura anterior, existe uma região ao longo da órbita da Terra em que o Pólo Norte não está iluminado pela luz do Sol, enquanto que o Pólo Sul recebe luz. Nessas alturas é Inverno no hemisfério Norte e Verão no hemisfério Sul. Quando o Pólo Norte fica mais inclinado na direcção do Sol começa o Verão no hemisfério Norte: é o solstício de Junho, o dia com mais horas de luz no hemisfério Norte.

A Terra roda em torno do Sol e o seu eixo aponta sempre na mesma direcção. São estes factos que fazem com que haja Verão e Inverno nas regiões acima e abaixo dos trópicos de Câncer e Capricórnio. Na região equatorial, as diferenças entre Verão e Inverno são menos acentuadas.

Se nos solstícios olhasses para a Terra e para o Sol de uma nave espacial, ao nível do plano da órbita da Terra, verias o seguinte:


Solstício de Junho

Solstício de Dezembro

A trajectória do movimento da Terra em torno do Sol só é aproximadamente circular. De facto, existe uma altura do ano em que a Terra está mais próxima do Sol. É no dia 4 de Janeiro, em pleno Inverno no hemisfério Norte!




  • Coloca um candeeiro em cima de uma mesa de modo a iluminar o teu globo terrestre. Roda o globo lentamente em torno do eixo imaginário que passa pelo Pólo Norte e pelo Pólo Sul.

  • Em que regiões do globo terrestre é dia e em que regiões é noite?

  • Tenta determinar aproximadamente as horas em vários sítios das regiões iluminadas e escuras do teu globo.

  • Anda à volta da mesa com o globo terrestre e tenta imitar o movimento da Terra em volta do Sol,mantendo o eixo norte-sul sempre na mesma direcção. Quando é que é Verão ou Inverno em Lisboa?

  • Qual é a posição da Terra (globo) em relação ao Sol (candeeiro) quando é meio dia em Lisboa nos dias: 21 de Dezembro, 21 de Março, 21 de Junho e 22 de Setembro.


  •   Índice   Página Anterior  Página Seguinte