CADERNO LATITUDES E LONGITUDES

Neste caderno continuam-se as experiências e actividades introduzidas em Onde estás? Materiais para Observar e Experimentar, dirigindo-se a crianças a partir dos dez anos de idade. As experiências aqui apresentadas, juntamente com os instrumentos propostos no primeiro caderno, poderão servir para a realização de actividades experimentais e de observação ao nível do ensino básico. Recomenda-se a leitura prévia do primeiro caderno, assim como a realização das actividades e experiências aí propostas.

Ficha Técnica

Texto: Rui Dilão

Revisão e Sugestões: Maurice Bazin, Elisa Figueira, Helena Fonseca, Carlos Rodrigues e equipa da Unidade Ciência Viva.

Comentários ao texto: Ana Teodoro, Dulce Marcelino, Suzana Andrade e Maria João Marujão.

Arranjo Gráfico: FPGB design

Edição Internet: Guache Mágico

Teste de actividades em escolas: E. S. Luísa de Gusmão (Lisboa), E. S. Rainha D. Amélia (Lisboa), E. S. José Régio (Vila do Conde) e EB2,3 D. Manuel I (Alcochete) e Colégio de Quiaios. Aos professores e alunos que colaboraram neste teste os nossos agradecimentos.

Agradecimentos: As figuras das páginas 2, 3 e 19 foram obtidas no arquivo fotográfico da NASA. As figuras do astrolábio, do sextante e da carta de 1502 foram cedidas pelo Museu da Marinha. Algumas das figuras da Terra foram cedidas por John Walker. O mapa da página 16 foi construído a partir dos dados 88-MGG-02, Digital Relief of the Surface of the Earth, NOAA, National Geographic Data Center, Boulder, Colorado, 1988. A estas entidades os nossos agradecimentos.