Pesquisa

POR DIA

Eventos

Páginas de Ciência
Data Início: 16-11-2020 08:30
Data Fim: 30-11-2020 18:00
Entidade Responsável: Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas João de Deus e Biblioteca Municipal de Faro
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Descrição: "Páginas de Ciência propõe que leias um livro de divulgação científica e que o apresentes num vídeo com o máximo de 4 minutos. Na tua Biblioteca Escolar ou na Biblioteca Municipal, junto ao Jardim da Alameda, da geografia à matemática, das plantas ao espaço, de certeza que vais encontrar um livro que te vai dar a conhecer novos mundos e o prazer da descoberta. Esta iniciativa é uma parceria do nosso Clube de Ciência Viva na Escola e da Biblioteca Municipal de Faro. A Biblioteca Escolar da Escola Secundária João de Deus e a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Pinheiro e Rosa também aderiram a esta iniciativa. Este desafio, para ser completado ao longo do ano letivo 2020/2021, é lançado em novembro para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia 2020 promovida pelo Programa Ciência Viva."
Local:
Palavras-Chave ciência, leitura, livros, literatura
Observações: https://aejdfaro.pt/paginas-de-ciencia/
 
Mês Europeu da Cibersegurança
Data Início: 16-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Gondifelso
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos do 2º e 3º ciclo
Descrição: "Este evento decorreu no dia 16 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, enquadrando-se no Mês Europeu da Cibersegurança. O objetivo das atividades realizadas foi facultar informações atualizadas sobre a segurança digital através da educação e da partilha de boas práticas., incentivando os alunos a «pensar antes clicar». Fforam afixados e disponibilizados vários recursos pela escola e pelos locais mais frequentados pelos alunos de modo a dinamizar e publicitar o tema. Entre estes recursos destacam-se cartazes, tiras de banda desenhada, panfletos de jogos que poderão instalar e jogar no telemóvel (App Pisca Mega Quiz) e passagem de vídeos alusivos ao tema. Os alunos do 9.º 2 preparam uma palestra para apresentar aos alunos dos 5.º anos, assim como alguns jogos virtuais sobre o tema. Durante o dia foram abordados diferentes temas em matéria de cibersegurança, para ajudar os alunos a identificarem ciberameaças e a estarem preparados para as mesmas. O evento procurou incentivar os alunos a estarem mais alerta para as fraudes online, quando acedem à internet e informar sobre a segurança da informação. Pretendeu-se sensibilizar para relevância da privacidade eletrónica, proteção dos dados pessoais, o ciberassédio e a ciberperseguição. Em suma, esta atividade visou promover a importância da ciber-higiene e o estabelecimento de boas práticas na Internet."
Local: Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Palavras-Chave Cibersegurança, Mês Europeu da Cibersegurança, Segurança Digital, ciberameaças, ciberassédio, ceberperseguição, literacia digital, tecnologia, ameaças tecnológicas, mundo virtual
 
Sessão online "Neurociências, Metabolismo, Biotecnologia" - Semana C&T 2020
Data Início: 19-11-2020 16:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Pombal
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos de Biologia e Geologia do 10º e 11º anos
Descrição: Observação e posterior avaliação de vídeos, produzidos pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), acerca do trabalho dos investigadores, dentro das três áreas de conhecimento Neurociências, Metabolismo e Biotecnologia. Os vídeos encontram-se divididos em duas rúbricas principais: Selfie Science (esclarecimento de um projeto de investigação, de modo esquemático, em 3-4 minutos) e ASK Researchers (entrevista feita a investigadores com questões colocadas por parte da sociedade). A avaliação do vídeo é feita pelos alunos e consiste na utilização de uma plataforma online de modo a avaliar se os conhecimentos são eficientemente transmitidos pelo vídeo.
Local: Sala de aula da Escola Secundária de Pombal
Método de inscrição: Doodle - CNC-UC
Palavras-Chave Observação e posterior avaliação de vídeos, produzidos pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), acerca do trabalho dos investigadores, dentro das três áreas de conhecimento Neurociências, Metabolismo e Biotecnologia. Os vídeos encontram-se divididos em duas rúbricas principais: Selfie Science (esclarecimento de um projeto de investigação, de modo esquemático, em 3-4 minutos) e ASK Researchers (entrevista feita a investigadores com questões colocadas por parte da sociedade). A avaliação do vídeo é feita pelos alunos e consiste na utilização de uma plataforma online de modo a avaliar se os conhecimentos são eficientemente transmitidos pelo vídeo.
 
X Congresso Jovens Investigadores em Geociências
Data Início: 20-11-2020 09:00
Data Fim: 20-11-2020 09:00
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Ensino Universitário / Investigadores
Descrição: O Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado sob a égide do Centro Ciência Viva de Estremoz e do Instituto de Ciências da Terra, teve a sua primeira edição em 2011. Na sua origem, este encontro tinha como principal foco a apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens investigadores na área das Ciências da Terra, possibilitando não só a partilha dos novos dados obtidos mas também a discussão dos mesmos com os pares.
Local: Centro Ciência Viva de Estremz
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Palestras/Conferências
 
Encontro com o Cientista
Data Início: 20-11-2020 09:00
Data Fim: 20-11-2020 10:30
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Bragança
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos de 4.º ano.
Descrição: Palestra com curiosidades científicas/tecnológicas na área da optimização e programação em saúde, exploradas pela investigadora Inês Sena com uma turma de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Local: Centro Ciência Viva de Bragança
Palavras-Chave Palestra, Programação, Optimização, Saúde, CeDRI, IPB,
Observações: Vagas esgotadas.
 
Insetos amigos ou pragas para o Património Cultural
Data Início: 20-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Departamento de Conservação e Restauro (FCT-NOVA) e VICARTE
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todas as idades
Descrição: Um quizz online (15 minutos) cujo objectivo é dar a conhecer ao público em geral os diversos insetos que são pragas para o património cultural e outros que não o são. Para as respostas corretas há uma pequena descrição sobre os insetos em causa e no caso dos insetos que podem ser pragas para o património cultural existem ainda vídeos e links, para saber mais sobre esses insetos. Seguindo o link enviado, podem estar várias pessoas a jogar em simultâneo e a mesma pessoa poderá jogar várias vezes.
Local:
Palavras-Chave Insetos, Património Cultural, Quizz
 
Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2020
Data Início: 20-11-2020 10:05
Data Fim: 27-11-2020 18:30
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Descrição: Este evento tem como objetivo assinalar de forma marcante a Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos no nosso agrupamento. A iniciativa terá início com a projeção de um PowerPoint no átrio da escola, contendo indicações sobre todas as atividades a desenrolar ao longo da semana. Desta forma, os alunos saberão antecipadamente o que se irá passar, ao mesmo tempo que se inicia a sua sensibilização para o tema. Paralelamente a isso, em cada dia da semana (de 22 a 26 de novembro) haverá lugar à publicação de um vídeo no blogue do Clube Europeu AEG, com ligação à página Web do Agrupamento. Os vídeos foram elaborados pelos alunos com recurso à ferramenta Flipgrid e incidem sobre várias temáticas relaconadas com a prevenção dos resíduos. Na página do blogue do Clube Europeu AEG poder-se-á ainda encontrar um Kahoot construído pelos alunos sobre o desperdício alimentar. Esse Kahoot ficará disponível para quem o quiser jogar (dentro ou fora da escola) e será partilhado com o professor de Geografia, os diretores de turma e professores titulares do 1.º Ciclo para que, caso assim o entendam, abordem o tema nas sessões de Cidadania ou nas aulas de Estudo do Meio.. Será ainda usado em contexto de sala de aula um jogo de tabuleiro sobre a prevenção dos resíduos. Esse jogo não foi criado por nós, encontrando-se disponibilizado na página oficial da iniciativa SEPR em https://ewwr.eu/. Ao longo da semana, haverá ainda a transmissão de podcasts pela Rádio Mais (rádio do nosso agrupamento). Esses podcasts abordam a temática da prevenção dos resíduos. Esta semana de intensa atividade foi promovida/dinamizada pelo Clube Eco-escolas e pelo Clube Europeu AEG.
Local: Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Palavras-Chave Resíduos, Prevenção, Desperdício, Ambiente, Kahoot, Ecologia, Podcasts, Vídeos, Jogos de Tabuleiro, Semana da Prevenção dos Resíduos, Clube Europeu AEG, Eco-escolas, Flipgrid
 
Comemoração online do CEBAL na Semana C&T 2020
Data Início: 22-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo - CEBAL
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público com interesse em ciência, profissionais da área, estudantes, professores
Descrição: Este ano devido à situação de Pandemia, e não sendo possível abrir fisicamente as portas dos nossos laboratórios, levamos o trabalho do CEBAL, por via de pequenos vídeos online, até à comunidade. Cada linha de investigação do CEBAL fará uma partilha de um vídeo de apresentação, explicação dos principais trabalhos desenvolvidos e qual o impacto das investigações na comunidade e região, complementando com gravações elucidativas do trabalho prático realizado em laboratório. Os vídeos vão ser disponibilizados diariamente, ao longo da semana, no facebook do CEBAL.
Local: Facebook do CEBAL: https://www.facebook.com/CEBAL-203027193065882
Palavras-Chave Biotecnologia, vídeo, facebook, divulgação científica, Baixo Alentejo, inovação
 
Monforte da Beira na Idade do Ferro - Visita virtual
Data Início: 23-11-2020 00:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público em geral
Descrição: Propomos uma visita virtual a um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, o Complexo Mineiro de Monforte da Beira. A Aplicação Multimédia Monforte da Beira na Idade do Ferro apresenta reconstituições 3D das várias fases da exploração mineira em cavidades subterrâneas. Este tipo de exploração ocorreu em minas proto-históricas como a Cova da Moura do Barbaído, Buraca da Faiopa, Buraca da Moura de Chão de Galego, Vieiros de Salvador ou Monforte da Beira, geossítios do Geopark Naturtejo (requer o Adobe Flash player instalado)
Local: Acessível em: https://www.naturtejo.com/apps/monforte-beira-idade-ferro/
Palavras-Chave visita virtual, exploração mineira, Idade do Ferro
Observações: Sendo uma ferramenta online a Data de Início não se aplica
 
Visita Virtual às Minas de Segura
Data Início: 23-11-2020 00:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público em geral
Descrição: "Sugere-se uma visita virtual ao antigo Complexo Mineiro de Segura, no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO. A aplicação multimédia E-Minas, oferece ao utilizador uma experiência 3D que permite uma visita virtual a uma antiga mina onde se explorou volfrâmio, estanho, chumbo e bário. Através desta galeria mineira subterrânea, actualmente abandonada, entravam homens e máquinas e eram retirados os minérios e as rochas estéreis extraídas resultantes do aprofundamento das galerias, por meio de vagonetas (requer o Adobe Flash player instalado) "
Local: Acessível em: https://www.naturtejo.com/apps/visita-virtual-minas-segura/home.swf
Palavras-Chave visita virtual, galeria mineira
 
O cão de Muge - Um amigo pré-histórico
Data Início: 23-11-2020 00:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: LNEG/Museu Geológico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: "Apresentação de vídeo sobre o cão de Muge. O seu esqueleto, o mais antigo quase completo de que há registo na Península Ibérica, foi encontrado por geólogos da Comissão Geológica no final do século XIX, numa das jazidas dos Concheiros de Muge (Cova da Onça), no concelho de Salvaterra de Magos. Guardado durante dezenas de anos nas coleções do Museu Geológico do LNEG, foi redescoberto já no sec. XXI e o seu estudo detalhado, com as mais avançadas tecnologias ao dispor, permitiram a interpretação da sua vida e morte."
Local: https://www.lneg.pt/event/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2020/
Palavras-Chave "Museu Geológico, geologia, paleontologia, estratigrafia, arqueologia, fósseis, minerais, rochas."
 
Museu Geológico de Portugal
Data Início: 23-11-2020 00:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: LNEG/Museu Geológico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: Apresentação de uma visita guiada, pela mão do Professor Miguel Ramalho, ao Museu Geológico. Museu de referência, integrado no LNEG, que alberga algumas das páginas da história da Terra e de Portugal.
Local: https://www.lneg.pt/event/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2020/
Palavras-Chave "Museu Geológico, geologia, paleontologia, estratigrafia, arqueologia, fósseis, minerais, rochas."
 
Visita Guiada ao Museu Geológico
Data Início: 23-11-2020 00:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: LNEG/Museu Geológico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: Visita ao Museu Geológico do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, no episódio da série “Vista Guiada” da RTP em que Paula Moura Pinheiro entrevista o Professor Miguel Magalhães Ramalho, dando a conhecer a história e as coleções deste museu centenário, considerado por especialistas o museu dos museus.
Local: https://www.lneg.pt/event/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2020/
Palavras-Chave "Museu Geológico, geologia, paleontologia, estratigrafia, arqueologia, fósseis, minerais, rochas."
 
Semana da Cultura Científica
Data Início: 23-11-2020 08:20
Data Fim: 23-11-2020 18:10
Entidade Responsável: Escola Secundária Filipa de Vilhena
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos da Escola Secundária Filipa de Vilhena
Descrição: Conjunto de palestras em sala de aula proferidas por cientistas de diversas instituições científicas do Porto para todas as turmas da Escola
Local: Escola Secundária Filipa de Vilhena Porto
Palavras-Chave Palestras em Sala de Aula, Ciência, Ambiente, Saúde, História, Economia, Arte,...
 
Semana da Ciência e Tecnologia 2020
Data Início: 23-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior - Viana do Castelo
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Comunidade educativa
Descrição: Várias atividades que decorrem durante a semana: Congresso, de 25; Exposições; Conferência; Worshops; Concurso
Local: Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior - Viana do Castelo
Palavras-Chave Viana do Castelo, algas, concurso, congresso, exposições, workshop, conferência
 
Exposição: Cientistas - construtores do conhecimento
Data Início: 23-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Externato de Penafirme - Clube Ciência Viva
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Comunidade Educativa do Externato de Penafirme
Descrição: "Esta exposição mostra o trabalho efetuado nos projetos interdisciplinares de 2 turmas do 10º ano, em que estão expostas biografias de cientistas, desde o séc. XVII ao séc. XX, bem como biografias de cientistas portugueses a trabalhar no estrangeiro. Pretendeu-se perceber que a Ciência se vai construindo ao longo do tempo e com o contributo de muitos."
Local: Salão E do Externato de Penafirme- Torres Vedras
Palavras-Chave Exposição, Ciência, Cientistas, Conhecimento,
 
Do Ciclo das Rocha à Tectónica de Placas
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes do Ensino Secundário
Descrição: Normalmente o Ciclo da Rochas e o Ciclo Tectónico aparecem como dois processos independentes. Nesta conferência interactiva utilizando a simulação análoga em prensas de areia, é possível perceber como os processos existentes nas zonas de subducção levam à formação de Cadeias de Montanha pelo espessamento das sequências de sedimentos marinhos existentes nas margens dos continentes.
Local: Agrupamento de Escolas do Fundão
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Palestras/Conferências
 
Ver a Terra com a Química; da tabela periódica aos minerais e à idade da Terra
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 3º Ciclo do Esino Básico (9º ano)
Descrição: A tabela periódica é uma forma extremamente poderosa de ordenar os elementos químicos que constituem o Universo que conhecemos. A sua enorme utilidade vem de que através da posição dos elementos na tabela, podemos prever e compreender as propriedades dos materiais formados por esses elementos. Esta é uma forma alternativa (e extremamente enriquecedora) de olhar para os minerais e, a partir daí perceber melhor o funcionamento do nosso planeta: • Dos átomos à tabela periódica e… às ligações químicas; • Do silício e oxigénio aos minerais silicatados e… às séries de reação de Bowen; • Dos átomos aos isótopos e… à datação absoluta das rochas.
Local: Agrupamento de Escolas do Fundão
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
À caça do fóssil mais antigo da Terra
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Jovens entre os 13 e os 16 anos
Descrição: Atividade interativa de caráter lúdico
Local: https://www.thinglink.com/scene/1318998989772685315
Palavras-Chave Fóssil, Fossilização, Paleontólogo
 
Ciência é Ficção
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: 23-11-2020 10:00
Entidade Responsável: maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Jovens e adultos
Descrição: O maat disponibiliza no seu canal de youtube a gravação das sessões Ciência é Ficção. Ao longo de 5 meses o museu propõs várias conversas com cientistas, matemáticos, engenheiros, médicos, artistas e outros especialistas. Estas sessões visam reduzir o gap entre a ciência (muitas vezes complexa e codificada) e a sociedade em geral. Os oradores são convidados a abordar temas complexos com uma linguagem clara, mas não redutora. > A CIÊNCIA DOS PSICADÉLICOS com Pedro Teixeira https://www.youtube.com/watch?v=Vq-M7k6IlPo&t=2339s > DESIGNING SYSTEMS CHANGE com Leyla Acaroglu https://www.youtube.com/watch?v=q7-15VbxbUg&t=129s > FICÇÃO CIÊNCIA FICÇÃO CIÊNCIA FICÇÃO com Sheldon Brown https://www.youtube.com/watch?v=bSTiYSEFHZk&t=974s
Local: Youtube : https://www.youtube.com/c/maat-museumofartarchitectureandtechnology/featured
Palavras-Chave ciência, youtube, psicadélicos, espaço, inteligência artificial, exploração espacial, humanidade, evolução, ambiente, sustentabilidade, economia circular
 
Saber+ Ciência- Da literatura infantil à atividade experimental
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: EB Santa Marta do Pinhal
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: JI e 1°ciclo - EB Santa Marta do Pinhal
Descrição: Saber+ Ciência- Da literatura infantil à atividade experimental
Local: EB Santa Marta do Pinhal
Método de inscrição: Plano e calendarização realizada na escola (15 turmas)
Palavras-Chave Biodiversidade, Aprender lá fora, literatura infantil
Observações: O tempo de duração das atividades varia de turma para turma.
 
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Rio Tinto 3 - ESRT
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos do 1ºC ao Secundário
Descrição: "A iniciativa terá início com a campanha de sensibilização onde, na televisão do átrio da escola, estará a passar em contínuo um filme de sensibilização para os resíduos invisíveis, desta forma, pretende-se consciencializar a comunidade escolar para a enorme quantidade de desperdícios que todos nós geramos através de resíduos invisíveis. Para além desta campanha, realizar-se-ão os workshops “Produção de sabão com óleos usados” e ”Será que a água é suficiente para lavar as mãos?”. Pretende-se fazer a manutenção da horta sem pesticidas e aplicar, ao 1º ciclo, um jogo educativo produzido por alunos do 12º ano: “ Os resíduos escondidos em…”. Estas atividades são dinamizadas em parceria pelo Eco-escolas e Clube Ciência Viva da ESRT. "
Local:
Palavras-Chave Resíduos; Jogo educativo; workshops
 
Exposição “Plant Lab Sketching",
Data Início: 23-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Município de Oeiras
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos Ensino Secundário
Descrição: "Na semana da Ciência e Tecnologia, as instituições de ciência de Oeiras desenvolvem atividades com as Escolas. Durante a semana, os cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência irão fazer videoconferências com estudantes do Ensino Secundário e falar sobre o que é ser cientista e os projetos em que estão a trabalhar. A exposição “Plant Lab Sketching"", do ITQB NOVA, será exposta na escola de São Bruno (Caxias) durante o mês de novembro. Serão também realizadas visitas dos investigadores à escola no âmbito da exposição. Os investigadores desenvolverão também atividades noutras escolas de Oeiras, associadas aos seus Clubes de Ciência. Os investigadores serão ainda desafiados a realizar sessões online ou presenciais que serão oferecidas para marcação nas escolas através da plataforma Oeiras Educa. Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/ | https://www.itqb.unl.pt/events/art-science-exhibition "
Local: Online
Palavras-Chave Exposição; plantas; arte;
 
XVII Feira dos Minerais Rochas e Fósseis
Data Início: 23-11-2020 09:10
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: AESO - Escola Básica António Gedeão
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 5.º ao 9.º ano; Professores; Funcionários
Descrição: "O Professor Doutor Galopim de Carvalho é o Patrono da Sala dos Alunos da Escola António Gedeão. Assim, a escola desenvolve trabalhos das Ciências Geológicas como a anual exposição de Minerais, Rochas e Fósseis, patente na rampa de entrada. Nesta semana, em sala de aula trabalha-se a Geologia com os objetivos de: Reconhecer a existência de uma grande diversidade de rochas/ minerais; Reconhecer as atividades humanas relacionadas com a utilização dos recursos geológicos; Reconhecer a importância da utilização das rochas. "
Local: AESO - Escola Básica António Gedeão
Método de inscrição: Os professores de Ciências Naturais inscreveram as suas turmas.
Palavras-Chave minerais, rochas, fósseis, recursos geológicos
Observações: Na semana de 23 a 27 de novembro, numa aula de Ciências Naturais, os alunos serão envolvidos em atividades no âmbito das Ciências Geológicas.
 
