Login

 

A investigação sobre a percepção dos jovens europeus face à ciência evidencia um decréscimo do número de estudantes interessados em seguir carreiras científicas, bem como um menor número de estudantes de ciências nas universidades. No panorama europeu, a falta de interesse pela ciência e tecnologia em geral parece afectar mais as raparigas do que os rapazes, embora tal cenário não se verifque em Portugal. Este desfasamento não beneficia a qualidade do ensino das ciências e, consequentemente, as carreiras profissionais.

A metodologia do ensino das ciências nas escolas influencia claramente o interesse dos alunos para as diciplinas científicas. Uma grande parte da comunidade científica em educação afirma que as práticas pedagógicas baseadas numa abordagem inquiry-based learning são mais eficazes no ensino da ciência, tornando-a mais atractiva para os jovens. No entanto, na maioria dos países europeus, a realidade na sala de aula demonstra que estes métodos ainda não são implementados.

Para contribuir para uma melhoria desta situação, o Projecto NetS-EU, iniciado em Outubro de 2010 e com fim previsto para Outubro de 2013, tem como objectivo global construir uma rede de partilha de informação, experiências e instrumentos inovadores a nível europeu. Diversas instituições e peritos irão contribuir com práticas não formais e em inquiry-based learning que podem ser partilhadas e exploradas através da Plataforma Web, sendo a Ciência Viva responsável pela coordenaçao da recolha e selecção dos materiais disponibilizados.

No âmbito do projecto, está ainda previsto a realização de três workshops anuais para professores com o objectivo de incentivar o uso da rede e a aplicação de metodologias de aprendizagem não formais e inquiry-based learning na prática pedagógica da escola. Decorrerão também três conferências Comenius para promover a troca de informação e experiências entre todas as actividades Comenius que trabalham no campo da educação em ciência. A primeira conferência decorre em Itália na cidade de Nápoles nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011 e, as seguintes, em Lisboa em 2012 e em Bruxelas em 2013.

 

 

 

Site europeu do projecto

Coordenação do Projecto|Parceiros

Coordenação:

Parceiros:

 

 

 Projectos Internacionais | Home