Login

WONDERS
Festival Europeu de Ciência



Information for Participants


EVENTO FINAL WONDERS – FESTIVAL EUROPEU de CIÊNCIA

Entrar num vulcão, construir um holograma, assistir a pequenas peças de teatro, ser detective num local de crime, levar para casa uma pulseira com códigos genéticos, e conhecer o clima espacial a partir de um autocarro, são algumas das actividades em que os visitantes se podem envolver.

No evento final do projecto europeu WONDERS, os 31 parceiros de 25 países juntamente com projectos da European Science Week, apresentam as suas melhores actividades em comunicação de ciência, num verdadeiro Festival Europeu de Ciência.

Na 2ª edição do Wonders, o evento final terá lugar no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, nos dias 24 e 25 de Novembro 2007.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, participa na sessão de abertura.

Actividades - Carrossel da Ciência e Semana Europeia da Ciência

No dia 24 de Novembro, haverá videodifusão da Abertura, Entrega de prémio e entrevistas aos participantes. Assista aqui.


Prémios Wonders - evento final 2007

Fotos


Programa geral

Sábado, 24 de Novembro – Festival Europeu de Ciência

11:00 Sessão de Abertura

11:00 Carrossel da Ciência

19:00 Entrega de Prémios (Auditório)

Domingo, 25 de Novembro

11.00 Introdução: WONDERS avaliação e perspectivas futuras

Parcerias Futuras
11.10 Festival de Ciência da Coreia do Sul - convite à participação
11.20 EAGER: a nova iniciativa para estudantes de ciências
11.30 O próximo Evento Final WONDERS

11.40 Workshop de Avaliação

12.30 Resultados do workshop

13.00 Sessão de Encerramento

14:30 TALK – jogo DeCiDe
Programa detalhado


Prémios

Foram atribuídos prémios simbólicos às melhores actividades de comunicação em ciência. Um júri internacional atribuirá os prémios para “Best Presentation Ideas”, para “Greatest Engagement of the Presenters” e para “Most Advanced Science” às actividades que representam cada parceiro do WONDERS - Carrossel da Ciência.

Júri internacional

O público terá também a oportunidade de, através do seu voto, eleger a melhor actividade para comunicar ciência.

TALK - DECIDE

No domingo, dia 25, pelas 14:30 terão lugar os jogos DeCiDe, inseridos no projecto TALK (Table Arguments for Linking Knowledge) do WONDERS em parceria com a SchoolNet .

Os debates em forma de jogo serão moderados por um jornalista de ciência, representante português da EUSJA - European Science Journalists Association.

A participação é livre, sendo recomendada inscrição, indicando nome e idade. Formulário para inscrição


Para os professores de geografia, física, química, biologia e filosofia, haverá ainda uma breve sessão sobre as potencialidades do DeCiDe para uso em ambiente escolar.

Mais informação sobre o DeCiDe


CARROSSEL DA CIÊNCIA

O Wonders - Welcome to Observations, News & Demonstrations of European Research and Science é um projecto coordenado pela EUSCEA – European Science Events Association para intercâmbio de actividades e experiências de comunicação em ciência.

Este projecto é apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do 6º Programa Quadro e conta com a participação de 31 parceiros de instituições que organizam Festivais e Semanas de Ciência nacionais em 24 países.

O projecto inclui o intercâmbio de actividades, congregando a experiência, motivação e competências de comunicação em ciência e centra-se em três actividades principais: CARROSSEL DA CIÊNCIA, TALK - DECIDE e EVENTO FINAL.

Cada país selecciona actividades de comunicação em ciência para apresentar na Semana de Ciência do seu parceiro do projecto, recebendo, por sua vez, actividades de outro parceiro. Estabelece-se assim uma cadeia de troca de experiências, um Carrossel da Ciência a nível europeu.

No WONDERS 2007, a Ciência Viva é representada por uma equipa do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, que desenvolveu ateliês onde o público pode construir os seus próprios hologramas, durante o festival “Fête de la Science”, entre 10 e 14 de Outubro, em Estrasburgo.

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, nos dias 24 e 25 de Novembro, será recebida no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva uma equipa francesa da Association Paris-Montagne que apresentará um espectáculo com personagem “Ursule Fabule” e um cientista que explicará os fenómenos científicos por detrás de cada experiência.

Fotos Fête de la Science


Edição WONDERS 2006



Voltar