Vem conhecer a composição do teu corpo
Data Início: 23-11-2020 09:30
Data Fim: 23-11-2020 13:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 12º Ano ou nível superior
Descrição: No início desta atividade será realizado um pequeno enquadramento teórico sobre os princípios da avaliação da composição corporal e sobre os equipamentos de antropometria (balança, estadiómetro, fita métrica, lipocalibrador e balança de bioimpedância). Componente prática: os participantes irão calcular o seu índice de massa corporal e assim identificar o seu estado nutricional.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82379863902?pwd=VzNCejNkUjZ1aWdkSk41ZndmT0wwdz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave IMC, nutrição, antropometria, composição corporal
Observações: Dinamizadores da atividade: Carla Gonçalves e Margarida Liz
 
Exposição "Micróbios marinhos :porque precisamos deles?"
Data Início: 23-11-2020 09:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: geral
Descrição: A Exposição “Micróbios marinhos: porque precisamos deles?” pretende sensibilizar a população para a importância dos micróbios. Ainda, que muitas vezes associados a situação de doença, os micróbios podem conferir imensos benefícios, com vários milhares de espécies vivendo em estreita associação com o ser humano (p.ex. microbiota intestinal). Visita livre à exposição no exterior do Centro Ciência Viva de Braga.
Local: Centro Ciência Viva de Braga (Rua Maria Delfina Gomes nº4 4710-054 Gualtar - BRAGA)
Palavras-Chave micróbios, mar, exposição, biotecnologia
Observações: Uso de máscara obrigatório
 
Exposição Matemática Jogos do Mundo
Data Início: 23-11-2020 09:30
Data Fim: 23-11-2020 10:20
Entidade Responsável: Escola D. António de Ataíde
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo da escola
Descrição: A exposição da Associação de Professores de Matemática vai estar exposta na Biblioteca Escolar onde todos os alunos vão poder ver e jogar 30 jogos de tabuleiro que existem, há séculos ou mesmo milénios, oriundos de diversos povos e culturas de todos os continentes.
Local: Escola D. António de Ataíde
Palavras-Chave exposição jogos do mundo; jogos matemáticos
 
5 minutos de Ciência
Data Início: 23-11-2020 09:50
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Rio Tinto 3 - ESRT
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos, com a participação de respetivos professores, do 3º ciclo e secundário
Descrição: Alunos de uma turma do 12º ano, prepararam 5 desafios de diferentes áreas da Ciência (Química, Física, Biologia, Geologia e Geografia, Matemática e Informática) que são diariamente lançados, uma área por dia, nas turmas de alunos do 7º ao 12º ano.
Local: Salas de aula da ESRT e EBFMSI
Palavras-Chave 5 minutos
 
O omnipresente microcontrolador
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: 23-11-2020 11:00
Entidade Responsável: Universidade Lusíada-Norte, VNFamalicão/Faculdade de Engenharias e Tecnologias
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: alunos do ensino secundáriao
Descrição: Apresentação da placa de desenvolvimento Easy8051 v6 da MikroElektronika, seguida de exemplos simples, mas práticos, de controlo de aplicações com microcontrolador.
Local: Universidade Lusíada - Norte, VN Famalicão
Método de inscrição: lilianasilva@fam.ulusiada.pt
Palavras-Chave Engenharia, Eletrónica, Ciência, webinar
 
Espiões do Espaço
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Geral e Público Escolar
Descrição: Mais de sessenta anos após o lançamento do primeiro satélite feito pelo Homem, não há dúvida que a Tecnologia envolvida impactou a vida no Planeta Terra. Atualmente, não se pode imaginar a vida sem satélites. Nesta atividade, com o Centro CV de Vila do Conde, podes construir modelos de satélites e conhecer algumas das suas curiosidades.
Local: Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Escolas
Método de inscrição: Telefone: 252633383 ou E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt
Palavras-Chave Ciência, Tecnologia, Sociedade, Cientista, Investigação Científica, Raciocínio Científico, FCUP, Física, Astronomia
Observações: "Medidas de prevenção e segurança em tempos de covid-19 O CCVVC é um espaço seguro! O CCVVC vai às escolas com segurança! "
 
Máquina Humana
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Geral e Público Escolar
Descrição: Os músculos encontram-se por debaixo da pele e são responsáveis, juntamente com os ossos e as articulações, pelos movimentos do corpo humano. Muitas das máquinas simples utilizadas no dia a dia são inspiradas na forma como o nosso corpo funciona. Nesta atividade, com o Centro CV de Vila do Conde, podes construir um "braço mecânico" para explorar o seu funcionamento e conhecer curiosidades de alavancas do corpo humano.
Local: Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Escolas
Método de inscrição: Telefone: 252633383 ou E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt
Palavras-Chave Ciência, Tecnologia, Sociedade, Cientista, Investigação Científica, Raciocínio Científico, FCUP, Física, Astronomia
Observações: "Medidas de prevenção e segurança em tempos de covid-19 O CCVVC é um espaço seguro! O CCVVC vai às escolas com segurança! "
 
A Shamir está no Centro com Tecnologia BLUE-ZERO!
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Geral e Público Escolar
Descrição: Os hábitos digitais promovem exposição ocular à luz artificial que possui alta componente de luz AEV (luz visível de alta energia), vulgarmente conhecida por luz azul. Esta luz, presente em smartphones, tablets, computadores, TV, semáforos, lâmpadas LED e outros, contribui para o envelhecimento precoce do olho e pode causar danos irreversíveis à visão. Nesta atividade, podes conhecer tecnologia que protege os olhos durante as diversões online.
Local: Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Escolas
Método de inscrição: Telefone: 252633383 ou E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt
Palavras-Chave Ciência, Tecnologia, Sociedade, Cientista, Investigação Científica, Raciocínio Científico, FCUP, Física, Astronomia
Observações: "Medidas de prevenção e segurança em tempos de covid-19 O CCVVC é um espaço seguro! O CCVVC vai às escolas com segurança! "
 
A Shamir vai à Escola com Tecnologias Revolucionárias!
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Geral e Público Escolar
Descrição: Com laboratório em Vila do Conde, a líder mundial em designs de lentes desportivas e parceiro oficial da Federação Portuguesa do desporto Eletrónico, desenvolveu e patenteou inovadoras tecnologias aplicadas em ótica. A visão não tem vidas extras e, por isso, a Shamir demonstra nas escolas como usa a tecnologia no bloqueio da percentagem de luz azul nociva, para proteger os olhos durante as diversões online.
Local: Escolas
Método de inscrição: Telefone: 252633383 ou E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt
Palavras-Chave Ciência, Tecnologia, Sociedade, Cientista, Investigação Científica, Raciocínio Científico, FCUP, Física, Astronomia
Observações: "Medidas de prevenção e segurança em tempos de covid-19 O CCVVC é um espaço seguro! O CCVVC vai às escolas com segurança! "
 
Tabela Periódica e minerais
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas do fundão
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 9.º ano
Descrição: Atividade do CCV Estremoz para alunos do 9.º ano "da Tabela Periódica aos minerais e à idade da Terra"
Local: Agrupamento de Escolas do Fundão
Método de inscrição: Inscrição pelos professores
Palavras-Chave Tabela Periódica; minerais; idade da Terra
Observações: Evento exclusivos para os alunos do 9.º ano do Agrupamento de escolas do Fundão
 
Sabes como um satélite vê a Terra?
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: INESC-ID
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: a partir dos 6 anos
Descrição: O evento a apresentar é quiz sobre imagens de satélite e está disponível aqui: https://ver-a-terra.inesc-id.pt/
Local: https://ver-a-terra.inesc-id.pt/
Palavras-Chave Satélite, Terra, Tecnologia, Quiz
Observações: A data de início e fim do evento que colocámos é meramente exemplificativa, tendo sido preenchida a questão visto ser obrigatória para concluir o questionário. O quiz poderá ser prenchido em qualquer dia e hora, no decorrer do evento. Qualquer dúvida poderá ser questionada por email, para o endereço info@inesc-id.pt
 
Agentes Inteligentes e Emocionais para o Teste de Jogos e Simulações
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: INESC-ID
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: A partir dos 6 anos
Descrição: O evento a apresentar é um vídeo de demonstração do projeto de investigação iv4XR . Neste vídeo é analisado o estado emocional de um agente, chamado Frederico, enquanto este tenta encontrar uma cadeira em diferentes labirintos. O objetivo da demonstração é exemplificar como agentes dotados com inteligência artificial e um modelo emocional podem ser usados para testar diferentes mapas de um jogo.
Local: O vídeo está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UOdwZX2h11o&feature=youtu.be
Palavras-Chave Tecnologia, Inteligência Artifícial, Vídeo
Observações: A data de início e fim do evento que colocámos é meramente exemplificativa, tendo sido preenchida visto ser uma questão obrigatória para concluir o questionário. O vídeo poderá ser visualizado em qualquer dia e hora, no decorrer do evento. Qualquer dúvida poderá ser questionada por email, para o endereço info@inesc-id.pt
 
Criação de Música a partir de Sons Abientes - Uma Abordagem da Criatividade Computacional
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: INESC-ID
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: A data de início e fim do evento que colocámos é meramente exemplificativa. O vídeo poderá ser assistido em qualquer dia e hora, no decorrer do evento. Qualquer dúvida poderá ser questionada por email, para o endereço info@inesc-id.pt
Descrição: O evento é um vídeo demonstrativo, onde é apresentado um sistema que cria música electroacústica inspirada em sons ambientes/ocasionais. O sistema funciona fazendo uma série de transformações sobre os sons que servem de inspiração, guiando-se com auxílio a algoritmos evolutivos. Para além das composições, o sistema também produz instrumentos virtuais que podem ser utilizados em composições humanas.
Local: O evento é um vídeo, que se encontra disponível aqui: https://youtu.be/QnneYzMb9XI
Palavras-Chave Música, sons ambientes, tecnologia, vídeo
 
Family Lab – Explorar Ciência em Família
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Famílias
Descrição: Family Lab é o novo espaço do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra desenhado para receber atividades de exploração de ciência para toda a família com diferentes temáticas ao longo do ano! Neste momento os visitantes têm disponível uma oficina STEAM de construções com peças K’Nex®.
Local: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Palavras-Chave K’Nex, Exploratório, Ciência
 
Pedalada de Ciência
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Famílias, jovens, adultos com e sem crianças
Descrição: "Fazer a ciência sair à rua e, numa PEDALADA DE CIÊNCIA, partir à descoberta do Parque Verde do Mondego! Árvores de porte magnífico - uma nogueira, um sobreiro, um eucalipto -, e animais que cruzam o nosso caminho - melros, guarda-rios, borboletas que desafiam a paleta de cores de qualquer pintor -, pontes, edifícios e até um urso! Tanto que há para descobrir e explorar neste extraordinário espaço verde à beira rio. O desafio é para todos, famílias, jovens, adultos com e sem crianças. E os exploradores podem deslocar-se de bicicleta ou, simplesmente, caminhar ao longo do Parque Verde e pelas margens do rio. A proposta é do Exploratório, em parceria com o Município de Coimbra e com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, mas o desafio é para quem quiser saber mais sobre a biodiversidade que nos rodeia, aliando o conhecimento ao bem-estar e à qualidade de vida na cidade."
Local: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra e Parque Verde do Mondego
Palavras-Chave "Fazer a ciência sair à rua e, numa PEDALADA DE CIÊNCIA, partir à descoberta do Parque Verde do Mondego! Árvores de porte magnífico - uma nogueira, um sobreiro, um eucalipto -, e animais que cruzam o nosso caminho - melros, guarda-rios, borboletas que desafiam a paleta de cores de qualquer pintor -, pontes, edifícios e até um urso! Tanto que há para descobrir e explorar neste extraordinário espaço verde à beira rio. O desafio é para todos, famílias, jovens, adultos com e sem crianças. E os exploradores podem deslocar-se de bicicleta ou, simplesmente, caminhar ao longo do Parque Verde e pelas margens do rio. A proposta é do Exploratório, em parceria com o Município de Coimbra e com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, mas o desafio é para quem quiser saber mais sobre a biodiversidade que nos rodeia, aliando o conhecimento ao bem-estar e à qualidade de vida na cidade."
Observações: http://www.exploratorio.pt/index.php?page=04.39.pedalada
 
Sair da Casca
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público geral
Descrição: "Sair da Casca é um projeto que pretende mostrar ao vivo o processo de nascimento dos pintos, permitindo uma vivência emotiva de um dos fenómenos mais extraordinários da natureza: nascer! Depois de um processo de desenvolvimento embrionário de cerca de 21 dias, os pintos estão prontos para Sair da Casca e todos os dias damos as boas-vindas aos novos pintos do Exploratório! Livre acesso a todos os visitantes do Exploratório."
Local: Exploratório - Centro Ciência Viva Coimbra
Palavras-Chave Sair da Casca, Exploratório, Ciência, Pintos, Desenvolvimento Embrionário
Observações: http://www.exploratorio.pt/index.php?page=03.06.sairdacasca
 
BICHOS ILUSTRADOS, de João Vaz de Carvalho
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público geral
Descrição: "O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra apresenta a exposição BICHOS ILUSTRADOS, de João Vaz de Carvalho, composta por um conjunto de ilustrações realizadas para cinco diferentes livros de poesia para crianças, da autoria de escritores portugueses como Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, António Mota e José Fanha, musicados e cantados por Daniel Completo. Os animais são uma presença constante na criação literária infanto-juvenil e, por conseguinte, também nas obras destes reconhecidos autores, onde figuram como personagens principais de muitos dos seus poemas. De um total de oitenta ilustrações realizadas para aqueles livros, foram escolhidas trinta para esta exposição, a que se deu o título BICHOS ILUSTRADOS. Procura-se, desta forma, salientar o modo como as imagens, apesar de afastadas da sua razão de ser original, possuem a capacidade de propor uma leitura autónoma, originando novas e diferentes interpretações a quem as vê. Entrada livre. "
Local: Science Photo Gallery | Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Palavras-Chave Bichos Ilustrados, Exploratório, Ciência, Ilustrações, João Vaz de Carvalho
 
Bichos Articulados
Data Início: 23-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público geral
Descrição: A exposição Bichos de Pata Articulada foi, nos últimos meses, um dos pontos de visita obrigatório de entre as muitas propostas do Exploratório. Agora, os nossos bichos articulados mudam-se, mas continuam a morar na nossa casa! Num percurso que tem início junto à receção do Exploratório e se prolonga até ao espaço da MicroScience Photo Gallery, todos os nossos visitantes podem ficar a conhecer alguns animais vivos em habitats simulados em terrário. Artrópode significa, literalmente, "pata articulada", característica comum a estes bichos, que constituem o grupo de animais mais abundante do planeta Terra, representando cerca de 80% das espécies animais. Entrada livre.
Local: Micro Science Photo Gallery | Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra
Palavras-Chave Bichos Articulados, Exploratório, Ciência, Artrópodes
 
A erosão costeira e a alimentação artificial de praias
Data Início: 23-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Tavira, Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Descrição: A erosão costeira afecta várias regiões da costa portuguesa, mas uma forma de lutar contra este fenómeno é a alimentação artificial das praias com areia. Nesta palestra iremos ver como se efectua esta alimentação, os fatores a tomar em consideração e alguns exemplos. Esta palestra é dinamizada no âmbito do projecto ECOEXA financiado pelo Programa Operacional MAR2020.
Local:
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Erosão costeira, alterações climáticas, alimetação artificial de praias, palestra
Observações: Vagas esgotadas
 
Semana de Ciência e Tecnologia - Clube Ciência Viva
Data Início: 23-11-2020 11:00
Data Fim: 23-11-2020 16:00
Entidade Responsável: Clube Ciência Viva - Agrupamento de Escolas do Fundão
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Descrição: Normalmente o Ciclo da Rochas e o Ciclo Tectónico aparecem como dois processos independentes. Nesta conferência interactiva utilizando a simulação análoga em prensas de areia, é possível perceber como os processos existentes nas zonas de subducção levam à formação de Cadeias de Montanha pelo espessamento das sequências de sedimentos marinhos existentes nas margens dos continentes. A análise geométrica da evolução destas sequências em conjugação com os gradientes geotérmicos permite perceber a estreita interacção entre a formação de Cadeias de Montanhas e o Ciclo das Rochas. Durante esta actividade os alunos irão ter a oportunidade de relacionar as amostras de diversos tipos de rochas com a sua posição numa Cadeia de Montanhas.
Local: Agrupamento de Escolas do Fundão
Método de inscrição: Inscrição pelos professores
Palavras-Chave Ciclo das rochas; tectónica de placas
Observações: Alunos do ensino secundário
 
Exposição "Química, Arte e Cristais"
Data Início: 23-11-2020 11:00
Data Fim: 28-11-2020 17:00
Entidade Responsável: Centro de Química Estrutural, Instituto Superior Técnico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Escolas e Público em geral
Descrição: Exposição virtual via Facebook: “Química, Arte e Cristais”, da autoria de Clementina Teixeira, está patente na página de Facebook e no site da Câmara Municipal de Penamacor até ao final de novembro. Esta exposição consiste num catálogo de padrões decorativos, que associam a química e os cristais de cultura à arte. Estes padrões podem ser utilizados nas indústrias têxtil e papeleira, destinando-se também às escolas como material didático como, por exemplo, na criação de origamis, impressão em têxtil e trabalhos envolvendo conceitos muito simples de simetria. Para a criação destes padrões a autora recorre sobretudo a aplicações de telemóvel (inteligência artificial) e outros programas de simetria (GeCla, Atractor). O catálogo inclui referências de muitos outros trabalhos publicados, incluindo o crescimento de cristais, reações observadas à lupa estereoscópica, bem com ligação à Arte de pintores consagrados, como é o caso de Poen de Wijs, Jantina Peperkamp e Duma Arantes. Este projeto é interdisciplinar e de interesse para todas as áreas que abarcam o estudo de cristais (química, física, geologia, materiais, matemática, educação visual e estudo do meio). As peças apenas estão acessíveis por fotografia/videoclip, devido à situação de pandemia em que nos encontramos. A exposição é essencialmente dedicada à comunidade escolar, estando, contudo, disponível para o público em geral. O catálogo da exposição está disponível em http://bit.ly/exposicao-quimica-artes-e-cristais https://www.researchgate.net/publication/345181465_Exposicao_Quimica_Arte_e_Cristais_Biblioteca_Municipal_de_Penamacor_2-27_de_Novembro_2020_p1-56_Evento_on-line O atendimento on line será feito durante toda a semana na página Facebook https://www.facebook.com/profClementinaTeixeira/
Local: Penamacor, on line , https://www.facebook.com/profClementinaTeixeira/
Palavras-Chave Química, Arte, Design , Cristais, Simetria, Aplicações de Telemóvel
Observações: http://bit.ly/exposicao-quimica-artes-e-cristais https://www.researchgate.net/publication/345181465_Exposicao_Quimica_Arte_e_Cristais_Biblioteca_Municipal_de_Penamacor_2-27_de_Novembro_2020_p1-56_Evento_on-line
 
