Vem descobrir a importância da alfarrobeira, amendoeira, figueira e oliveira na paisagem e no tecido sócio-económico do Algarve. Figueiras, amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras constituem o tradicional pomar de sequeiro que se assume como elemento identificador da paisagem cultural algarvia. Na sua complexa simplicidade, e adaptado às condições de solo e clima do Barrocal algarvio, o pomar de sequeiro garantiu durante séculos a valorização da paisagem e dos recursos naturais e assegurou o sustento das famílias que dele se ocupavam
Vamos ao longo de um percurso na várzea de Cacela Velha, e através de um jogo, conhecer as árvores que caracterizam o pomar de sequeiro, os seus frutos, sua conservação, utilizações e importância histórica na economia da região.
No final teremos oportunidade de conhecer e degustar alguns produtos do pomar de sequeiro. Atividade realizada em colaboração com o CIIP Cacela.
Itinerário: Cacela Velha
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza
Idade Minima: 5 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Entidade Parceira: CIIP Cacela
Ponto de encontro: Várzea de Cacela Velha Hora: 17:15
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Seguir pela estrada N125 até chegar a Cacela Velha. Uma vez em Cacela Velha, seguir até à Igreja Matriz de Cacela Velha.
Coordenadas GPS: 37.156742665054, -7.5457833947448
Localidade: Cacela Velha
Concelho: VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
13-09-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem