2’ Minutos para Mudar de Vida

"Porque há perguntas que não devem ficar sem respostas" é o lema deste projeto da autoria da Unidade de Prevenção de Cancro do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo.

2’ Minutos para Mudar de Vida é uma campanha de educação para a saúde que promove a mudança de comportamentos individuais para a prevenção do cancro e outras doenças não-transmissíveis. Dirigida especialmente a famílias, foi a primeira série de ficção sobre esta temática em Portugal. Os episódios abordam temas como a alimentação, o consumo de álcool e de tabaco, o exercício físico e a realização de exames de rastreio, num registo rigoroso mas informal e pautado pelo humor.

O programa teve uma presença diária na RTP1, com a exibição de uma série de 20 episódios de quatro minutos cada, promovendo a partilha de informação e desafiando o espetador a refletir sobre os seus comportamentos e a ousar a mudança. Pela primeira vez um programa sobre saúde foi exibido em horário nobre no canal 1 da estação pública de televisão, alcançando uma audiência de três milhões de espetadores, com uma média de quase 375 mil espetadores por episódio e um share de 8%.

Está também disponível na web, em plataformas mobile e nas redes sociais, com conteúdos exclusivos e interativos. São ainda disponibilizados no site do projeto fichas e recursos de trabalho educativos para exploração dos conteúdos de cada episódio nas escolas.

2’ Minutos para Mudar de Vida obteve o prémio do público dos MEDEA Awards, cujo objetivo é incentivar as boas práticas do uso dos Media na educação.

A atribuição do Prémio Ciência Viva Media reconhece o mérito excecional deste projeto e das instituições envolvidas na sua conceção para a divulgação científica e tecnológica em órgãos de comunicação social portugueses.

Voltar