O impacto das alterações climáticas na viticultura: o projeto CoaClimateRisk
Data Início: 23-11-2020 11:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos universitários e do ensino secundário, Público Geral
Descrição: Fornecer conhecimentos sobre as projeções climáticas futuras e o seu provável impacto na cultura da vinha em Portugal. Também será dado a conhecer o projeto CoaClimateRisk, cujo principal objetivo é quantificar o impacto das alterações climáticas nas principais culturas agrícolas da região do vale do Côa.
Local: https://us04web.zoom.us/j/76960192810?pwd=SWFLazZSbnZUVDBDcHQyd1VIZkhDZz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave alterações climáticas, vinha, Côa, CoaClimateRisk
Observações: Dinamizadores da atividade: Departamento de Agronomia, Hélder Fraga
 
Debates Covid - Não, não vamos falar do SARS-COV-2 I COVID-19 Mas há um elefante na sala
Data Início: 23-11-2020 12:00
Data Fim: 23-11-2020 13:00
Entidade Responsável: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos
Descrição: Celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia em tempo de pandemia é mais necessário do que nunca. É também um desafio usar a palavra celebrar num contexto tão exigente e tão dramático. Mas o conhecimento é a nossa maior esperança e a ciência o terreno mais fértil para construir o que a humanidade precisa. Estes debates, sendo curtos, devem trazer as palavras que precisamos para superar o fim da segunda década deste século e lembrar-nos que ficam a faltar mais oito. E nesta semana, em Portugal, vão nascer 600 crianças que esperam a 80 anos do virar do século, um Planeta que continue a girar assegurando a sobrevivência. Sessões Online no Canal YouTube do Pavilhão do Conhecimento, todos os dias das 12h às 13h. Programa completo em https://www.cienciaviva.pt/semanact/programaCT2020-final18.pdf Mais informações em https://www.cienciaviva.pt/semanact/index.php
Local:
Palavras-Chave Cultura, Verdade, Inovação, Desenvolvimento sustentável
 
Exposição virtual do projeto #ECOS. Exílios, contrariar o silêncio: memórias, objetos e narrativas de tempos incertos
Data Início: 23-11-2020 13:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público escolar; Público em geral
Descrição: Exposição virtual do projeto #ECOS que, tendo o público escolar como destinatário principal, pretende contribuir para o debate público europeu sobre o exílio, as migrações e a mobilidade em geral. Privilegiando a relação Património e Escolas, a exposição virtual do projeto #ECOS pretende interrogar a memória do exílio português na Europa a partir de documentos, objetos e testemunhos que narram, representam e exibem o percurso que milhares de portugueses empreenderam nos anos 60 e 70 do séc. XX. Organiza-se em três eixos temáticos: #ECOS do Passado, #ECOS no Presente e #ECOS nas Escolas.
Local: https://ecos.cargo.site/
Palavras-Chave Exposição virtual, Exílio, Memória, Mobilidade, Migrações
 
Água é vida, mas qualidade da água é saúde
Data Início: 23-11-2020 14:00
Data Fim: 23-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: A biodiversidade desempenha um papel central para a sustentabilidade da vida neste planeta para todos os organismos. Organismos incluindo plantas, animais e microorganismos têm vindo a ser adotados na biomonitorização. Os Bioindicadores são utilizados para avaliação da qualidade da água ou a magnitude de impactes ambientais que ocorrem nos ecossistemas aquáticos. Os mexilhões de rio são extremamente sensíveis às alterações ambientais, funcionando como espécies-sentinela, servindo como ótimos bioindicadores da integridade ecológica dos ecossistemas aquáticos. Também a presença de alguns microorganismos está bem correlacionada com determinado tipo de poluição e serve como indicador padrão de poluição. Algumas bactérias produzem proteínas do stress em resposta a contaminantes. Devido à crescente consciencialização da importância dos sistemas de água doce e dos bivalves em particular, devido aos vários serviços de ecossistemas que proporcionam, têm vindo a aumentar os esforços para conservar as populações de bivalves de água doce e os seus habitats. Nesta atividade pretende-se que seja feita: - Observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce. - Identificação de bactérias ictiopatogénicas e perfil de resistência a antibióticos (abordagem do conceito _One Health). - Observação de culturas de diferentes espécies bacterianas isoladas de bivalves de água doce e de placas antibiogramas teste de sensibilidade aos antibióticos (TSA).
Local: UTAD - Ed. Ciências Agrárias - Polo I - Lab. Microbiologia Médica
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave água, biodiversidade, microorganismos, ecossistemas, poluição, bactérias
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, DCV e CIFAP, Maria José Saavedra, Simone Varandas
 
Bactérias amigas das plantas: a simbiose rizóbios-leguminosas
Data Início: 23-11-2020 14:00
Data Fim: 23-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos universitários e do Ensino Secundário, Público Geral
Descrição: Procura-se sensibilizar o público-alvo para a importância das relações de simbiose entre rizóbios e leguminosas no âmbito de uma agricultura sustentável e amiga do ambiente.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85868634027?pwd=MEJvSVJzWnBJZktDKzhoOHc0UUdtdz09
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave plantas, bactérias, rizóbios, leguminosas
Observações: Dinamizadores da atividade: Guilhermina Marques e Alfredo Aires
 
Semana C&T no Expolab
Data Início: 23-11-2020 14:00
Data Fim: 24-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Expolab- Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Familiar
Descrição: Durante a semana C&T as entradas no Expolab são gratuitas. Para além da exposição "Por que somos como somos?", das oficinas Do'ing e da Techroom, estarão disponíveis laboratórios temáticos, inspirados nas experiências propostas por Rómulo de Carvalho no seu livro Física no dia a dia.
Local: Expolab-Centro Ciência Viva
Método de inscrição: https://bit.ly/visita_Expolab
Palavras-Chave Laboratórios, exposições, oficinas
 
Profissão matemático
Data Início: 23-11-2020 14:00
Data Fim: 23-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (e público em geral)
Descrição: Webinar, por Pedro Corte Real. Patilho a minha experiência profissional como matemático aplicado, ênfase no conhecimento aplicado à gestão do risco, uma viagem pelo ensino, pelo empreendedorismo e pelas aplicações.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85497175888?pwd=UDhTU240SkU0YVp3RnF1NUVJc3hnZz09
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, matemática aplicada, gestão do risco, empreendedorismo
Observações: A inscrição será validada por email
 
Workshop online - Professor Nuno Peres, Universidade do Minho.
Data Início: 23-11-2020 14:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Clube de Ciência Viva - Agrupamento de Escolas de Pedome
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do nono ano de escolaridade.
Descrição: Nesta atividade, o Professor Nuno Peres irá abordar as nanotecnologias, o grafeno e as suas aplicações. Haverá um momento de diálogo com os alunos do nono ano a quem se destina este workshop.
Local:
Método de inscrição: ana.neves@aepedome.net
Palavras-Chave Nanotecnologia; Grafeno; Investigação científica em Portugal.
 
Competitividade Industrial em contexto 4.0 - Relevando Recursos Organizacionais
Data Início: 23-11-2020 14:30
Data Fim: 23-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade Lusíada-Norte, VNFamalicão/Faculdade de Engenharias e Tecnologias
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: alunos do ensino secundáriao
Descrição: No contexto dos avanços tecnológicos, que suportam a Indústria 4.0 implicando mudanças significativas e irreversíveis na Sociedade e desde logo nas Organizações, como sejam as Industriais e as de prestação de Serviços, pretende-se com a atividade proposta, que assumirá a forma de uma Palestra (webinar): (i) abordar a temática dos Recursos Organizacionais, nos seus diferentes tipos, como fatores da Competitividade em contexto 4.0; (ii) Relevar os Recursos-chave e a sua Gestão numa perspetiva holística; e (iii) sensibilizar e motivar, os Destinatários alvo (futuros Recursos Humanos das Organizações),para potenciais necessidades de competências e Skills em contexto 4.0, posicionando a temática do Conhecimento organizacional e das Tecnologias.
Local: Plataforma online
Método de inscrição: lilianasilva@fam.ulusiada.pt
Palavras-Chave Engenharia, Indústria, Ciência, Palestra, Webinar
 
A Tua casa é um laboratório -
Data Início: 23-11-2020 14:35
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: AESPS
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 5º ao 9ºano
Descrição: A Tua casa é um laboratório -
Local:
Palavras-Chave Ciência Viva; Experiências em casa
 
SOS Água e ambiente: o fenomenal funcionamento de uma ETAR!
Data Início: 23-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos universitários e do ensino secundário; Público Geral.
Descrição: Procura-se sensibilizar e informar os participantes sobre a correta utilização dos recursos hídricos, quer ao nível da utilização da água potável quer percebendo os aspetos fundamentais do tratamento de efluentes. Consiste na sensibilização prévia, onde os participantes se familiarizarão com os objetivos e técnicas do tratamento de efluentes, e terminará com uma vista à ETAR da UTAD.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84267792876?pwd=Q3d1R2xNdmRWMlBteFBQK3dheDR2QT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave água, ETAR, ambiente, recursos hídricos,
Observações: Dinamizadores da atividade: Departamento de Agronomia, António Pirra
 
Sessões de Planetário
Data Início: 23-11-2020 17:00
Data Fim: 23-11-2020 18:00
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: geral
Descrição: Sessão de planetário imersivo digital com a visualização de um filme e explicação guiada por monitores especializados. As sessões de planetário são adequadas a todas as faixas etárias.
Local: Centro Ciência Viva de Braga ( Rua Maria Delfina Gomes nº4 4710-054 Gualtar - BRAGA)
Método de inscrição: geral@casacienciabraga.org; 253695236
Palavras-Chave astronomia, céu, estrelas, filme
Observações: Uso de máscara obrigatório durante toda a sessão.
 
O jogo virtual do EduPARK
Data Início: 23-11-2020 19:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Aveiro, CIDTFF, Dep. de Educação e Psicologia
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: todas as idades
Descrição: "Com a semana da Ciência e da tecnologia, vais ter a oportunidade de experimentar online a app EduPARK, que é um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada e jogo para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. Primeiro, instala gratuitamente a app no teu dispositivo Android através do link http://edupark.web.ua.pt/mobile_app. De seguida, deves ver o vídeo disponível em https://youtu.be/WsxshtXJB-I para jogar o Jogo Demo e competir com os teus amigos para ver quem conseguirá ganhar mais pontos. No final do jogo, preenche este pequeno formulário, https://shorturl.at/vwzB0 para sabermos a tua opinião sobre o jogo. Os três primeiros classificados ganham uma Macaca do EduPARK, em peluche. Para saberes se és um dos vencedores, acede a http://edupark.web.ua.pt/activities, a partir do dia 29 de novembro. Tudo isto sem teres de sair de casa. A equipa EduPARK deseja-te um bom jogo! Rita Rodrigues, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques e Teresa Neto."
Local: Parque Infante D. Pedro (online)
Palavras-Chave mobile learning, realidade aumentada, game-based learning, educação não formal
Observações: todas as idades
 
Comemoração do dia nacional da cultura científica
Data Início: 24-11-2020 07:00
Data Fim: 24-11-2020 17:00
Entidade Responsável: Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: alunos e professores da Escola
Descrição: Exposição de trabalhos de alunos, biografias de cientistas, Mulheres cientistas, documentários científicos, Filme "radioactive", Laboratório para os mais pequenos (1º ciclo)
Local: Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
Palavras-Chave biografias, documentários, filme, laboratório
 
Ver a Terra com a Química; da tabela periódica aos minerais e à idade da Terra
Data Início: 24-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 3º Ciclo do Esino Básico (9º ano)
Descrição: A tabela periódica é uma forma extremamente poderosa de ordenar os elementos químicos que constituem o Universo que conhecemos. A sua enorme utilidade vem de que através da posição dos elementos na tabela, podemos prever e compreender as propriedades dos materiais formados por esses elementos. Esta é uma forma alternativa (e extremamente enriquecedora) de olhar para os minerais e, a partir daí perceber melhor o funcionamento do nosso planeta: • Dos átomos à tabela periódica e… às ligações químicas; • Do silício e oxigénio aos minerais silicatados e… às séries de reação de Bowen; • Dos átomos aos isótopos e… à datação absoluta das rochas.
Local: Agrupamento de escolas de Vila Nova de Paiva
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
O Universo dentro da Nossa Tenda
Data Início: 24-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 3º Ciclo do Esino Básico (7º e 8º ano)
Descrição: Com recurso a um planetário insuflável, e de forma interativa serão abordados novos temas como, brilho e distâncias das estrelas, hemisférios, latitude e longitude, cores e temperatura das estrelas, a importância da estrela polar, as constelações e as estações do ano, a eclíptica e as constelações do zodíaco.
Local: Agrupamento de escolas de Vila Nova de Paiva
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
Da ingestão à digestão; a grande viagem do bolo alimentar
Data Início: 24-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 2º Ciclo do Esino Básico (6º ano)
Descrição: Através de várias etapas simula-se o processo de mastigação dos alimentos, a transformação dos alimentos no estômago seguindo para o intestino delgado, para o intestino grosso e finalmente para o ânus. Nesta viagem divertida é possível ficar a conhecer bem melhor os intervenientes da digestão e o próprio corpo humano
Local: Agrupamento de escolas de Vila Nova de Paiva
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
Semana da Ciência
Data Início: 24-11-2020 09:00
Data Fim: 24-11-2020 15:15
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Lagos
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos de 1ºCiclo
Descrição: Desenvolver atividades STEM com alunos do 1ºCiclo nas áreas da Robótica, Eletrónica e Ciências do Mar, de modo a incentivar a curiosidade pela Ciência e Tecnologia e familiarizar os jovens com a celebração desta semana.
Local: EB1 Bairro Operário
Palavras-Chave Robótica, Eletrónica, Ciências do Mar, STEM, Escola 1ºCiclo, Lagos
 
Dia Mundial da Ciência
Data Início: 24-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Todos os alunos dos níveis de ensino lecionados no Agrupamento.
Descrição: Palestra sobre Matemática para os alunos do Ensino Secundário, Laboratórios Abertos de Biologia e Geologia, de Físico Química e de Ciências Naturais para os alunos do Ensino pré-Escolar, 1º, 2º ciclos. Apresentação de filmes sobre cientistas famosos para os alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário.
Local: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, Auditório Municipal carlos Paredes
Palavras-Chave Palestra sobre Matemática para os alunos do Ensino Secundário, Laboratórios Abertos de Biologia e Geologia, de Físico Química e de Ciências Naturais para os alunos do Ensino pré-Escolar, 1º, 2º ciclos. Apresentação de filmes sobre cientistas famosos para os alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário.
 
A Shamir vai à Escola com Tecnologias Inovadoras
Data Início: 24-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 9º ano que frequentam a Escola Básica A Ribeirinha
Descrição: Com laboratório em Vila do Conde, a Shamir é líder mundial em designs de lentes desportivas e parceiro oficial da Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico, tendo desenvolvido e patenteado inovadoras tecnologias aplicadas em ótica. A visão não tem vidas extras e, por isso, a Shamir vai demonstrar aos nossos alunos como usa a tecnologia no bloqueio da percentagem de luz azul nociva, para proteger os olhos durante as diversões online.
Local: Escola Básica A Ribeirinha
Palavras-Chave Shamir, luz azul, tecnologia inovadora no bloqueio da percentagem de luz azul
 
Oficina de Robótica - Ozobots
Data Início: 24-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 8º ano que frequentam a Escola Básica A Ribeirinha
Descrição: Oficina de programação de mini-robôs "Ozobots"
Local: Escola Básica A Ribeirinha
Palavras-Chave Robótica, Ozobots
Observações: Colaboração do Centro Ciência Viva de Vila do Conde
 
Oficina de Autómatos
Data Início: 24-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 6º ano que frequentam a Escola Básica A Ribeirinha
Descrição: Construção de pequenos autómatos com movimentos de rotação/ sobe desce
Local: Escola Básica A Ribeirinha
Palavras-Chave Autómatos
Observações: Colaboração do Centro Ciência Viva de Vila do Conde
 
Exposição
Data Início: 24-11-2020 09:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Comunidade Educativa
Descrição: Exposição de Modelos 3D de trabalhos dos alunos
Local: Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua Rua dos Fogueteiros s/n 4460-723 Padrão da Légua Matosinhos
Palavras-Chave Exposição, Modelos 3D; Vulcões; Sistema Solar; Átomos
Observações: A exposição pode ser visita a partir do exterior/frente da Escola Básica e Sec. do Padrão da Légua
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de seres vivos – Os seres vivos e as suas particularidades.
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: 24-11-2020 10:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
Open day- Nonagon
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: 24-11-2020 16:00
Entidade Responsável: Expolab-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Escolar
Descrição: O Nonagon- Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, abre as suas portas a visitas escolares, com uma sessão especial de cinema no seu auditório.
Local: Nonagon; Tecnologia K – Epsilon Street, N.º 2, 9560-421 Rosário - Lagoa
Método de inscrição: Telefone-296960520; email- geral@expolab.pt
Palavras-Chave Open day; Tecnologia
Observações: Atividade disponível de 24 a 27, para grupos escolares (máx. 22 alunos) mediante marcação prévia.
 
Na Onda da Luz
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Indiferenciado
Descrição: Módulo interativo dedicado à utilização de laser para comunicação no espaço. Os participantes terão a oportunidade de interagir com um feixe de laser para provocar perturbações num sinal sonoro que é transferido através de radiação eletromagnética.
Local: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Palavras-Chave Laser, radiação, comunicação
Observações: A utilização do módulo pressupõe a visita ao Centro Ciência Viva do Lousal
 
Vem aprender sobre Arte & Ciência do Vidro
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: VICARTE - FCT-NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes, Professores, Público em geral
Descrição: Um conjunto de vídeos e quizzes relacionados com arte, ciência, e história do vidro
Local:
Palavras-Chave Vidro, Arte, Matéria-primas, Quiz, Garrafa
Observações: O evento decorrerá no seguinte link: https://vicarte.org/events-news/noite-europeia-dos-investigadores/
 
O IA e o PNL 2027 celebram o Dia Nacional da Cultura Científica 2020
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: 24-11-2020 18:00
Entidade Responsável: Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Planetário do Porto - CCV
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Para todos
Descrição: A 24 de novembro de 1906 nascia Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química e grande promotor do ensino da ciência e da cultura científica em Portugal. Atualmente, celebra-se nesse dia o Dia Nacional da Cultura Científica. O IA associa-se às celebrações, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), com um dia repleto de atividades particularmente dedicadas às escolas. As sessões estão abertas a todos os interessados, quer individualmente, quer em grupo, a partir da sala de aula, biblioteca, ou das suas casas, sem necessidade de inscrição prévia. As atividades serão realizadas online através do canal do IA no YouTube. NOTA PARA AS ESCOLAS Por serem conteúdos live no YouTube, a sua visualização poderá estar bloqueada pelo fornecedor do serviço de Internet da escola. Pedimos que verifiquem atempadamente e garantam o acesso às sessões, pedindo autorização junto da entidade responsável. Programa 10h00 – 11h00 Sessão de Planetário Online “O Sol, a nossa Estrela” Partindo do Sol como fonte primária de energia dos ecossistemas, compreendemos a Terra como o único planeta onde, hoje, se conhece vida. Contudo, tal é apenas o mote para explorarmos esta nossa estrela companheira. Observa os movimentos dos corpos em sua órbita e mergulha no fluido que a forma. Vê como este maravilhoso astro queima 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo. Tudo isto numa experiência imersiva com imagens de detalhe nunca visto. Público Alvo: 1º e 2º ciclo Moderação: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva 11h00 – 12h00 Cantinho da Astronomia As representações gráficas do Sistema Solar mostram frequentemente oito planetas de tamanho similar a distâncias semelhantes entre si. Essa visão está bem longe da realidade! Numa oficina prática iremos fazer uma viagem pelo Sistema Solar, recorrendo a alimentos da nossa cozinha (couscous, grão de bico, pimenta, laranjas, cocos, nozes) para reproduzir os tamanhos à escala dos planetas. Para sabermos a que distância estão do Sol iremos usar… um rolo de papel higiénico. Terminaremos assim com um Sistema Solar comestível à escala de uma sala de aula. Público Alvo: 1º e 2º ciclo Moderação: Catarina Leote, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço NOTA Para a realização desta atividade será necessário reunir previamente o seguinte material: um rolo de papel higiénico, alguns grãos de couscous, pimenta preta/cravinho, grão de bico e milho painço, cinco nozes com casca/castanhas grandes/tomates cereja grandes, uma laranja e uma toranja/coco/meloa pequena. 12h00 – 12h30 Livros Top: Ciência e Literatura Teresa Firmino à conversa com Teresa Calçada e Rui Agostinho sobre a relação entre Ciência e Literatura: a sua importância para a compreensão do mundo e de como o conhecimento científico pode inspirar a criação literária. Público Alvo: crianças, jovens e adultos Comissária do PNL2027: Teresa Calçada Moderação: Teresa Firmino, Jornalista de Ciência do Jornal Público Investigador: Rui Agostinho, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço 14h00 – 15h00 Sessão de Planetário Online “O Sol, a nossa Estrela” 15h00 – 16h30 Pergunta ao Astrónomo – “Habitar em outros Mundos” Já alguma te interrogaste sobre como será viver em outro mundo? Como poderemos respirar e beber um copo de água em Marte? Nesta sessão coloca as tuas próprias perguntas a um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Poderás abordar vários desafios que uma colónia humana noutro planeta representa, como é o caso da produção de energia ou de alimentos. Com as tuas perguntas poderás tentar perceber se conseguiremos viver de forma autónoma na Lua, ou proteger-nos do vento solar e da radiação cósmica no “planeta vermelho”. Explora ainda as viagens a planetas que orbitam outras estrelas, numa aventura que é sem dúvida do tamanho da humanidade. Público Alvo: todos Moderação: João Retrê, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Investigador: Pedro Machado, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço 16h30 – 17h30 Quiz de Astronomia A partir da tua escola ou casa, participa num jogo online de perguntas e respostas, em equipa, em família ou individualmente, e testa aquilo que sabes sobre o Universo. Porque é que Marte tem uma cor avermelhada? Qual o tipo de estrelas mais comum no Universo? Em 30 perguntas, descobre algumas maravilhas e factos curiosos, na companhia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Público Alvo: 3º ciclo e secundário Moderação: Catarina Leote e Afonso Pais, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Todo o dia Exposição virtual “COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada” Aproveitando a estreia mundial da terceira temporada da série «Cosmos: Mundos Possíveis», transmitida entre março e abril de 2020, foi lançado o desafio a 13 ilustradores, para que assistissem a um episódio atribuído e criassem uma narrativa gráfica, incentivada por esse mesmo episódio. A exposição resultante será divulgada em formato virtual no dia 20 de novembro no site do Planetário do Porto – CCV/IA e continuará com uma versão presencial na Ó! Galeria entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2020.
Local:
Palavras-Chave Astronomia, ciência, leitura, comunicação, sessões online, sessão de planetário, atividades online
Observações: "Para participar no evento junte-se a nós em: https://www.youtube.com/user/IAstroPT"
 
2ª Feira da Ciência e Tecnologia
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Agrupamento de3 Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Escolas, Comunidade em geral
Descrição: A Feira de Ciência & Tecnologia é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde, do Clube de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e do Clube de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. É uma iniciativa aberta a todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas do concelho, e ainda a entidades convidadas. Visa promover a cultura científica e tecnológica, tanto pela divulgação e partilha dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes em contexto escolar, como pela apresentação e debate de temáticas por convidados especialistas.
Local:
Método de inscrição:
Palavras-Chave Biologia, tecnologia, palestras, scratch, Geologia, Física, Química, Charco Pedagógico, microorganismos, investigação científica, Lab in a Box, perfumes, lixo invisivel.
Observações: https://feiraciencia20209.wixsite.com/meusite
 
2ª Feira de Ciência e Tecnologia - Vila Verde
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Clube Ciência Vina na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva em conjunto com o Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e a Casa do Conhecimento de Vila Verde
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Escolas e Público em geral.Um professor pode, com uma única inscrição, inscrever toda a turma e em contexto de sala de aula participar nas diferentes videoconferências
Descrição: A 2ª Feira de Ciência & Tecnologia inicia no Dia Nacional da Cultura Científica e apresenta um vasto programa de palestras de temáticas muito diversificadas, tendo algumas delas uma dupla função como a de assinalar iniciativas europeias e efemérides. A palestra “Resíduos invisíveis? Então há resíduos que não consigo ver?!” irá marcar a Semana Europeia de Resíduos, a maior campanha europeia de redução de resíduos em que são organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos, por toda a Europa. Por sua vez, a palestra “Inovação e Inclusão: quando os I's acontecem nas cidades educadoras”, irá assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora que comemora este ano o 30º Aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras.
Local:
Método de inscrição: Os links de inscrição por palestra encontram-se no programa que se encontra no site da "2ª Feira de Ciência e Tecnologia", em: https://feiraciencia20209.wixsite.com/meusite e ainda na página de facebook, especialmente criada para o efeito: https://m.facebook.com/Feira-de-Ciência-Tecnologia-117120290194647/
Palavras-Chave 2ª Feira de Ciência e Tecnologia, Vila Verde; Ciência Viva na Escola
Observações: Esta segunda edição foi alargada à Rede de Casas de Conhecimento a que a Casa de Conhecimento de Vila Verde pertence e que Inclui CC Universidade do Minho, CC Fafe, CC Paredes de Coura, CC Vieira do Minho, CC Boticas, CC Montalegre, CC Trofa, CC Ponte da Barca.
 
De Nascente a Poente - um "Trajeto virtual" no Jardim Botânico da Universidade e Coimbra
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: todos, em particular alunos e professores de Ciências Naturais
Descrição: Dois Documentários de Ciência on-line, em contexto exterior à sala de aula (ensino-não formal), decorrentes de um Projeto de Flexibilidade curricular: percursos e interpretações de ciências, de nascente (https://youtu.be/WoqlsN0Cy5I) a poente (https://youtu.be/y6tC0K-ETPU) no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Os trabalhos foram produzidos no ano letivo 2019/2020, por alunos do 11º ano de Biologia, que acompanharam e conheceram ao vivo a mudança das estações e o efeito no ciclo de vida das principais espécies do Quadrado Central, o terraço mais antigo do Jardim. Os documentários espelham a biologia e a identificação das plantas em diferentes estações, incluindo a retoma ao jardim, pós-confinamento pelo covid-19. Sementes resilientes, e exemplos educativos a conhecer e a replicar, fruto de um protocolo institucional entre a Escola Jaime Cortesão (Coimbra) e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Vídeos a publicar no Facebook do Jardim Botânico UC, dia 24 de novembro, pelas 10h. www.facebook.com/JardimBotanicoUC
Local:
Palavras-Chave ciências, jardim botânico, flexibilidade curricular, ensino não formal, visitas on-line.
 
Vive mais com os biomateriais
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto Superior Técnico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Crianças e jovens, Público em geral
Descrição: Conjunto de pequenos vídeos que apresentam de forma breve, acessível e divertida a investigação que fazemos com vista ao desenvolvimento de biomateriais para diferentes aplicações biomédicas.
Local: https://biomatlabgroup.wixsite.com/biomatresearchgroup/ci%C3%AAncia
Palavras-Chave Biomateriais, lentes de contacto e intraoculares, substitutos da cartilagem, impressão 3D, materiais dentários, cimentos ósseos, esterilização, vídeos
 
Visita gratuita às exposições do Centro Ciência Viva do Alviela
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva do Alviela
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Todos
Descrição: No dia 24 de novembro, das 10.00 às 18.00, as entradas no Centro Ciência Viva do Alviela são gratuitas. Viajar pelo Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou "colocar-se na pele" de um morcego são apenas algumas das experiências ao dispor do visitante
Local: Centro Ciência Viva do Alviela
Palavras-Chave geologia, biologia, carso, morcegos, água, exposições
Observações: Obrigatório o uso de máscara
 
Ciência a brincar!
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CED Nossa Senhora da Conceição - CPL
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: "Atividades experimentais no laboratório e na horta da escola: - Será que as flores bebem? Circulação da seiva bruta nas plantas - 1º Ciclo - Fantasmas de Convecção - 1º Ciclo - Vermicompostagem - uma solução de fertilidade e de sustentabilidade - Jardim de Infância"
Local: CED Nossa Senhora da Conceição _ Casa Pia de Lisboa
Palavras-Chave workshop
 
Visita gratuita ao CCVT e desafios robóticos
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público em geral
Descrição: No dia 24 de novembro (10.00-18.00), a entrada no Centro Ciência Viva de Tavira é gratuita e as crianças poderão explorar conhecimentos de robótica em diferentes desafios.
Local: Centro Ciência Viva de Tavira
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Faz e aprende, robótica
Observações: Requer marcação
 
Doença de Parkinson
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: NOVA Medical School / CEDOC
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos, professores, jornalistas
Descrição: Como é que a proteína Hsp27 consegue proteger células do cérebro da Doença de Parkinson?
Local: https://youtu.be/J8Fb4IJi07U
Palavras-Chave Parkinson, Doença de Parkinson, Doenças Neurodegenerativas, Cérebro, Ciências da Saúde, CEDOC, NOVA Medical School, vídeo animado
 
Será que os metabolitos dos (poli)fenóis oriundos da nossa dieta chegam ao cérebro?
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: NOVA Medical School / CEDOC
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos, professores, jornalistas, famílias
Descrição: Ação no cérebro dos metabolitos de polifenóis produzidos pelo tracto gastrointestinal após ingestão de frutos e vegetais 
Local: https://youtu.be/R8YJ68jmbf8
Palavras-Chave Ciências da Saúde, CEDOC, NOVA Medical School, polifenóis, dieta, cérebro, vídeo animado
 
Investigação em Doenças Raras
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: NOVA Medical School / CEDOC
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos, professores, jornalistas
Descrição: O projeto LYSOCIL pretende promover a investigação em doenças raras com especial foco em doenças lisossomais e ciliopatias. É um projeto Twinning Europeu liderado pelo Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School.
Local: https://youtu.be/MYn_Pb3NQtE
Palavras-Chave LYSOCIL, Doenças Raras, Ciências da Saúde, CEDOC, NOVA Medical School, visita online, reportagem
Observações: falado em inglês com legendas em português
 
Esqueletos no armário
Data Início: 24-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Museu do Dinheiro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Famílias, educadores, público-escolas
Descrição: Sabias que o Museu do Dinheiro já foi uma antiga Igreja? E um cemitério? Que segredos pode este espaço guardar? Como é que os podemos descobrir?
Local: Site do Museu do Dinheiro
Palavras-Chave Atividade online, recurso educativo, arqueologia, antropologia, achados, esqueletos
Observações: Trata-se de uma atividade disponível no site do Museu do Dinheiro e que pode ser realizada a partir de casa ou na escola.
 
Cicatrização, Células Estaminais e Neuroinflamação
Data Início: 24-11-2020 10:10
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade Nova de Lisboa / NOVA Medical School / CEDOC
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos, professores, jornalistas
Descrição: Reportagem de 3 laboratórios do CEDOC - NOVA Medical School que teve como tema o talento e focou os investigadores da Universidade NOVA que têm bolsas internacionais ERC, no âmbito do NOVA Science Day 2019
Local: https://youtu.be/BWEPACH70QI
Palavras-Chave Ciências da Saúde, CEDOC, NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa, ERC, European Research Council, cicatrização, feridas, células estaminais, cérebro, metabolismo, nutrição, dieta, neuroinflamação, visita online, reportagem
Observações: falado em inglês
 
During this COVID-19 pandemic times let's not forget the type 2 Diabetes epidemic
Data Início: 24-11-2020 10:10
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: NOVA Medical School / CEDOC
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos, professores, jornalistas
Descrição: Type 2 diabetes - what we study to help overcome this epidemic
Local: https://youtu.be/_B_RSVJ7_JA
Palavras-Chave Diabetes tipo 2, polifenóis, dieta, Ciências da Saúde, CEDOC, NOVA Medical School, vídeo animado, type 2 Diabetes, poliphenols, diet, health sciences, animated video
Observações: vídeo em inglês
 
A Químia é divertida
Data Início: 24-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Química da Madeira
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os graus de ensino
Descrição: Atividades de ciência online (Química)
Local: Centro de Química da Madeira
Método de inscrição: Inscrições em http://www.uma.pt/quimicadivertida
Palavras-Chave Experiências, Química
Observações: Das 10:30h às 12h as atividades destinam-se às creches, jardins de infância e 1º ciclo. Das 14h às 16h as atividades destinam-se a todos os outros graus de ensino.
 
Lixo Marinho - Qual o seu impacto no ambiente, economia e sociedade
Data Início: 24-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Escolar (2º ciclo)
Descrição: O lixo marinho encontra-se em todos os pontos do Oceano e cerca de 80% destes resíduos correspondem a plástico. Nesta palestra iremos abordar o impacto do lixo marinho nos ecossistemas e vida marinha, economia e sociedade assim como os efeitos indirectos na nossa saúde. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto ALIMAR - Ação Lixo Marinho (FA_06_2017_081), co-financiado pelo programa Fundo Azul do Ministério do Mar.
Local: Vila Real de Santo António
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Lixo marinho, ambiente
Observações: Vagas esgotadas
 
Literacia informática
Data Início: 24-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Município de Oeiras
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Maiores 12 anos
Descrição: "Tem dúvidas sobre como aceder ao PressReader, usar o WhatsApp, usar o email? Marque a sua sessão! Um técnico da Fábrica do Saber está presente para o ajudar a usar melhor os seus equipamentos como o telefone, tablet ou computador. Mais informações em: https://www.facebook.com/bibliotecasmunicipaisdeoeiras"
Local: Biblioteca Municipal de Oeiras (BMO) Público-alvo: M/12 anos
Método de inscrição:
Palavras-Chave Formação; informática;
 
Do laboratório para todos
Data Início: 24-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Professores e alunos do pré-escolar ao Secundário
Descrição: "Programa: ""Do laboratório para todos"" ou Como os investigadores adquirem os dados? Moderador do CCVAlg: Luís Gonçalves 10:00-10:30: Susana Costas - Como medimos as mudanças nas praias e nas dunas? 11:30-12:00: Paulo Gavaia - Como avaliar deformaç~oes esqueléticas nos peixes de aquacultura? Moderador do CCVAlg: Ana Colaço 14:00 -14:30: Joana Cruz e Vânia Baptista - Como estudamos os microplásticos na água? 16:00 -16:30: Jorge Palma - Como estudamos os cavalos marinhos?"
Local: Centro Ciência Viva do Algarve, Universidade do Algarve e escolas
Método de inscrição: https://www.youtube.com/c/CentroCiênciaVivadoAlgarveCCVALG
Palavras-Chave investigadores, UAlg, sessões zoom, dunas e praias, microplásticos, cavalos marinhos
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de tamanhos – Do musaranho à baleia-azul
Data Início: 24-11-2020 11:00
Data Fim: 24-11-2020 11:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
Show de ciência - Física Viva
Data Início: 24-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino básico
Descrição: "Física Viva é um espetáculo de ciência que proporciona momentos em que o público ""experimenta"" as aplicações da Física. Com base num discurso simples, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espetáculo inicia-se com uma apresentação de luz laser e cor, e percorre vários ramos da Física, como Ondas , Mecânica , Termodinâmica e Eletromagnetismo. Este espetáculo resulta de uma adaptação do ""Show de Física"" do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo."
Local: Agrupamento de Escolas Moimenta da Beira
Método de inscrição:
Palavras-Chave Show, Física,
 
Show da Física
Data Início: 24-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias
Descrição: "Show de ""Física Viva"", realizado pela FÁBRICA - Centro Ciência Viva de Aveiro, em duas sessões de 1 hora. Evento promovido pelo Clube das Ciências - Clube Ciência Viva na Escola."
Local: Sala 501 - Auditório da escola sede do agrupamento
Palavras-Chave Física; Ciência; Tecnologia no dia a dia.
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de formas – As formas da natureza.
Data Início: 24-11-2020 12:00
Data Fim: 24-11-2020 12:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
OBSERVARE
Data Início: 24-11-2020 12:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade Autónoma de Lisboa
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes
Descrição: Este evento pretende apresentar institucionalmente o Departamento de Relações Internacionais e o Centro de Investigação OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa, dando a conhecer as nossas atividades e perspectivas de investigação. Para além de um vídeo promocional, quem estiver online terá oportunidade de interagir em direto com o Diretor do Departamento e do Centro de Investigação colocando todas as questões que tiverem durante 30 minutos.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83394358187?pwd=VGxNMnZZRGdwMFhnTGdMT0ZmejJ0Zz09
Palavras-Chave Relações Internacionais, Mundo, OBSERVARE
Observações: "Link zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83394358187?pwd=VGxNMnZZRGdwMFhnTGdMT0ZmejJ0Zz09 ID REUNIÃO 833 9435 8187"
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de seres vivos – Os seres vivos e as suas particularidades.
Data Início: 24-11-2020 14:00
Data Fim: 24-11-2020 14:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
As rochas não são todas iguais mas têm semelhanças
Data Início: 24-11-2020 14:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 2º Ciclo do Esino Básico (5º ano)
Descrição: Esta atividade tem como principal objetivo que os alunos reconheçam que existe uma grande diversidade de rochas e minerais que as compõem e compreendam a sua importância. Numa primeira, recorrendo a uma chave dicotómica dinâmica e interativa, os alunos irão proceder à identificação de amostras de mão representativas dos principais grupos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Num segundo momento os alunos terão a possibilidade de observar lâminas delgadas de algumas das rochas que identificaram ao microscópio petrográfico e identificar os minerais que a constituem.
Local: Agrupamento de escolas de Vila Nova de Paiva
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
Diagnóstico Laboratorial: Como vivem as bactérias com os antibióticos?
Data Início: 24-11-2020 14:00
Data Fim: 24-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: A resistência antimicrobiana é uma grande preocupação de saúde pública e um grande desafio global. O mecanismo mais comum de resistência das bactérias é a produção de enzimas que degradam os antibióticos, e entre estas as que hidrolisam os antibióticos ?-lactamicos. Os antibióticos ß-lactâmicos estão entre os mais utilizados no tratamento de infeções bacterianas, tanto em medicina humana como em medicina veterinária dada a sua eficácia terapêutica e a sua baixa toxicidade. De entre os ß-lactâmicos, os carbapenemos são considerados os antibióticos de último recurso e apenas utilizados em ambiente hospitalar. A realização do teste de suscetibilidade a antibióticos (TSA) é um procedimento laboratorial de elevada importância, pois permite a escolha adequada das moléculas a utilizar em relação às bactérias em estudo. Para o desenvolvimento deste trabalho, as bactérias que os alunos irão observar no procedimento experimental são isolados clínicos de origem humana e animal nomeadamente estirpes de Klebsiella spp. e E.coli multirresistentes. Será demonstrado e realizado o método de difusão em meio de cultura solido (Muller-Hinton) utilizando discos, tiras de E-test (ESBLs e de metalo- ?-lactamases).
Local: UTAD - Ed. Ciências Agrárias - Polo 1 - Laboratório de Microbiologia Médica N2.21
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave saúde, bactérias, antibióticos, multirresistência
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias - DCV e CIFAP, Maria José Saavedra e Simone Varandas
 
O que faz um matemático?
Data Início: 24-11-2020 14:00
Data Fim: 24-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário e público em geral
Descrição: Webinar, por Ana Luísa Custódio. E se vos disséssemos que ser Matemático não significa necessariamente ser professor? Pensariam ser possível uma carreira como investigador na área da Matemática? Como é que a Matemática pode ser útil para a nossa sociedade, em áreas tão diversas como a Banca e os Seguros ou a Logística? Sabem que Matemático é considerada uma das profissões com mais futuro no século XXI? Nesta conversa vamos trazer respostas a estas e outras questões que sejam colocadas sobre o que é ser um Matemático.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87000116246
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, matemática aplicada, profissão matemático
Observações: A inscrição será validada por email
 
A perda de biodiversidade e o aumento do risco de novas pandemias
Data Início: 24-11-2020 14:30
Data Fim: 24-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Maiores de 12 anos
Descrição: CONVERSA ONLINE O contexto pandémico que atualmente vivemos é um exemplo da estreita ligação entre a perda da biodiversidade e o surgimento de doenças infeciosas, mostrando-nos que é urgente travar a destruição e alteração dos ecossistemas naturais, uma vez que a atividade humana está a ter impactos catastróficos não só nas populações de espécies selvagens, mas também na nossa saúde e vida. Com Helena Gonçalves, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto Duração: 30 minutos (20 minutos + 10 minutos de discussão)
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)
Método de inscrição: s.educativo@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade; Pandemias; Ecossistemas; Antropocénico; Sustentabilidade
 
Sabe o que é uma castanha?
Data Início: 24-11-2020 14:30
Data Fim: 24-11-2020 16:30
Entidade Responsável: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: todos, em particular alunos e professores de Ciências Naturais
Descrição: Num percurso outonal pelo Jardim, identificar e recolher os 4 principais tipos de frutos (baga, drupa, aquénio, cápsula). Com enfoque em nove árvores provenientes de todo o mundo (da Sequoia, ao castanheiro-da-india, medronheiro ao castanheiro-português) distinguir os tipos de frutos e/ou sementes e deduzir que parte morfológica da planta utilizamos na alimentação - por exemplo: sabe que parte é da planta, a vulgarmente designada, e apreciada, castanha!? Percurso interpretativo seguido de workshop em sala para aplicação de conhecimentos sobre os materiais recolhidos.
Local: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Método de inscrição: Tel. 239 855 215 ou email: jardim.botanico@uc.pt
Palavras-Chave ciências, jardim botânico, botânica, ensino não formal, percursos interpretativos outdoors.
Observações: Evento grátis. Lotação até 12 participantes. Uso obrigatório de máscaras e cumprimento das normas da DGS devido à pandemia.
 
Semana Mundial do Espaço na Semana da Ciência e da Tecnologia
Data Início: 24-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Pombal
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 7º ano
Descrição: Apresentação de trabalhos realizados por alunos de Física do 12º ano no âmbito da Semana Mundial do Espaço a alunos do 7º ano do agrupamento
Local: Agrupamento de Escolas de Pombal
Palavras-Chave Semana Mundial do Espaço
 
25 anos do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Sessão comemorativa no Parque Biológico de Gaia
Data Início: 24-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público geral
Descrição: "Sessão comemorativa no Parque Biológico de Gaia, Vila Nova de Gaia, com a entrega de exemplares da “Coleção Ciência & Conhecimento” para distribuição a bibliotecas. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entregará simbolicamente à autarquia de Vila Nova de Gaia 320 livros da coleção “Ciência & Conhecimento”, que serão distribuídos pelos equipamentos educativos, culturais e científicos do município. Estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e o Diretor do Parque Biológico de Gaia, Francisco Saraiva. Segue-se a visita à Escola Ciência Viva do Parque Biológico de Gaia, um projeto educativo da Ciência Viva e da autarquia de Gaia dedicado à Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). A coleção “Ciência & Conhecimento” é uma iniciativa comissariada pelo livreiro e antropólogo Luís Gomes e editada pela “A Bela e o Monstro” com o jornal Público no âmbito das comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal. A coleção reedita as primeiras edições de oito obras relevantes para a promoção da cultura científica, como “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, ou o “Livro de Algebra en Arithmetica y Geometria”, de Pedro Nunes. Outras obras que integram a coleção “Ciência & Conhecimento”: - Da Terra à Lua: viagem direta em 97 horas e 20 minutos, de Júlio Verne - Vida, Espírito e Matéria, de Erwin Schrödinger - Da Educação, de Almeida Garrett - Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos últimos três séculos, de Antero de Quental - Coloquios dos simples, e drogas he cousas medicinais da India, de Garcia de Orta - Teorias de Einstein: o Princípio de Relatividade Restrita "
Local: Auditório do Parque Biológico de Gaia, Vila Nova de Gaia
Palavras-Chave ciência, conhecimento, cultura científica
 
espetáculo de ciência - Física Viva
Data Início: 24-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino básico
Descrição: "Física Viva é um espetáculo de ciência que proporciona momentos em que o público ""experimenta"" as aplicações da Física. Com base num discurso simples, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espetáculo inicia-se com uma apresentação de luz laser e cor, e percorre vários ramos da Física, como Ondas , Mecânica , Termodinâmica e Eletromagnetismo. Este espetáculo resulta de uma adaptação do ""Show de Física"" do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo."
Local: Agrupamento de Escolas Moimenta da Beira
Método de inscrição:
Palavras-Chave Show, Física
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de tamanhos – Do musaranho à baleia-azul.
Data Início: 24-11-2020 15:00
Data Fim: 25-11-2020 10:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
Observatório Europeu do Sul – Uma Janela para o Universo
Data Início: 24-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Público Escolar
Descrição: Nesta palestra, viaje entre a investigação e a engenharia para descobrir os mais recentes desenvolvimentos do trabalho de Alexandre Cabral, nomeadamente no que respeita aos progressos alcançados no campo da instrumentação para aplicação em grandes telescópios (p.e. Extremely Large Telescope do ESO com 40 metros de diâmetro).
Local: Escola Secundária Manuel da Fonseca
Palavras-Chave telescópios, palestra, engenharia
Observações: A atividade é reservada aos alunos da escola
 
Acústica Músical
Data Início: 24-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: LaMaCO -Departamento de Física UTAD
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: ID da reunião Zoom: 848 4302 9077 Senha de acesso: 317437
Descrição: 2020 foi declarado pela Comissão Internacional de Acústica, e ocorre nos moldes dos anos internacionais promovidos pela UNESCO. Acústica Musical é uma abordagem do som, e em particular do fenómeno musical, em termos físicos elementares. A abordagem tenta dar uma panorâmica da área pluridisciplinar acústica musical constitui, situando-a nas suas componentes científica e estética. Após uma pequena história da acústica musical, focam-se as bases físicas do som. Depois discutem-se aspetos acústicos dos diversos tipos de instrumentos e a sua construção, escalas e problemas de afinação: No final aborda-se o sistema auditivo e a perceção auditiva.
Local:
Palavras-Chave webinar, música e som
 
Prémio Oeiras ERC - Frontier Research Incentive Awards
Data Início: 24-11-2020 15:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Município de Oeiras
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Investigadores, cientistas e público em geral
Descrição: Assinatura de protocolo de Colaboração entre o Município de Oeiras e a Fundação Calouste Gulbenkian com vista à instituição do prémio de incentivo à investigação “Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards”, uma iniciativa que financia candidatos de Instituições de Oeiras que tenham apresentado candidaturas a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC). Este financiamento permitirá a continuação das atividades de investigação necessárias para que os investigadores apoiados possam voltar a apresentar uma proposta aos esquemas de financiamento do ERC. A iniciativa é financiada pela Câmara Municipal de Oeiras e coordenada pelo Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência.
Local: Palácio Flor da Murta em Paço de Arcos, Oeiras
Palavras-Chave prémio científico; bolsa; ERC; investigação; inovação; internacionalização;
Observações: Evento online em https://www.facebook.com/Oeiras.Valley
 
Momentos de Biodiversidade: Diversidade de formas – As formas da natureza.
Data Início: 24-11-2020 16:00
Data Fim: 24-11-2020 16:15
Entidade Responsável: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os públicos
Descrição: VISITA GUIADA ONLINE Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, focada na diversidade dos seres vivos.
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Método de inscrição: visitas@mhnc.up.pt
Palavras-Chave Biodiversidade
 
O Ciclo dos Supercontinentes; uma forma de conciliar a Teoria da Evolução e Tectónica de Placas
Data Início: 24-11-2020 17:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Professores do Ensino Secundário, Estudantes Universitários
Descrição: Na última década, a evolução do conhecimento do interior do nosso planeta tem levado a profundas alterações da forma como a dinâmica da Terra é encarada. A ênfase nas células de convecção lineares e na movimentação das placas tectónicas expressa nos ciclos de Wilson, tem-se deslocado para as enormes plumas convectivas (quentes e frias) e para a importância do ciclo dos supercontinentes. Esta transformação tem permitido uma visão mais integradora, onde os processos tectónicos e de evolução da Vida na Terra surgem como complementares.
Local: Universidade Trás dos Montes e Alto Douro
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Conferências/Palestras
 
“Em Casa Com Paciência” – ILU(grama)
Data Início: 24-11-2020 17:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público Infanto-juvenil
Descrição: Vídeo em formato tutorial de atividade experimental, acompanhado da respetiva explicação científica, que desafia os participantes a desenvolverem uma estrutura que, uma vez colocada sobre o ecrã de um telemóvel (ou similar), permite criar uma ilusão de ótica semelhante a um holograma. Quer pelo conteúdo, quer pela forma como são explicados os conceitos científicos subjacentes à atividade, a mesma é aconselhada para alunos de 1o e 2o ciclo, no entanto, mediante aprovação dos professores, a atividade poderá ser realizada com alunos de qualquer ciclo de ensino.
Local: website, Facebook e youtube da Mina de Ciência
Palavras-Chave Atividade Experimental, ótica, física
 
A investigação feita no IEM.Perspetiva de Conjunto
Data Início: 24-11-2020 17:30
Data Fim: 24-11-2020 18:30
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais- NOVA FCSH
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento com interesse em prosseguir investigação em Estudos Medievais
Descrição: A investigação feita no IEM.Perspetiva de Conjunto
Local: Ambiente Zoom- Colibri- LInk para o evento disponibilizado mediante inscrição na atividade
Método de inscrição: Inscrições para: iem.geral@fcsh.unl.pt
Palavras-Chave Estudos Medievais; Investigação em Idade Média;História Medieval; Arqueologia Medieval; Arte Medieval; Literatura Medieval
 
Conservação e pesquisa dos grandes símios na África Central
Data Início: 24-11-2020 18:00
Data Fim: 24-11-2020 20:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Publico Geral
Descrição: Encontro / palestra com Juan Ortega O investigador espanhol compartilha momentos da sua vida e investigação entre os grandes símios da África Central. A importância da investigação e a conservação dos gorilas e chimpanzés. Uma oportunidade para fazer perguntas sobre como é trabalhar e viver entre esses nossos parentes. Apresentação e introdução por Mila Simões de Abreu "Grupo de Antropogénese" da Unidade de Arqueologia da UTAD com o apoio do Grupo de Estudantes de Animação Cultural e Comunitária da UTAD (2º ano) da Associação Alter Ibi
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84454934797?pwd=ZWozOGNGWVFOMFZncUdMUDRkT2dMQT09#success
Método de inscrição: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave símios, gorilas, chimpanzés, África, investigação, conservação
Observações: Dinamizadores da atividade: Mila Simões de Abre, Grupo de Antropogénese da Unidade de Arqueologia da UTAD, Grupo de Estudantes de Animação Cultural e Comunitária da UTAD (2º ano e Associação Alter Ibi
 
Inside the Unknown - science collection / coleção de ciência
Data Início: 24-11-2020 18:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Fundação Champalimaud
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: jovens, adultos
Descrição: Uma coleção ilustrada sobre "descobertas em curso" para ser explorada à medida que estas são desvendadas no Centro Champalimaud.
Local:
Palavras-Chave Arte e ciência, ilustração, design, motion graphics, neurociência, cancro, investigação clínica, investigação fundamental
 
25 anos do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Ciclo de concertos com prelúdios científicos
Data Início: 24-11-2020 19:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Público-geral
Descrição: """Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações"" Prelúdio Científico: “O Tempo na Biodiversidade”, por Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Universidade de Lisboa Este evento está inserido um ciclo de três concertos gratuitos que celebram os 25 anos da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “O Tempo na Música e na Ciência” é o mote deste ciclo de concertos comissariados pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, que refletem o cruzamento entre as ciências e a música e são antecedidos pelo comentário de três investigadores que olham para o tempo na física, na economia e na biodiversidade Mais informação em https://ciencia25anos.pt/ciclo-de-concertos-comentados-o-tempo-na-musica-e-na-ciencia/"
Local: Mosteiro S. Bento da Vitória, Porto
Método de inscrição: Levantamento de bilhetes no Teatro Nacional São João e no Teatro Carlos Alberto
Palavras-Chave música, ciência, arte, biodiversidade, MCTES
Observações: Entrada gratuita. Os bilhetes para o Mosteiro devem ser levantados nas bilheteiras do Teatro Nacional São João e no Teatro Carlos Alberto
 
Café Com(s)Ciência
Data Início: 24-11-2020 21:30
Data Fim: 24-11-2020 23:00
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público geral
Descrição: No âmbito do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e em parceria com o Jornal da Bairrada, decorre no dia 24 de novembro de 2020, às 21h30, com transmissão em direto no youtube, um Café com(s)Ciência, sobre o tema “O meu lugar na ciência: passado, presente e futuro”. Este pretende ser uma conversa informal em que os convidados são antigos alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro que trabalham na área da ciência, com o intuito de expor o seu passado enquanto aluno na ESOB, o presente enquanto profissional na área da ciência e o que perspetiva, enquanto cidadão, para o futuro da educação.
Local: https://youtu.be/3iX4WaJ6r3w
Palavras-Chave webinar, ciência, ex-alunos, profissionais da ciência, ciência e sociedade
 
Workshops de Biotecnologia
Data Início: 25-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Engenharia Biológica
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Alunos 9º, 10º, 11º e 12º ano
Descrição: "Aprender com as “mãos na massa” através da realização de trabalhos experimentais na área da Biotecnologia e Bioengenharia. Com estes workshops pretende-se que os jovens alunos vistam o papel de “Engenheiros Biológicos”, ainda que apenas por algumas horas. Estes trabalhos serão orientados à distância por investigadores usando a plataforma Microsoft Teams. Workshop 1 (sessão 1 e 2) ""Microalgas... um super-alimento” A Chlorella é uma alga unicelular verde, microscópica, de água doce. É a maior fonte de clorofila conhecida, além de conter aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os aminoácidos essenciais), e mais de 20 vitaminas e minerais. Nesta atividade, vamos conhecer esta microalga, saber como se cultiva e aprender técnicas que permitem introduzi-la na nossa alimentação. Workshop 2 (sessão 3 e 4) “Bioelectricidade onde menos de espera” Uma célula de combustível microbiana é um sistema bio-eletroquímico que utiliza a capacidade de determinadas bactérias transferirem os eletrões gerados durante a degradação de matéria orgânica para um eléctrodo, o ânodo. Os eletrões são transferidos do ânodo para o cátodo através de um circuito externo, gerando uma corrente elétrica. Nesta atividade, vamos aprender a montar uma célula de combustível microbiana e avaliar a corrente elétrica gerada."
Local: A Escola Secundária (que se inscrever) e Online com investigadores do CEB
Método de inscrição: luciana.peixoto@deb.uminho.pt
Palavras-Chave Biotecnologia, Bioengenharia, actividade experimental orientada
Observações: "Aquando da inscrição, por favor indique qual a sessão pretendida: Sessão 1 ""Microalgas... um super-alimento” – 25 de novembro 08h30-10h45 Sessão 2 ""Microalgas... um super-alimento” – 25 de novembro 11h00-13h45 Sessão 3 ""Bioelectricidade onde menos de espera” – 25 de novembro 14h00- Sessão 4 ""Bioelectricidade onde menos de espera” – 25 de novembro 15h00-16h00 "
 
Sustentável insustentabilidade; uma reflexão sobre os nossos recursos
Data Início: 25-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do Ensino Secundário
Descrição: O objectivo fundamental desta conferência é olhar para a forma como a sociedade actual tem vindo a consumir os recursos geológicos existentes; os números são apresentados em gráficos de grande legibilidade o que torna extremamente fácil perceber o seu real significado. A finalizar referem-se algumas civilizações antigas (e.g. Mesopotâmia, Ilha de Páscoa, Islândia e Maias), numa perspectiva de tentar perceber o que as situações do passado nos podem revelar.
Local: Agrupamento de Escolas de Ansião - Centro Cultural de Ansião
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Conferências/Palestras
 
A Shamir vai à Escola com Tecnologias Revolucionárias!
Data Início: 25-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 9º ano que frequentam a Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Descrição: Com laboratório em Vila do Conde, a Shamir é líder mundial em designs de lentes desportivas e parceiro oficial da Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico, tendo desenvolvido e patenteado inovadoras tecnologias aplicadas em ótica. A visão não tem vidas extras e, por isso, a Shamir vai demonstrar aos nossos alunos como usa a tecnologia no bloqueio da percentagem de luz azul nociva, para proteger os olhos durante as diversões online.
Local: Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Palavras-Chave Shamir, luz azul, tecnologia inovadora no bloqueio da percentagem de luz azul
 
Oficina de Robótica - Ozobots
Data Início: 25-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 8º ano que frequentam a Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Descrição: Oficina de programação de mini-robôs "Ozobots"
Local: Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Palavras-Chave Robótica, Ozobots
Observações: Colaboração do Centro Ciência Viva de Vila do Conde
 
Oficina de Autómatos
Data Início: 25-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 6º ano que frequentam a Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Descrição: Construção de pequenos autómatos com movimentos de rotação/ sobe desce
Local: Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Palavras-Chave Autómatos
Observações: Colaboração com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde
 
Roadshow Tecnológico Valorização Integrada do Cardo - DOP Azeitão em análise
Data Início: 25-11-2020 09:30
Data Fim: 25-11-2020 12:00
Entidade Responsável: CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: A sessão é aberta ao público geral e pretende chegar a todos os interessados nas capacidades tecnológicas do Cardo
Descrição: A primeira ação do projeto CynaraTeC -Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo será um programa itinerante, Roadshow Tecnológico, com 6 sessões de acordo com a intervenção nas regiões de produção de queijo DOP: Azeitão, Serpa, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Serra da Estrela. A primeira sessão online do programa intitulada: “Valorização Integrada do Cardo - DOP Azeitão em análise” terá lugar no dia 25 de Novembro 2020, entre as 9:30 e as 12:00, em formato online via videoconferência Zoom. A primeira sessão irá unir queijarias, produtores e indústrias do distrito de Setúbal com interesse neste recurso para um debate de ideias. Alguns dos temas na mesa serão: o passado, presente e futuro da utilização do Cardo no fabrico de queijo e os fatores importantes na conservação da flor de Cardo. A análise destes temas contará com as intervenções do engenheiro Pedro Louro do Instituto nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e das doutoras Fátima Poças e Cristina Mena da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Uma mesa redonda entre todos os participantes será o remate para a troca de ideias fulcral ao processo de transferência de conhecimento e tecnologia, a mesma será dinamizada pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA).
Local: Não aplicável
Método de inscrição: As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até ao dia 24 de Novembro através do formulário: https://forms.gle/e4XiNWmtC86Qo6j36
Palavras-Chave Transferência de Tecnologia, Cardo, Queijo, Biotecnologia, Webinar
Observações: "Para mais informações consulte o site www.cebal.pt, a página de Facebook do CEBAL, ou contacte o número 284 314 399. O projeto CynaraTeC é financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 no Sistema de Apoio a Ações Coletivas “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”. O projeto CynaraTeC teve início em setembro de 2020 e termina em agosto de 2022. "
 
Worshop Laboratorial: Estado fisiológico da vinha
Data Início: 25-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes universitários e do ensino secundário; Público Geral
Descrição: Pretende-se fornecer princípios fisiológicos da videira para que se avalie/monitorize o seu comportamento fisiológico utilizando um conjunto de metodologias baseadas na performance fotossintética, estado hídrico e no teor de pigmentos fotossintéticos.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87351167844?pwd=QnhrVDhsUGY0aUdTay9pZGFJUnVndz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave Vinha, videira, fisiologia, workshop, online
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Lia Dinis
 
Semana da cultura cientifica
Data Início: 25-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: alunos do AEOH
Descrição: exposição de posters e mostra cientifica
Local: Escola secundária de Oliveira do Hospital
Palavras-Chave biodiversidade, rio Alva, ciência para todos
 
Vem Ver... Virtualmente
Data Início: 25-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do secundário
Descrição: "No âmbito da política de responsabilidade social da FCT NOVA, através da iniciativa “Vem Ver”, a Faculdade oferece a qualquer estudante a possibilidade de contactar com a Faculdade. Devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, a FCT NOVA suspendeu as visitas presenciais mas oferece a possibilidade de encontros digitais, via zoom, com os nossos professores. Esclareça dúvidas e conheça melhor a nossa oferta educativa diretamente com os coordenadores de cursos. "
Local:
Método de inscrição: https://www.fct.unl.pt/vem-ver
Palavras-Chave visita, online, conversa, ciência, tecnologia,
Observações: A atividade está ativa durante o ano todo.
 
