Sazonalmente (quando as precipitações são mais intensas) os rios ultrapassam o seu leito normal e ocupam o leito de cheia, causando algumas consequências a nível da vegetação ripícola. Também nas zonas de vertente, os deslizamentos de massas ocorrem com maior frequência durante esse período. Sendo assim, de forma a auxiliarmos o rio e a paisagem a corrigir de forma natural estes efeitos, vamos realizar um workshop de entrançar material vegetal para reter materiais inertes em zonas de vertente.
O entrançado vivo é uma técnica de engenharia natural que combina a tecnologia com a biologia, usando plantas e comunidades de plantas para ajudar a proteger os usos do solo e infraestruturas. Esta técnica contribuiu para o desenvolvimento da paisagem, em particular no domínio da estabilidade de taludes e controle de erosão, que procura uma solução natural.
Normalmente, as plantas e partes de plantas são utilizadas como materiais de construção vivos, de tal forma que, através do seu desenvolvimento em combinação com o solo e rocha, asseguram uma contribuição significativa para a proteção, a longo prazo, contra todas as formas de erosão. Na fase inicial, muitas vezes têm de ser combinadas com materiais inertes de construção, o que pode, em alguns casos, garantir mais ou menos temporariamente a maioria das funções de suporte.
Esta técnica consiste em entrelaçamento de hastes de espécies lenhosas com capacidade de propagação vegetativa em torno de estacas de madeira. Uma estabilização rápida é obtida
até 25-30 cm de profundidade e existe contenção imediata do material. É uma técnica adaptável à morfologia da encosta. A estabilização é imediata para as camadas superficiais do solo, e há uma melhoria quando as hastes têm raízes, mesmo se o enraizamento é modesto em comparação com a quantidade de material utilizado.
Esta ação decorre na área protegida PAVC
Itinerário: Museu do Côa- Canada do Inferno- Museu do Côa
Duração: 1.30 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza
Idade Minima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Ponto de encontro: Museu do Côa Hora: 09:30
Meio de Transporte: A pé, Carro
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Direção (VN Foz Côa-Figueira de Castelo Rodrigo- Ponte do Côa (embarcação)- desvio)
Coordenadas GPS: 41.07990975, -7.1121275652562
Localidade: Canada do Inferno (Vila Nova de Foz côa)
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Ação Acessivel
Data:
25-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem