Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) é organizado conjuntamente pela Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação de Professores de Matemática, que assumem rotativamente a sua coordenação. Esta iniciativa teve início em 2004 e resultou da iniciativa de um grupo de investigadores e professores de Matemática, liderado por Jorge Nuno Silva, investigador do Centro Interuniversitário para a História da Ciência e da Tecnologia.

A prática de jogos matemáticos é um instrumento para promover de forma lúdica a concentração e o raciocínio lógicos, essenciais para a aprendizagem da Matemática.

A final do CNJM envolve todos os anos cerca de 2000 participantes, entre alunos com idades entre os 6 e os 18 anos, professores acompanhantes e elementos da organização. No entanto, o número de jovens envolvidos no projeto é muito superior, uma vez que a preparação para a participação na final envolve a realização de eliminatórias nas escolas, abrangendo milhares de jovens em todo o país. O projeto promove também a inclusão social, integrando uma categoria para alunos cegos e amblíopes, para a qual foram criados jogos de tabuleiro especialmente adaptados.

Voltar