Congresso "Mar à Vista"
Data Início: 25-11-2020 10:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Comunidade Educativa
Descrição: Apresentação de trabalhos de investigação desenvolvidos pelos alunos do Arupamento.
Local: Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior
Palavras-Chave mar, congresso, investigação, robot,
Observações: O Congresso vai ter parte presencial com transmissão via web e parte com projeção de vídeos de investigações realizadas pelos alunos.
 
Sistemas de Monitorização com base em IoT
Data Início: 25-11-2020 11:00
Data Fim: 25-11-2020 12:00
Entidade Responsável: Universidade Lusíada-Norte, VNFamalicão/Faculdade de Engenharias e Tecnologias
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: alunos do ensino secundáriao
Descrição: Apresentação Híbrida, com uma componente de demonstração prática em Laboratório e uma aplicação real de monitorização com base em tecnologias IoT
Local: Laboratórios de Engenharia da Universidade Lusíada - Norte, VNF
Método de inscrição: lilianasilva@fam.ulusiada.pt
Palavras-Chave Engenharia, Ciência, Apresentação híbrida
 
25 anos a explorar Ciência
Data Início: 25-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Mediante convite (Recomendações DGS)
Descrição: Cerimónia de Comemoração dos 25 anos do Exploratório
Local: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Palavras-Chave Cerimónia de Comemoração dos 25 anos do Exploratório
 
Aerospace Design: Technology is Beauty
Data Início: 25-11-2020 11:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os interessados em Design e, em particular, Design aerospacial
Descrição: Juntamente com a Embaixada de Itália em Portugal, a UNIDCOM/IADE organiza o webinar ""Desenho Aeroespacial: Tecnologia é Beleza"". A iniciativa é realizada no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia ""Ciência Viva"", por ocasião do Dia do Design italiano de 2020. Com a participação de designers e cientistas italianos e portugueses, o webinar centra-se no papel do Design na indústria aeroespacial e na investigação de novos materiais, tecnologias e abordagens. A língua oficial do evento será o inglês.
Local: Zoom
Método de inscrição: https://www.eventbrite.co.uk/e/webinar-aerospace-design-technology-is-beauty-tickets-130102208207
Palavras-Chave Design, espaço, tecnologia, webinar
Observações: Para mais esclarecimentos contactar unidcom@iade.pt ou visitar https://www.unidcom-iade.pt/
 
Tertúlia Científica
Data Início: 25-11-2020 11:40
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Clube de Ciência Viva - Agrupamento de Escolas de Pedome
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Professores e alunos.
Descrição: Esta atividade constitui uma homenagem ao professor Rómulo de Carvalho. Serão declamados poemas da sua autoria, haverá um momento musical e ainda uma dramatização sobre "Ciência", pelo Clube da Teatro da Escola.
Local: Auditório do Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão.
Método de inscrição: ana.neves@aepedome.net
Palavras-Chave Poesia; Teatro; Rómulo de Carvalho; António Gedeão
Observações: O número de participantes está condicionado pelo contexto de pandemia atual.
 
Curtas Visitas ao Centro de Engenharia Biológica
Data Início: 25-11-2020 11:63
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Engenharia Biológica
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público em Geral
Descrição: Curtas Visitas ao Centro de Engenharia Biológica
Local: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Engenharia Biológica, Edifício 7
Método de inscrição: luciana.peixoto@deb.uminho.pt
Palavras-Chave Biotecnologia, Bioengenharia, visita
Observações: dada a conjuntura atual a atividade é limitada a 8 participantes
 
Exposição
Data Início: 25-11-2020 13:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Escolar
Descrição: "Exposição constituída por 8 planetas (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno) em PVC, impressos à escala, acompanhados das respetivas fichas de identificação com alguns dados e curiosidades sobre cada um deles. Adicionalmente, serão facultados dois vídeos relacionados entre si – um que faz uma “viajem” pelos oito planetas do sistema solar e um segundo que vai apresentado imagens de pormenores que complementam a informação focada no vídeo anterior. Estes dois vídeos devem ser apresentados em simultâneo, lado a lado."
Local: Escola Secundária Manuel da Fonseca
Palavras-Chave Sistema Solar, planetas
Observações: A atividade destina-se aos alunos da Escola Secundária Manuel da Fonseca
 
Fibonacci - vida e obra
Data Início: 25-11-2020 14:00
Data Fim: 25-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário e público em geral
Descrição: "Webinar, por Joaquim Eurico Nogueira. Possuidor de excecional inteligência, Leonardo de Pisa (Fibonacci) conseguiu estabelecer uma ponte entre o mundo científico cristão e o muçulmano, e ser um dos principais responsáveis pela divulgação da numeração hindu-árabe na Europa medieval. Principal matemático do final da Idade Média, convidado de honra do imperador da Alemanha, homenageado pela cidade de Pisa, é hoje, por ironia da história, principalmente recordado por um problema de contagem de coelhos! "
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81513973623
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, história da matemática, Fibonacci
Observações: A inscrição será validada por email
 
Lançamento da exposição Leonardo da Vinci – tornar o conhecimento visível
Data Início: 25-11-2020 14:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Exploratório - Centro Ciência Viva Coimbra
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público geral
Descrição: "Leonardo da Vinci: Tornar o conhecimento visível, exposição produzida numa parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, dá a conhecer 12 máquinas construídas no final da década de 1960 a partir dos esboços originais do génio florentino e oferecidas pela IBM ao Museu Nacional da Ciência e da Técnica. Pensada e produzida para transportar os seus visitantes ao extraordinário universo criativo de Leonardo da Vinci, a exposição apresenta, para lá das 12 máquinas, reproduções de esquemas e desenhos de Leonardo a retratarem figuras humanas e animais, tornando assim visível o génio visionário de um dos grandes artistas e inventores de todos os tempos. Os desenhos são acompanhados na exposição por objetos diversos pertencentes às coleções do Museu da Ciência e do Museu de Anatomia Patológica da Universidade de Coimbra, destinados a desafiar o interesse na obra múltipla e genial de Leonardo da Vinci."
Local: Exploratório - Centro Ciência Viva Coimbra
Palavras-Chave Exposição Leonardo da Vinci, Exploratório, Universidade de Coimbra, Museu da Ciência da UC, Máquinas, Renascimento
 
Fenómenos Meteorológicos e Climáticos Extremos num contexto de alterações climáticas
Data Início: 25-11-2020 14:30
Data Fim: 25-11-2020 17:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Professores e estudantes dos vários graus de ensino, Público Geral
Descrição: O aumento da intensidade e frequência de fenómenos meteorológicos extremos é uma das principais consequências das alterações climáticas segundo os relatórios recentes do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Esta workshop tem como principais objetivos a promoção da literacia científica e climática, o entendimento das causas e consequências das alterações climáticas e das opções de gestão de risco, de adaptação e de mitigação. Serão apresentados resultados recentes do projeto WEX-Atlantic (PTDC/CTA-MET/29233/2017), contribuindo para a compreensão dos sistemas meteorológicos extremos, os mecanismos físicos subjacentes, a sua variabilidade e as mudanças esperadas num contexto de aquecimento global.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83617968108?pwd=ekp0ZDVYRVhTZ0l5V2NwbTVnZTVHQT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave meteorologia, WEX-Atlantic, aquecimento global, alterações climáticas
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Margarida Liberato
 
Sistemas Globais de navegação por Satélite: descobre onde estás!
Data Início: 25-11-2020 14:30
Data Fim: 25-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 9º ano ao 12º ano.
Descrição: Como sabemos onde estamos? E se estivéssemos completamente perdidos no meio do nada? Normalmente, não é possível determinar a nossa posição olhando por uma janela no meio do oceano ou numa vasta área de terra. Nesta palestra, percorreremos o fantástico mundo dos sistemas de posicionamento e de navegação por satélite, sendo o GPS o mais conhecido. No entanto, o GPS é apenas um deles. Sabes quais são os outros? Sabes como funcionam? Vem descobrir.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83986869380?pwd=U0pkVEFGd1JUZ0dsblpvOWxuUmtPZz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave navegação, satélite, GPS, sistemas de posicionamento, engenharia
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias, Joaquim João Sousa
 
Arduino para programação e robótica
Data Início: 25-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Escola Secundária de Avelar Brotero
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos
Descrição: Desenvolvimento de competências na área da programação e robótica através da realização de atividades em arduino.
Local: Sala B39 da Escola Secundária de Avelar Brotero
Método de inscrição: prode@esab.pt
Palavras-Chave arduino, programação, robótica
Observações: Os participantes devem trazer computador portátil
 
A inteligência artificial e a engenharia civil
Data Início: 25-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes da UTAD de Mestrado e Licenciatura
Descrição: Pretende-se com esta ação elucidar os participantes sobre as vantagens e como é utilizada a Inteligência Artificial na Engenharia Civil.
Local: UTAD - Ed. ECT - Polo I - sala E2.02
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave Inteligência Artificial, IA, Engenharia Civil
Observações: Dinamizadores da atividade: Departamento de Engenharias, Sandra Pereira Cunha
 
Apresentação do projeto VINCULUM - O que são morgadios e para que serve um projeto de investigação sobre eles?
Data Início: 25-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: "Neste webinar vai-se apresentar o projecto Vinculum ao público em geral, estudantes do Ensino secundário e universitário, estudiosos de história local, genealogistas. A formulação do título corresponde à constatação que é importante explicar a investigação científica de forma clara, bem como salientar as suas vantagens para as várias comunidades, e com estas estabelecer pontes de colaboração. Nesta sessão apresentar-se-á de forma breve o projecto, recorrendo ao site e ao principal produto realizado até agora, a base de dados; será feito um balanço de 18 meses de trabalho, boa parte deles em “ambiente pandémico”, e explanada a forma como se procurou contornar a situação, reconfigurando parcialmente o programa de investigação. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87419093893?pwd=cHJwNWtISDBJRUt5eDFPYm9BTXF3UT09 Palavra passe: 121561"
Local:
Palavras-Chave morgadios história medieval
 
Visita virtual ao zebrário
Data Início: 25-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: ensino básico
Descrição: tour virtual ao zebrário, explicada por uma investigadora
Local: zoom
Método de inscrição: esgotadas as vagas
Palavras-Chave zebrafish, zebrario, peixe zebra
 
ADN: o livro da vida
Data Início: 25-11-2020 15:15
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: alunos 1º ciclo
Descrição: Palestra via zoom para alunos do 1º ciclo do ensino básico
Local: zoom
Método de inscrição: esgotadas as vagas
Palavras-Chave adn, palestras, biologia marinha, ccmar
 
Acções COST CA18129 "Islamic Legacy" e CA18205 "Worlds of Related Coercions in Work
Data Início: 25-11-2020 15:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: "Esta atividade organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH visa apresentar as duas Acções COST em que o centro de investigação está atualmente envolvido. Através de duas apresentações, uma sobre o projeto ""Islamic Legacy"" e outra sobre o projeto ""Worlds of Related Coercions in Work"", os participantes poderão informar-se sobre o que é uma Acção COST, desde a criação de uma rede de investigadores até a produção de novo conhecimento baseado na investigação posdisciplinar, sem barreiras cronológicas, e transnacional. Link da sessão Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86481191448?pwd=UzB4dEtYbzdjcGlXTHlrOWJNTnpNdz09 ID da reunião: 864 8119 1448 Senha de acesso: 877906 "
Local:
Palavras-Chave Acções COST, investigação em rede, legado islâmico, Coerções Relacionadas no Trabalho
 
À conversa com uma cientista polar
Data Início: 25-11-2020 15:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: ensino básico
Descrição: Entrevista a um cientista que esteve na Antártida
Local: zoom
Método de inscrição: esgotadas as vagas
Palavras-Chave antartida, alterações climáticas, ambiente, ccmar
 
O impacto das alterações climáticas na vida marinha
Data Início: 25-11-2020 15:40
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: alunos 1º ciclo
Descrição: palestra online
Local: zoom
Método de inscrição: esgotadas as vagas
Palavras-Chave alterações climáticas, climate change, palestra
 
O Prémio Nobel da Física 2020: Buracos negros, da aurora à glória
Data Início: 25-11-2020 16:00
Data Fim: 25-11-2020 18:00
Entidade Responsável: Departamento de Física, IST-U.Lisboa
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes universitários e do secundário, publico interessado em astrofísica.
Descrição: Desde que a relatividade geral foi formulada por Einstein em 1915, foram necessárias duas décadas para entender que os buracos negros eram uma possibilidade teórica real, e várias outras para confirmar sem qualquer dúvida que eles foram encontrados na natureza. É esta aventura do pensamento e esforço humano, desde o alvorecer do conceito de buraco negro à glória de um prémio Nobel, juntamente com a física e astrofísica dos buracos negros planeada para os próximos cinquenta anos, nomeadamente a compreensão através deles do que é a gravitação no regime de campo forte e no regime quântico, que será exposta neste colóquio. Orador: José Sande Lemos
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92361948997?pwd=UDY2RmpqWkdnZXIyYldHQVNUQjREZz09#success
Palavras-Chave Colóquio, Astrofísica, Relatividade Geral, Buracos Negros, Nobel Física 2020
Observações: Contacto IST, Coordenação da Área de Comunicação, Imagem e Marketing: Joana Lobo Antunes , 924219646
 
A importância dos Drones no dia a dia
Data Início: 25-11-2020 16:00
Data Fim: 25-11-2020 17:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes do 10º ao 12º ano.
Descrição: Os termos, drones, quadcópteros e veículos aéreos não tripulados (UAV) já entraram no nosso léxico e estão, cada vez mais, presentes em atividades quotidianas. Nesta atividade faremos algumas demonstrações, recorrendo à utilização de drones para aquisição de fotografia e vídeo. Será uma forma de introduzirmos uma “nova linguagem fotográfica e uma nova forma de descobrir coisas e paisagens que já conhecemos, ou que pensamos já conhecer.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81856196164?pwd=SkZLVURiWTh3V3cyV3RsMFIyMzJlQT09
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave drones, quadcópteros, UAV, veículos aéreos não tripulados, fotografia, vídeo, tecnologia
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias, Joaquim João Sousa
 
Legado Matemático - Ada Lovelace
Data Início: 25-11-2020 18:30
Data Fim: 25-11-2020 19:30
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público em geral
Descrição: Webinar, por Ana Luísa Custódio. Avida e obra de Ada Lovelace, pioneira na arte de programar.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87856576924
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, história da matemática
 
CEB na Escola
Data Início: 26-11-2020 08:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Engenharia Biológica
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Comunidade escolar - ensino secundário.
Descrição: O “CEB na Escola” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Engenharia Biológica da UMinho, onde alguns dos seus investigadores são convidados a partilhar o seu conhecimento e experiência num ambiente escolar. A atividade tem como finalidade aproximar os cientistas de hoje aos potenciais cientistas de amanhã, no seu quotidiano.
Local: A Escola Secundária (que se inscrever)
Método de inscrição: luciana.peixoto@deb.uminho.pt
Palavras-Chave O “CEB na Escola” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Engenharia Biológica da UMinho, onde alguns dos seus investigadores são convidados a partilhar o seu conhecimento e experiência num ambiente escolar. A atividade tem como finalidade aproximar os cientistas de hoje aos potenciais cientistas de amanhã, no seu quotidiano.
Observações: Cada Sessão: período de 90 minutos em horário a definir com as escolas que se inscrevam
 
No trilho dos dinossauros
Data Início: 26-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Aluno do Pré-Escolar
Descrição: Nesta atividade partimos à descoberta de vestígios de antigos seres vivos ou de marcas da sua atividade no planeta Terra, que durante milhões de anos ficaram mais ou menos bem conservados nas rochas. Posteriormente, simulando as condições que na natureza permitem a formação de fósseis são elaborados moldes de seres vivos atuais.
Local: Agrupamento de Escolas do Bonfim-Portalegre
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
A Ciência da Voz - conhecer e cuidar o instrumento vocal
Data Início: 26-11-2020 09:00
Data Fim: 26-11-2020 11:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público Geral
Descrição: Breve introdução à história antropológica da nossa voz. Como utilizar de forma eficaz e adequada o instrumento vocal. A voz como instrumento de trabalho. A saúde vocal: utilização frequente e prevenção de danos. Conselhos e indicações para como manter a sua voz clara e eficiente e sem problemas. Qualidade e eficiência da comunicação vocal.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89578101366?pwd=V2JpWnZldXFRRXBaZW0yNFFHbFhYUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave voz, saúde, comunicação
Observações: Dinamizadores da atividade: Mila Simões de Abreu, Grupo Animação Cultural e Comunitária - animação cultural no Eco-campus
 
Aquametragem
Data Início: 26-11-2020 09:25
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento D. Pedro IV de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do 5º ano e 8º ano da Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Descrição: Visualização de uma curta-metragem sobre sustentabilidade do recurso natural - água
Local: Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde
Palavras-Chave sustentabilidade, água, má gestão da água
Observações: Articulação com o Projeto Cinema na Escola - Plano Nacional de Cinema
 
A minha carreira científica no âmbito do património construído
Data Início: 26-11-2020 10:00
Data Fim: 26-11-2020 13:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes, Público Geral
Descrição: O docente David Lista apresentará a sua experiência na investigação de materiais de construção tradicionais de forma informativa. Especificamente nos granitos. Os objetivos desta palestra são mostrar aos alunos as possibilidades oferecidas pela carreira científica e estimulá-los a desenvolver seu futuro profissional nesta área de pesquisa. Haverá espaço para discutir/ debater temas como a sustentabilidade, a educação ambiental, a reavaliação e a participação cidadã na ciência.
Local: https://us05web.zoom.us/j/83603932031?pwd=RC9WSTYxMGVMaTNkSUd3MWQxMXNxUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave património, granito, ciência, investigação, sustentabilidade
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, David Lista e Wahiba Moussi
 
Boarding pass: à descoberta do mar!
Data Início: 26-11-2020 10:50
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Pombal
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Todos os interessados
Descrição: Da geo(bio)diversidade ao clima, dos medos aos sonhos, o mar é afinal o quê? É o habitat de vida, as ondas e espaço imenso. Desafia-te a aprender com este jogo que é um convite a mergulhar no mar. Esperamos por ti!
Local: Online
Palavras-Chave Geo(bio)diversidade; Microplásticos; Preservação.
 
