Prémios Ciência Viva

Os Prémios Ciência Viva são atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica em Portugal.

"São os Prémios Ciência Viva, sempre em novembro, a brilharem em Portugal, neste mês da ciência, do conhecimento e do reconhecimento."
Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva

"Compete a todos nós, e em especial às organizações de cultura científica, apoiar e celebrar este esforço, os seus resultados e o exemplo que inspiram. Os Prémios Ciência Viva representam o reconhecimento público deste mérito extraordinário."
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior



Cerimónia de Entrega dos Prémios Ciência Viva 2020


Evento já realizado


27 novembro 2020 · Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Reveja a Cerimónia



Edição 2020


GRANDE PRÉMIO CIÊNCIA VIVA 2020

Alexandre Quintanilha


O Grande Prémio Ciência Viva 2020 distingue Alexandre Quintanilha pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da biofísica e fisiologia celular. A defesa da tomada de decisões baseadas no conhecimento tem caracterizado a sua participação em debates públicos e na comunicação social.
Ver Bio Completa


PRÉMIO CIÊNCIA VIVA EDUCAÇÃO 2020

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos


O Prémio Ciência Viva Educação 2020 distingue o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos por promover de forma lúdica a concentração e o raciocínio lógico, essenciais para a aprendizagem da Matemática, e pelos seus esforços de inclusão social, visíveis na criação de uma categoria para alunos cegos e amblíopes.
Esta iniciativa é organizada conjuntamente pela Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação de Professores de Matemática.
Ver Bio Completa


PRÉMIO CIÊNCIA VIVA MEDIA 2020

2'Minutos para Mudar de Vida


O Prémio Ciência Viva Media 2020 distingue a campanha de educação para a saúde 2' Minutos para Mudar de Vida, da autoria da Unidade de Prevenção de Cancro do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo. Pela primeira vez um programa sobre saúde foi exibido em horário nobre no canal 1 da estação pública de televisão, promovendo a partilha de informação e desafiando o espetador a refletir sobre os seus comportamentos e a ousar a mudança.
Ver Bio Completa