Água doce | Leituras

Início > Água doce > Leituras

Guia ilustrado dos Charcos Temporários Mediterrânicos da Costa Sudoeste

Carla Pinto-Cruz | 2018

Sinopse

O Programa LIFE é o instrumento de financiamento para o ambiente da União Europeia (UE). O objetivo geral do LIFE é contribuir para a implementação, atualização e desenvolvimento da política ambiental da UE e da legislação de Projetos-piloto ou de demonstração de valor acrescentado europeu. Em particular, o programa LIFE – Natureza e Biodiversidade cofinancia projetos que visam restaurar e conservar habitats naturais protegidos e proteger espécies de conservação prioritária na União Europeia.

A aventura de Sara, a pequena saramugo

Ricardo Silva e Paulo Alves | 2018

Sinopse

Este conto ilustrado foi elaborado no âmbito do Projeto LIFE-Natureza “Conservação do Saramugo (Anaecypris hispanica) na bacia do Guadiana (Portugal)” (LIFE13 NAT/PT/000786), mais conhecido por LIFE Saramugo, e que tem como principal objetivo a melhoria da situação populacional do saramugo, através da melhoria do seu habitat de ocorrência no país, para assegurar a conservação a longo prazo desta espécie e contribuir para a gestão da Rede Natura 2000.

Carta Europeia da Água

Conselho da Europa | 1968

Sinopse

No dia 6 de maio de 1968, em Estrasburgo, o Conselho da Europa proclamou a Carta Europeia da Água, com o intuito de resolver os grandes problemas associados à água que afetam a Humanidade, nomeadamente: o aumento das populações e consequente maior utilização, necessidade e contaminação dos recursos hídricos. Nesse sentido, a Carta Europeia da Água integra 12 princípios básicos para a gestão e proteção dos recursos hídricos.

Intervenções em linhas de água - Contribuição para uma solução mais sustentável

Luís Amorim | 2004

Sinopse

O trabalho publicado nesta coleção promove, em boa medida, um conjunto de técnicas e medidas que orientem as intervenções em linhas de água para soluções de proteção, recuperação ou valorização mais sustentáveis, de acordo com as opções da Estratégia Nacional da Conservação e da Biodiversidade.

Rios de Portugal: comunidades, processos e alterações

Maria João Feio e Verónica Ferreira | 2019

Sinopse

Este livro surge num contexto em que se reconhece a grande importância dos rios para a sociedade e em que há um intenso desenvolvimento científico e técnico sobre os ecossistemas aquáticos em Portugal. Em 17 capítulos da autoria de diversos investigadores portugueses pretendeu-se cobrir as várias áreas de investigação ligadas aos rios. Assim, este começa pelos aspetos físicos fundamentais dos rios: a hidrologia e a sedimentologia. Seguem-se oito capítulos dedicados aos organismos aquáticos: algas, fungos e bactérias, vegetação aquática e ribeirinha, invertebrados, peixes, anfíbios e répteis, mamíferos e aves. Os capítulos seguintes abordam as atividades antrópicas que causam fortes alterações na qualidade dos ecossistemas, a monitorização ecológica, e a restauração de setores degradados dos rios. O penúltimo capítulo diz respeito à última secção dos rios, antes do mar, os estuários. E finalmente o último capítulo aborda as fontes termominerais que estão também fortemente ligadas aos cursos de água.

Guia de Ornitologia do Baixo Guadiana

Associação Odiana - Associação Odiana | 2019

Sinopse

O Guia de Ornitologia do Baixo Guadiana é um produto e recurso desenvolvido no âmbito do projeto PROMOTURIS, desenvolvido pela Associação Odiana numa estratégia de promoção do Turismo de Natureza. É resultado da crescente importância do birdwatching para o mercado turístico do território, não apenas pelo seu potencial, mas pela relevância no que concerne ao combate à sazonalidade no território, confirmando o Baixo Guadiana como uma zona de turismo de natureza por excelência.

Descobrir o Rio e as Albufeiras

Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos | 2007

Sinopse

No 5.º livro da didática e divertida série juvenil "Descobrir…", passeamos ao longo de um rio com a Joana e o João, conhecendo novas paisagens com as suas específicas e abundantes fauna e flora. Uma verdadeira aventura ecológica!

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.

European Red List of Freshwater Fishes

Jörg Freyhof and Emma Brooks | 2011

Sinopse

A Lista Vermelha Europeia é uma revisão do estatuto de conservação de cerca de 6.000 espécies europeias (libélulas, borboletas, peixes de água doce, répteis, anfíbios, mamíferos e grupos selecionados de besouros, moluscos e plantas vasculares) de acordo com as diretrizes regionais da Lista Vermelha da IUCN. Aqui identificam-se as espécies ameaçadas de extinção em nível regional – para que ações de conservação apropriadas possam ser tomadas para melhorar seu status. Esta publicação da Lista Vermelha resume os resultados para todos os peixes e lampreias nativos europeus de água doce.

Descobrir as Ribeiras

Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos | 2005

Sinopse

Neste terceiro livro da Joana e do João, vamos afastar-nos do litoral e dos cheiros marítimos e avançar em direção ao interior ao longo de uma ribeira, onde nos aguardam outras paisagens e outras sensações.

Nesta terceira aventura ecológica, os autores levam-nos a conhecer a fauna e a flora particulares das ribeiras.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Manual de boas práticas para a conservação dos charcos temporários mediterrânicos

Nuno M. Pedroso, Erika Almeida e Carla Pinto-Cruz | 2018

Sinopse

Os Charcos Temporários Mediterrânicos são charcos com poucos centímetros de profundidade, isolados de corpos de água permanentes e não conectados a linhas de água. Chamam-se temporários porque passam por um ciclo periódico de inundação e seca, e têm uma flora e fauna características adaptadas a essa alternância.