A hora do hidrogénio chegou!
Data Início: 26-11-2020 11:00
Data Fim: 26-11-2020 12:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes e Professores
Descrição: Nesta palestra iremos abordar da produção ao transporte e distribuição de hidrogénio, incluindo as estações de abastecimento. O hidrogénio é considerado o futuro portador de energia, também chamado de vetor energético. Assim, será apresentado um conjunto de soluções para transporte e distribuição do hidrogénio, dependendo do tipo de produção, origem, quantidade a fornecer e dependendo do tipo de consumidor final. Ainda serão apresentadas as práticas mais comuns para o transporte de hidrogénio e no desempenho económico desta etapa da cadeia de abastecimento de hidrogénio.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89115655261?pwd=aDh1L0JKYWdMV3BPUjh0elNtcXZPUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave hidrogénio, produção, transporte, energia, economia
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias, Eurico Vasco Amorim
 
As Ciências da Água
Data Início: 26-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Escola Secundária Almeida Garrett_VNGaia
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Comunidade geral
Descrição: As Ciências da Água
Local:
Palavras-Chave Exposição
 
À descoberta da biodiversidade - Programa Virtual
Data Início: 26-11-2020 11:30
Data Fim: 26-11-2020 12:30
Entidade Responsável: Jardim Zoológico
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: todas as idades
Descrição: Durante a sessão o Educador Zoológico irá falar junto das instalações das várias espécies que habitam no Zoo. Quantas espécies animais são atualmente conhecidas?Como difere a sua morfologia, fisiologia e comportamento? Que relações estabelecem com os seus habitats? Como podemos contribuir para a sustentabilidade da Vida na Terra?
Local: Canal do Youtube do Jardim Zoológico
Palavras-Chave biodiversidade, natureza, animais, ameaças, conservação, visita guiada, Jardim Zoológico
Observações: As pessoas poderão colocar questões no nosso chat que responderemos em direto.
 
Nonagon-Open day
Data Início: 26-11-2020 12:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Expolab-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Escolar
Descrição: O Nonagon- Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, abre as suas portas durante a semana C&T, com exibição de filmes no seu auditório.
Local: Nonagon- Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, Lagoa-Açores
Método de inscrição: Telefone: 296960520 | Email: geral@expolab.pt
Palavras-Chave Open-day; tecnologia
 
SAÚDE em EVIDÊNCIA para o CIDADÃO
Data Início: 26-11-2020 12:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Cidadãos
Descrição: "A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a UICISA: E, iniciou a importante missão de divulgação da melhor evidência em saúde disponível, adaptada ao cidadão, através da criação de sumários apelativos e com informação sucinta, sobre temas específicos. Desde junho 2020, produziu-se e divulgou-se nas redes sociais 10 sumários dos quais 7 reúnem evidência sobre várias vertentes da COVID-19. Assim a UICISA: E decidiu participar na Semana da Ciência e Tecnologia 2020 criando um quiz online contribuindo para a literacia do cidadão sobre a COVID-19. O quizz fundamenta-se nos sumários de evidência referidos anteriormente que podem ser consultados na página oficial de Facebook da UICISA: E em https://www.facebook.com/UICISAE "
Local: Online
Método de inscrição: https://www.facebook.com/UICISAE
Palavras-Chave covid-19, enfermagem, literacia em saúde, envolvimento do cidadão
 
Campos Hidrotermais Submarinos: Fábricas de Minerais do Reino de Neptuno
Data Início: 26-11-2020 13:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Público Escolar
Descrição: Nesta palestra viaje até ao “Reino de Neptuno”, percorrendo as profundezas do Oceano para descobrir as condições de génese prevalecentes em autênticas “fábricas de minerais” onde se formam minérios ricos em cobre, zinco, chumbo, prata e alguns outros metais críticos, imprescindíveis às novas tecnologias que servem as sociedades modernas. Compreenda a influência da geodinâmica do planeta Terra para a formação destes reservatórios minerais, que poderão vir a garantir o fornecimento, à Humanidade, de diferentes matérias primas.
Local: Escola Secundária Manuel da Fonseca
Palavras-Chave Hidrotermalismo, geologia, minerais, georecursos
Observações: Atividade reservada aos alunos da escola
 
EcoCampus: Vá para fora cá dentro
Data Início: 26-11-2020 13:00
Data Fim: 26-11-2020 14:00
Entidade Responsável: Museu de Geologia Fernando Real
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: alunos universitários, docentes e discentes
Descrição: Com objetivo de divulgar junto da Comunidade Académica da UTAD, o projeto do Jardim Geológico de Trás-os-Montes e Alto Douro e compreender a geodiversidade dentro e fora do Eco Campus, propomos uma visita guiada na zona central do Campus entre a Capela (Início) e a galeria Alumni (Fim)
Local: Campus da UTAD
Método de inscrição: gci@utad.pt
Palavras-Chave Geodiversidade, Jardim Geológico
 
Como se faz um cientista? - à conversa com Bruno Soares
Data Início: 26-11-2020 13:45
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Gondifelso
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos e professores do ensino básico e secundário (com especial incidência no 9º ano)
Descrição: "Este evento, dirigido sobretudo aos alunos do 9º ano (podendo ser alargado a outros anos de escolaridade) surge com dois propósitos: Em primeiro lugar, pretende ajudar os alunos ao nível da orientação vocacional (tão importante nesta fase da sua vida) ajudando-os a descobrir como se processa o dia-a-dia de um investigador científico e que opções deverão ser tomadas em termos de prosseguimento de estudos caso se pretenda enveredar por essa área. Em segundo lugar, serão abordados alguns tópicos ligados à genómica e ao uso da biotecnologia para melhoria da vida da sociedade. Através de uma breve apresentação do seu currículo, Bruno Soares, explicará o seu percurso académico (inicialmente na área da física e mais tarde, ao nível da biotecnologia) e as atividades que já desempenhou ao longo dos anos ao nível profissional, esclarecendo todas as dúvidas apresentadas pelos participantes no que respeita a este tema. Serão ainda abordados (mais ou menos ligeiramente, conforme a evolução da sessão), os contributos da genética para a saúde humana, mais concretamente das análises/testes ao DNA. Trata-se de uma sessão informal, mais uma conversa do que propriamente uma ""aula"", onde os alunos poderão contactar e conversar diretamente com um investigador científico, profissão que sempre despertou alguma curiosidade nos jovens."
Local: Palestrante em videoconferência
Método de inscrição: Enviar mail para anasoares@aegondifelos.pt.
Palavras-Chave cientista, biotecnologia, genómica, genética, DNA, videoconferência, Bruno Soares,
 
Contributos de metodologias inovadoras de previsão de tendências de espécies, comunidades e ecossistemas para a conservação da biodiversidade: conceitos teórico e implementação prática
Data Início: 26-11-2020 14:00
Data Fim: 26-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento e investigadores
Descrição: Neste workshop serão apresentadas inicialmente algumas ideias, conceitos teóricos de metodologias de previsão, dinâmicas e espácio-dinâmicas, da resposta de espécies, comunidades e ecossistemas a pressões antropogénicas. Serão posteriormente implementados casos de estudo para melhor compressão das metodologias apresentadas. Finalmente será discutida a relevância das metodologias apresentadas, não descurando as várias questões em aberto e dúvidas.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88265551749
Método de inscrição: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave ecossistemas, biodiversidade, workshop, online, espécies
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola das Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Biologia e Ambiente, Laboratório de Ecologia Aplicada, e CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas.
 
És Atuária? Mas o que fazes afinal?
Data Início: 26-11-2020 14:00
Data Fim: 26-11-2020 15:00
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário e público em geral
Descrição: "Webinar, por Lourdes Afonso. Esta é uma pergunta recorrente. O risco é a minha profissão. Venham conhecer uma profissão desafiante e internacionalmente reconhecida, que ainda é um pouco desconhecida em Portugal. Vamos falar da profissão e das ferramentas que utilizamos para gerir o risco e a incerteza."
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83489024630?pwd=Ylh5R3dTSkE1M2VtN0lzWTRvbGhhdz09 (Password: 758468)
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, matemática aplicada, risco, banca, seguros, atuariado
Observações: A inscrição será validada por email
 
O Físico Detetive
Data Início: 26-11-2020 14:00
Data Fim: 26-11-2020 14:30
Entidade Responsável: LIBPhys-UNL
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: alunos ensino secundário
Descrição: Houve um assassinato na academia de ginástica e a Física pode ajudar a descobrir o culpado! Nesta atividade, as provas deixadas pelo criminoso serão analisadas com técnicas de espetroscopia de modo a resolver o crime. Queres ser um Físico Detetive?
Local:
Método de inscrição: sofia.pessanha@fct.unl.pt
Palavras-Chave espetroscopia forense; Interação radiação com a matéria
 
À descoberta dos rótulos dos alimentos
Data Início: 26-11-2020 14:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos de 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico
Descrição: No início desta atividade será realizado um enquadramento teórico sobre os princípios orientadores para a alimentação saudável e sustentável. Será explicada a informação constante nos rótulos dos alimentos, com exemplos concretos e uma atividade prática de demonstração do teor de açúcar em alguns alimentos. No final, será dada a possibilidade aos participantes de colocar as suas dúvidas.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89187838625?pwd=QWVsNTJnTFhId3dnSmpXV1ByMG5SUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave rótulos, alimentos, alimentação, saúde, sustentabilidade
Observações: Dinamizadores da atividade: Margarida Liz e Carla Gonçalves
 
À descoberta da Ciência de Dados
Data Início: 26-11-2020 14:30
Data Fim: 26-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do Ensino Secundário, com particular foco para os alunos do 12.º ano
Descrição: Nos últimos 2 anos o Ensino Superior apostou nos primeiros cursos de Ciência de Dados. Porque será? Se pesquisares “Ciência de Dados” no Google, vais-te surpreender! Atualmente surgem aproximadamente 5 milhões de entradas e para o termo inglês “Data Science”cerca de 3 mil milhões de entradas. Nesta palestra vamos procurar esclarecer algumas das tuas dúvidas acerca da Ciência de Dados. Quais as saídas profissionais? Qual a taxa de empregabilidade? Quanto ganha? Quais as áreas de formação base de um cientista de dados? O que tenho de saber para ir para um curso de Ciência de Dados? E principalmente, o que faz um cientista de dados? Desde a identificação de um problema, a recolha, exploração e modelação dos dados, até à visualização e comunicação dos resultados para o auxílio na tomada de decisão.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83362044448?pwd=ZGFUU3QwWStDWlRKYkdhNUplRDE2Zz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave ciência de dados, saídas profissionais, empregabilidade
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia: Departamento de Matemática
 
Luz e som: experiências com estes amigos e comparsas
Data Início: 26-11-2020 14:30
Data Fim: 26-11-2020 15:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo ou do secundário
Descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82930394066?pwd=YmVHOEdHRFVuZ0UyZE52QVdVa3BEUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave física, luz, som, visão audição, laser, sonar, experiência interativa, online
Observações: Alunos do 3º ciclo ou do secundário
 
O impacto das alterações climáticas em pequenos peixes pelágicos e perspectivas futuras
Data Início: 26-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Tavira, Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Descrição: "Ao longo da história evolutiva do planeta, as temperaturas têm oscilado significativamente, provocando alterações nas condições bióticas e abióticas dos oceanos. No entanto, devido ao impacto antropogénico desde o início da revolução industrial, o aumento dos gases com efeito de estufa na atmosfera está a provocar um aumento de temperatura nos oceanos, entre outras reações químicas e físicas. Estas oscilações têm um impacto profundo na biologia e ecologia dos organismos, e por isso é importante estudar a resposta que os organismos marinhos tiveram no passado às alterações globais, para conseguirmos prever quais as consequências das mesmas no futuro. Os pequenos peixes pelágicos, como a sardinha ou o biqueirão, são espécies que assumem uma importância fundamental nos ecossistemas marinhos porque são a base da cadeia alimentar dos predadores de topo, e são um recurso com uma importância económica determinante para a sobrevivência de uma grande parte da população costeira mundial. O projecto SardiTemp é um projecto científico que visa compreender os efeitos das alterações climáticas em pequenos peixes pelágicos. Através do estudo interdisciplinar, como a genética, o comportamento, a fisiologia, o metabolismo e a modelação, pretende-se compreender um pouco mais sobre a biologia destes organismos e com isso criar modelos preditivos da sua distribuição para o final do século. Uma melhor compreensão dos impactos causados pelas alterações globais em pequenos peixes pelágicos irá contribuir para uma gestão dos recursos baseado em dados científicos para um desenvolvimento sustentável dos oceanos. Esta palestra é realizada por videoconferência e é destinada aos alunos do secundário. "
Local:
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Alterações climáticas, peixes, palestra
Observações: Vagas esgotadas
 
Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight
Data Início: 26-11-2020 15:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Online
Público Alvo:
Descrição: "Esta atividade organiza-se no âmbito do projeto ""Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight"". Resultante de uma colaboração entre o Mosteiro da Batalha e várias universidades portuguesas e estrangeiras, este projeto visa analisar quando, onde, como, porquê e por quem o passado medieval tem sido utilizado, tendo em conta uma ampla baliza cronológica, que começa no próprio período medieval e se estende para incluir a política contemporânea, a sociedade e os meios de comunicação de massa. Durante esta atividade mostrar-se-ão os principais eixos de investigação desenvolvidos nos últimos anos com o objetivo de produzir conhecimento sobre esses usos do passado medieval. Ademais, esta atividade também permitirá mostrar uma série de colaborações realizadas nos últimos meses com diversos artistas com o intuito de equacionar até que ponto a Idade Média está presente na prática artística contemporánea. A atividade contará com a participação do Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha e vários dos investigadores que fazem parte deste projeto. Link da reunião: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89877480322?pwd=aHFac3FleTZtRXVPckJJMUdXU3B0UT09 ID da reunião: 898 7748 0322 Password: 696172"
Local:
Método de inscrição: Estudantes, académicos
Palavras-Chave Património Cultural, Mosteiro da Batalha, Usos do Passado, Idade Média
 
O estudo dos manuscritos jurídicos iluminados em Portugal: a Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM e a Base de Dados “Legal Digital Scriptorium - Portugal”
Data Início: 26-11-2020 16:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes, académicos
Descrição: Esta sessão quer mostrar ao público o progresso da investigação sobre os manuscritos jurídicos iluminados que se desenvolveu e enriqueceu consideravelmente em Portugal nos últimos dez anos. Os dois resultados mais recentes dessas investigações também serão apresentados neste contexto: a Oficina internacional de investigação IUS ILLUMINATUM e a base de dados ""Legal Digital Scriptorium - Portugal""
Local:
Palavras-Chave manuscritos juridicos iluminados
 
À descoberta do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Data Início: 26-11-2020 18:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Jovens e Adultos
Descrição: "O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), com o estatuto de Laboratório Associado desde 2005, é uma é uma das unidades de investigação da Universidade de Aveiro. Tem como missão desenvolver investigação internacional de topo, nas ciências ambientais e marinhas e a mitigação de riscos, incluindo eventos climáticos extremos e alterações climáticas, com particular relevância nos sistemas sócio ecológicos complexos e nas áreas marinhas. O principal objetivo do CESAM é promover o uso mais eficiente dos recursos ambientais terrestres e aquáticos (compreendendo as áreas desde as bacias hidrográficas até ao mar profundo), criando uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável, visando fomentar o emprego científico e assegurar a coesão territorial e social."
Local: https://bit.ly/2V0Ygtf
Palavras-Chave Ação climática; Eficiência de recursos ambientais; Agricultura sustentável e florestas; Ciências do meio aquático; Economia circular
Observações: Aqui poderão ver alguns vídeos mais específicos relativos a alguns dos grupos de investigação do CESAM: https://bit.ly/33gwL3s
 
As Ciências da Água: um percurso de professores e alunos na Escola Almeida Garrett
Data Início: 26-11-2020 23:59
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Escola Secundária Almeida Garrett - VNGaia
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Comunidade interessada
Descrição: Divulgação dos trabalhos desenvolvidos desde setembro na capacitação de professores e desenvolvimento de conhecimentos, capacidade e atitudes nos alunos numa narrativa sobre a ÁGUA na ótica multidisciplinar da Escola Almeida Garrett - VNGaia.
Local: Site da Escola na Página dos Projetos_Clube Ciência Viva https://esagarrett.com.pt/wp/?cat=77
Palavras-Chave ÁGUA: qualidade de vida, números, rios, voluntariado ambiental, espécies invasoras aquáticas, LUA e Jornal da Escola (Jornal Viagens).
 
No trilho dos dinossauros
Data Início: 27-11-2020 09:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do Ensino Pré-Escolar
Descrição: Nesta atividade partimos à descoberta de vestígios de antigos seres vivos ou de marcas da sua atividade no planeta Terra, que durante milhões de anos ficaram mais ou menos bem conservados nas rochas. Posteriormente, simulando as condições que na natureza permitem a formação de fósseis são elaborados moldes de seres vivos atuais.
Local: Agrupamento de escolas do Bonfim - Portalegre
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Oficinas/Workshops
 
Radiografia a uma cidade romana enterrada em Luz de Tavira
Data Início: 27-11-2020 09:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Tavira, Universidade do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Descrição: Há 2000 anos existiu uma cidade romana em Luz de Tavira, nas margens da ria Formosa. Apesar de boa parte da cidade já ter desaparecido, mantêm-se enterrados nos terrenos daquela área alguns restos daquela cidade. Para se conhecerem esses vestígios o solo tem vindo a ser pesquisado com um radar de penetração no terreno que permite conhecer o que ainda existe. Esta palestra é dinamizada no âmbito do projecto "Balsa - em busca das Origens do Algarve” (SAICT-ALG/39581/2018).
Local:
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Balsa, arqueologia, palestra
Observações: Vagas esgotadas
 
À Conversa com o Físico, o Cientista e o Homem
Data Início: 27-11-2020 10:00
Data Fim: 27-11-2020 11:00
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Público Escolar
Descrição: Através de conversas informais realizadas nas escolas, o Físico e Cientista José Luís Santos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) leva o seu trabalho e experiências às escolas. A iniciativa pretende despertar o interesse de crianças e jovens pela compreensão do papel da Ciência e Tecnologia na sociedade, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo, social, moral e ético, apontar a relevância do raciocínio científico e promover uma visão global da investigação científica desenvolvida no Departamento de Física e Astronomia da FCUP.
Local: Escolas
Método de inscrição: Telefone: 252633383 ou E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt
Palavras-Chave Ciência, Tecnologia, Sociedade, Cientista, Investigação Científica, Raciocínio Científico, FCUP, Física, Astronomia
Observações: As sessões podem ser realizadas em diferentes escolas ou na mesma escola para diferentes grupos/turmas. Medidas de prevenção e segurança em tempos de covid-19 O CCVVC é um espaço seguro! O CCVVC vai às escolas com segurança!
 
