Covid19




SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO 2020

Os satélites melhoram a vida


A Semana Mundial do Espaço é celebrada todos os anos de 4 a 10 de outubro. Foi instituída pela Organização das Nações Unidas, para assinalar "as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana".
Em todo o mundo são organizados milhares de eventos por agências espaciais, empresas aeroespaciais, instituições de Astronomia, museus de ciência e tecnologia. Em 2019 foram reportados mais de 8000 eventos (um recorde!) realizados em 96 países.

Este ano a Semana Mundial do Espaço é dedicada aos satélites e os seus benefícios para a sociedade, tendo como lema "Os satélites melhoram a vida". Das comunicações à monitorização ambiental, transportes, ciência ou medicina, são muitas as áreas onde notamos a extraordinária importância dos satélites nas nossas vidas.

PARTICIPE NAS ATIVIDADES





ATIVIDADES REALIZADAS


ESERO: Exibição do filme “Viagem à Lua”, de George Meliès
Conversa aberta com Rui Agostinho

10 outubro · 16.00 · Pavilhão do Conhecimento

Recorde a Viagem à Lua, de George Meliès, datado de 1902, o primeiro filme de ficção científica sobre exploração espacial, e participe numa conversa aberta sobre o futuro no Espaço com o investigador Rui Agostinho (astrofísico, coordenador da Semana do Espaço e Grande Prémio Ciência Viva).



ESERO: ABERTURA DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

Rui Agostinho · Próxima paragem: Lua

4 outubro · 16.00 · Pavilhão do Conhecimento

Rui Agostinho, astrofísico e coordenador da Semana do Espaço, falou-nos sobre a importância de olhar e explorar o espaço, do desenvolvimento tecnológico e dos sonhos que comandam o progresso científico.