Pergunta e Verás
Data Início: 27-11-2020 10:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes de todas as idades
Descrição: "A FCT NOVA desafiou estudantes a lançarem perguntas aos nossos investigadores. Foram mais de 200 as que nos chegaram e as respostas foram dadas no facebook da FCT NOVA (https://www.facebook.com/fct.nova) e na sessão zoom a que podes assistir. "
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84790593657
Palavras-Chave conversa, ciência,
Observações: Este evento celebrou o Dia Nacional da Cultura Científica
 
NOVA Sci & Tech Volunteer
Data Início: 27-11-2020 10:10
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: FCT NOVA
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes do Secundário e do Ensino Superior
Descrição: Estás no ensino secundário ou no primeiro ciclo do Ensino Superior? Gostas de Ciência e Tecnologia e pretendes aprofundar os teus conhecimentos? Vem conhecer o NOVA Sci & Tech Volunteer - programa de iniciação à Investigação Científica: https://www.fct.unl.pt/investigacao/sci-tech-volunteer. Escolhe o teu projeto e candidata-te!
Local:
Método de inscrição: https://www.fct.unl.pt/investigacao/sci-tech-volunteer
Palavras-Chave voluntariado, iniciação à investigação, estágios científicos, laboratórios
 
A equação da Hidrodinâmica de Bernoulli
Data Início: 27-11-2020 10:30
Data Fim: 27-11-2020 11:30
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: É apresentada uma descrição do contexto histórico em que a equação da hidrodinâmica Bernoulli foi desenvolvida por Daniel Bernoulli, no século XVIII, e do modo como é frequentemente apresentada para explicar alguns fenómenos físicos que relacionam a pressão com a velocidade de escoamento de um fluido. São realizadas demonstrações experimentais para esclarecer alguns equívocos sobre a sua aplicabilidade.
Local: Ed. ECT - Polo II- Lab. 3.2
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave física, hidrodinâmica, Bernoulli, velocidade, fluído, equação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Armando Soares
 
O granito, a pedra dourada de Vila Real. Origem, usos e deterioração
Data Início: 27-11-2020 10:30
Data Fim: 27-11-2020 13:20
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes, Público Geral
Descrição: São objetivos da visita, introduzir as rochas tradicionalmente usadas na construção em Vila Real, desde a sua origem geológica até à sua deterioração, bem como mostrar técnicas portáteis de análise no âmbito da conservação do património. O trabalho artesanal e os materiais mudaram drasticamente desde que foram construídos monumentos e casas no centro histórico de Vila Real. Durante o percurso, mostrar-se-ão as pedras de construção, os procedimentos e a evolução do corte de pedras de construção. O docente David Lista abordará os fatores envolvidos na deterioração, bem como o impacto de agentes ambientais e antrópicos agressivos. Serão debatidos temas como a sustentabilidade, a educação ambiental e a participação cidadã na ciência da conservação.
Local: https://us05web.zoom.us/j/84489338638?pwd=OEJBdnVyamtlRHNURDhINjZleHFkdz09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave Geologia, rocha, granito, património, Vila Real, construção, pedra, visita
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, David Lista e Wahiba Moussi
 
A importância da preparação laboratorial de rochas e sedimentos em estudos petrográficos, químicos e de difração de raios X
Data Início: 27-11-2020 10:30
Data Fim: 27-11-2020 11:15
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 ?m de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota- O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)
Local: Ed. ECVA - Polo 1 - Laboratório de Geologia
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave geologia, rochas, minerais, microscópio petrográfico, lâminas, datação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira
 
Luz e som: experiências com estes amigos e comparsas
Data Início: 27-11-2020 11:00
Data Fim: 27-11-2020 12:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo ou do secundário
Descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82930394066?pwd=YmVHOEdHRFVuZ0UyZE52QVdVa3BEUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave física, luz, som, visão audição, laser, sonar, experiência interativa, online
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Daniel Alexandre e Francisco Marinho
 
Unconscious bias: how it impacts careers in science and how to mitigate this influence.
Data Início: 27-11-2020 11:00
Data Fim: 27-11-2020 13:00
Entidade Responsável: Departamento de Física, IST-U.Lisboa
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes Universítários.
Descrição: Speaker: Prof. Dr. Petra Rudolf Affiliation: Zernike Institute for Advanced Materials, University of Groningen Abstract: We all are subject to unconscious bias - if you don’t know how biased you are, test yourself on https://implicit.harvard.edu/implicit/. Therefore bias severely conditions our own career and that of others, and knowing about it is crucial to become better professionals in science. The aim of this talk is to give everyone the means to recognize unconscious bias in their professional environment and recipes to work against it. I shall discuss how the four most common forms of unconscious bias impact the careers in science: performance bias, performance attribution bias, maternal bias and the competence/likeability trade-off.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92361948997?pwd=UDY2RmpqWkdnZXIyYldHQVNUQjREZz09#success
Palavras-Chave Colloquia, Biases, Scientific Careers
Observações: Contacto IST, Coordenação da Área de Comunicação, Imagem e Marketing: Joana Lobo Antunes , 924219646
 
Espetáculo - Química por Tabela 2.0
Data Início: 27-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino básico
Descrição: "Química por Tabela 2.0 é um show de ciência que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Consiste numa sequência de transformações químicas curiosas e surpreendentes, onde são explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão, complexação, quimioluminescência, entre outros. As alterações de cor e de estado físico proporcionam efeitos visuais apelativos estimulando a participação do público. Química por Tabela 2.0 mostra que “por tabela” é possível aprender química fora da sala de aula. Este show de ciência foi desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro."
Local: Agrupamento de Escolas Moimenta da Beira
Método de inscrição:
Palavras-Chave Show, Química
 
Show da Química
Data Início: 27-11-2020 11:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias
Descrição: "Show de ""Química por Tabela"", realizado pela FÁBRICA - Centro Ciência Viva de Aveiro, em duas sessões de 1 hora. Evento promovido pelo Clube das Ciências - Clube Ciência Viva na Escola."
Local: Sala 501 - Auditório da escola sede do agrupamento
Palavras-Chave Química; Ciência; Tecnologia no dia a dia.
 
A importância da preparação laboratorial de rochas e sedimentos em estudos petrográficos, químicos e de difração de raios X
Data Início: 27-11-2020 11:30
Data Fim: 27-11-2020 12:15
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 ?m de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota- O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)
Local: Ed. ECVA - Polo 1 - Laboratório de Geologia
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave geologia, rochas, minerais, microscópio petrográfico, lâminas, datação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira
 
Ciência em direto
Data Início: 27-11-2020 14:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência VIva de Estremoz
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Professores do Ensino Secundário
Descrição: O Centro Ciência Viva de Estremoz tem vindo a desenvolver atividades de divulgação científica nestas áreas, destacando-se a publicação em finais de 2019 do 1º volume da trilogia "Portugal de Antes da História" dedicada precisamente à compreensão dos processos geológicos. Para além disso, desde há alguns anos que este Centro tem dinamizado regularmente várias conferências e atividades experimentais sobre estas temáticas. Para além disto, neste momento estamos a fazer alterações na sala introdutória do espaço expositivo deste Centro de modo a incluir alguns destes conceitos inovadores nas visitas aos nossos espaços.
Local: Centro Ciência Viva de Estremoz
Método de inscrição: Por telefone ou email
Palavras-Chave Conferências/Palestras
 
A importância da preparação laboratorial de rochas e sedimentos em estudos petrográficos, químicos e de difração de raios X
Data Início: 27-11-2020 14:00
Data Fim: 27-11-2020 14:45
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 ?m de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota- O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)
Local: Ed. ECVA - Polo 1 - Laboratório de Geologia
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave geologia, rochas, minerais, microscópio petrográfico, lâminas, datação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira
 
Teoria de Jogos: Como um brilhante matemático ganha o prémio Nobel... da Economia
Data Início: 27-11-2020 14:00
Data Fim: 27-11-2020 11:50
Entidade Responsável: Centro de Matemática e Aplicações (CMA) da FCT NOVA
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário e público em geral
Descrição: Webinar, por Marta Faias. A teoria de jogos consiste na abordagem matemática moderna para conflitos de interesse, ou seja, aplica-se a situações onde vários indivíduos interagem e a ação de cada um afeta o resultado de todos. John Nash (Matemático Norte Americano 1928-2015) sugeriu como se podem modelar este tipo de problemas, propôs um conceito solução e apresentou as condições que garantem que essa solução existe. Esta área da matemática aplica-se hoje em dia a diversas áreas do conhecimento e foi determinante no desenvolvimento de modelos económicos, o que justificou a atribuição do prémio Nobel da Economia (1994) a John Nash. Nesta palestra iremos apresentar vários exemplos de jogos simples que ilustram o potencial desta teoria.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83903028470
Método de inscrição: Inscrição obrigatória pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt indicando número de participantes e faixa etária
Palavras-Chave webinar, matemática, matemática aplicada, teoria de jogos
Observações: A inscrição será validada por email
 
Espetáculo de ciência - Química por Tabela 2.0
Data Início: 27-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Alunos do ensino básico
Descrição: "Química por Tabela 2.0 é um show de ciência que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Consiste numa sequência de transformações químicas curiosas e surpreendentes, onde são explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão, complexação, quimioluminescência, entre outros. As alterações de cor e de estado físico proporcionam efeitos visuais apelativos estimulando a participação do público. Química por Tabela 2.0 mostra que “por tabela” é possível aprender química fora da sala de aula. Este show de ciência foi desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro."
Local: Agrupamento de Escolas Moimenta da Beira
Método de inscrição:
Palavras-Chave Show, Química
 
Há Ciência no Museu! - Take 2
Data Início: 27-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: IHC NOVA FCSH - Polo da Universidade de Évora | Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Ecléctico
Descrição: Três especialistas em diferentes áreas do conhecimento demonstram como a ciência está presente no Museu, a partir de obras pertencentes às suas colecções.
Local: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Palavras-Chave Museu | Colecção | Arte | Ciência | Webinar
Observações: https://us02web.zoom.us/j/86178390716?pwd=UGpLVmtRTDE2VXR5MG1icE1DZ2pwQT09
 
Há Ciência no Museu! — Take 2
Data Início: 27-11-2020 14:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público adulto
Descrição: Visita virtual dedicada à relação entre ciência e museus de arte.
Local: Plataforma Zoom
Palavras-Chave História, Arte, Museus, Ciência
 
Luz e som: experiências com estes amigos e comparsas
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 16:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo ou do secundário
Descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82930394066?pwd=YmVHOEdHRFVuZ0UyZE52QVdVa3BEUT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave física, luz, som, visão audição, laser, sonar, experiência interativa, online
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Daniel Alexandre e Francisco Marinho
 
Aplicações de Inteligência Artificial explicável
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 15:45
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes de licenciatura
Descrição: Introdução à Inteligência Artificial e aos métodos de ""aprendizagem profunda"" (Deep learnig). Principais desafios. Os métodos de Inteligência Artificial explicável. Exemplos de aplicação.
Local: Ed. Escola de Ciências e Tecnologia - Polo 1
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave IA, Inteligência Artificial
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias, António Cunha
 
Usar fotos para aprender sobre a temperatura do corpo
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 15:45
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes do 12º ano e Universitários
Descrição: Usando uma máquina termográfica tiram-se fotos dos pés e das mãos, para ficar a saber mais sobre a distribuição da temperatura do corpo.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81169648385?pwd=TDJMSit5OENnNE5GMVpOMlR4ZWx0UT09#success
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave temperatura corporal, fotografia, corpo, matemática
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Ana Paula Teixeira e Vítor Filipe
 
Ciência para todos
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 16:00
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: São realizadas demonstrações experimentais de alguns fenómenos físicos que se podem confundir com truques de magia. As experiências reproduzem fenómenos que envolvem eletricidade, magnetismo, termodinâmica, combustão, ótica, dinâmica de fluidos, etc. Algumas das experiências podem ser facilmente reproduzidas em casa pelos participantes
Local: Ed. ECT - Polo II - Lab. 3.2
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave física, eletricidade, magnetismo, termodinâmica, combustão, ótica, experiências
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Armando Soares
 
A importância da preparação laboratorial de rochas e sedimentos em estudos petrográficos, químicos e de difração de raios X
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 15:45
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 ?m de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota- O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)
Local: Ed. ECVA - Polo 1 - Laboratório de Geologia
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave geologia, rochas, minerais, microscópio petrográfico, lâminas, datação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira
 
Cerimónia de Entrega dos Prémios Ciência Viva 2020
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: 27-11-2020 17:00
Entidade Responsável: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Híbrido
Público Alvo: Todos
Descrição: Os Prémios Ciência Viva são atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica em Portugal. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A edição deste ano será realizada em formato misto - presencial + online - devido à situação de pandemia: - Presencial, com um número limitado de convidados. Serão cumpridas com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde previstas para eventos com estas características. Necessária inscrição. Mais informações brevemente. Mais informação em https://www.cienciaviva.pt/semanact/index.php - Online, em direto via streaming no nosso YouTube. Sem necessidade de inscrição prévia. Junte-se a nós! O Pavilhão do Conhecimento é um Centro de Ciência Clean & Safe. Mais informações brevemente
Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Método de inscrição: E-mail
Palavras-Chave Prémios, Ciência Viva
 
A investigação feita no IEM. Os projetos nacionais.
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes, académicos
Descrição: "Nesta sessão apresentam-se os projetos de investigação financiados pela FCT que atualmente se encontram a ser desenvolvidos no IEM, bem como os que foram recomendados para financiamento no mais recente concurso. Cister.Hor. Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção: Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (a decorrer) pretende estudar numa perspectiva interdisciplinar os códices litúrgicos produzidos no scriptorium de Alcobaça: estudar, por um lado, os manuscritos na sua materialidade (características da decoração iluminada, estudo dos pigmentos e das encadernações) e, em simultâneo, estudar o seu conteúdo litúrgico, desde os finais do séc. XII até os inícios do séc. XVI. Livros, rituais e espaço num Mosteiro Cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI (a ter inicio em 2021) pretende estudar de forma interdisciplinar, os códices litúrgicos da biblioteca do Mosteiro de Lorvão, a primeira casa cisterciense feminina em Portugal, contribuindo para a integração dos estudos monásticos nacionais nos estudos de género, no período compreendido entre 1211 e os finais do século XVI. O projeto STEMMA investiga os cancioneiros medievais galego-portugueses numa abordagem pluridisciplinar, aliando a análise químico-molecular das tintas das iluminuras, o estudo da estrutura dos códices sobreviventes e o seu percurso histórico, em particular no que diz respeito ao papel dos humanistas do Renascimento na sua cópia e preservação. Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI) / Think big on small frontier towns: Alto Alentejo and Alta Extremadura leonesa (13th - 16th centuries) visa identificar o papel desempenhado por pequenas vilas na articulação de um território de fronteira entre Portugal e Castela bem como reconstituir a evolução de duas destas vilas, Castelo de Vide e Cáceres. https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81285826690?pwd=NzBvQXZlSDdyek9NWnZORkJFemNCZz09 ID da reunião: 812 8582 6690 Senha de acesso: 659732"
Local:
Palavras-Chave Estudos Medievais; Investigação em Idade Média; História Medieval; Arte Medieval; Literatura Medieval
 
Engenharia Biomédica: uma aposta no futuro
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Estudantes do Ensino Secundário
Descrição: Engenheira Biomédica: Identificada como sendo uma das profissões com mais emprego do futuro. Uma das profissões mais promissoras dadas as preocupações constantes em relação às áreas de saúde. Nesta palestra será apresentada a Engenharia Biomédica na UTAD, bem como as principais áreas de atuação. A Licenciada Ana Coelho irá apresentar o trabalho "Deteção automática de quedas em idosos", desenvolvido no âmbito do curso de Engenharia Biomédica.
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82560778040
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave Biomedicina; engenharia, saúde, futuro, profissão
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias: Luís Torres Pereira, Ana Coelho, Argentina Leite, Eduardo Pires.
 
Doenças raras: a odisseia do diagnóstico
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Agrupamento de Escolas de Rio Tinto 3 - ESRT
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do 12º ano de Biologia
Descrição: Doenças raras: a odisseia do diagnóstico
Local:
Palavras-Chave Videoconferência; Doenças raras
 
Visita virtual a um Centro de Investigação Científica
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: todos os níveis de ensino
Descrição: tour guiada por um centro de investigação
Local: zoom
Método de inscrição: esgotadas as vagas
Palavras-Chave ccmar, centro de investigação, tour, visita online
 
As potencialidades da biosfera no controlo das pragas”
Data Início: 27-11-2020 15:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: IPBeja
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Alunos do ensino secundário e ensino superior
Descrição: Tem como principal objectivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área científica aos alunos do IPB e de todas as escolas
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83825792838?pwd=TElEb1ZrbWgzSFNmMUhmV1pjYWtBdz09
Palavras-Chave Controlo biológico, Limitação natural, Luta biológica
 
A importância da preparação laboratorial de rochas e sedimentos em estudos petrográficos, químicos e de difração de raios X
Data Início: 27-11-2020 16:00
Data Fim: 27-11-2020 16:45
Entidade Responsável: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Presencial
Público Alvo: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD
Descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 ?m de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota- O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)
Local: Ed. ECVA - Polo 1 - Laboratório de Geologia
Método de inscrição: Formulário: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/form_insc/
Palavras-Chave geologia, rochas, minerais, microscópio petrográfico, lâminas, datação
Observações: Dinamizadores da atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Geologia, Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira
 
Conhece a plataforma florestas.pt?
Data Início: 27-11-2020 16:30
Data Fim: 27-11-2020 17:15
Entidade Responsável: RAIZ Instituto de Investigação da Floresta e Papel
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público em geral
Descrição: O que pode encontrar no florestas.pt
Local:
Palavras-Chave Webinar, Floresta Portuguesa, Conhecer, Descobrir, Valorizar
Observações: Qual a plataforma a usar para o evento? (pergunta para a organização)
 
Visita virtual ao CEB: Uma visita ao mundo da Biotecnologia
Data Início: 27-11-2020 17:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro de Engenharia Biológica
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Jovens e Adultos
Descrição: "Queres conhecer o que fazemos no centro de Engenharia Biológica da UMinho? Então embarca connosco nesta visita virtual ao Centro de Engenharia Biológica/Departamento de Engenharia Biológica. Esta atividade pretende promover a interação e difusão de conhecimento acerca das diferentes áreas da Engenharia Biológica entre alunos do secundário e investigadores. Para o efeito serão guiados virtualmente pelas diferentes áreas da Engenharia Biológica (Ambiental, Alimentar, Saúde e Industrial), através da visualização de vídeos de apresentação dos diferentes laboratórios, bem como das suas áreas de investigação. Se queres saber mais sobre a Engenharia Biológica então esta visita é para ti!"
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83844618884
Palavras-Chave Bioengenharia, Biotecnologia, visita virtual
Observações: Esta atividade é integrada na Noite Europeia de Investigadores
 
Será a saliva responsável pelo nível de adesão à Dieta Mediterrânica? - O regresso às experiências de Pavlov
Data Início: 27-11-2020 18:00
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Universidade de Évora - Instituto Mediterranean para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: todos
Descrição: "Apresentação, com alguns desafios para o publico, acerca de como a saliva intervém na perceção oral dos alimentos e de como esta ação pode contribuir para determinar escolhas. Vamos mostrar que a composição deste fluido também pode ser modificada por diferentes estímulos. Isso ""abre portas"" para que possamos modificar a composição da nossa saliva e com isso possamos moldar padrões alimentares mais saudáveis. As principais características sensoriais da Dieta Medieterrânica serão apresentadas e será feita uma reflexão acerca de possíveis estratégias para melhorar a aceitação... através da saliva. Apesar de se tratar de uma apresentação, o publico será desafiado a experimentar algumas destas sensações, em sua casa, com os alimentos de que dispõe. "
Local:
Palavras-Chave Saliva, Dieta Mediterrânica, Hábitos Alimentares, Perceção Sensorial
 
Ciência no dia a dia - Património, Voluntariado Ambiental e Europa
Data Início: 27-11-2020 19:30
Data Fim: -- :
Entidade Responsável: Centro Ciência Viva do Algarve, Agrupamento de Escolas João da Rosa, Centro Ciência Viva de Tavira, Europe Direct Algarve
Tipo de Evento: Online
Público Alvo: Público em geral
Descrição: CONVERSA ONLINE sobre a temática da Ciência no dia a dia nomeadamente nas áreas do Património e Voluntariado Ambiental. Será também abordado o papel da Europa em matéria de Ciência e Inovação. Este evento conta com a participação de Cristina Teté Garcia (Direção-Regional de Cultura do Algarve, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património), Paula Vaz (Agência Portuguesa do Ambiente - ARH Algarve) e Ana Paula Burnay (Centro Europe Direct Algarve). Esta conversa é organizada no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2020 e Noite Europeia dos Investigadorese é dirigido ao público em geral.
Local:
Método de inscrição: geral@cvtavira.pt
Palavras-Chave Conversa, património, voluntariado, Europa
 
A ciência do dia-a-dia - Conversas
Data Início: 27-11-2020 19:30