spaceEU (2019-2021)


Login

 

spaceeu

O Projeto

spaceEU é um projeto europeu, coordenado pela Universidade de Leiden, que tem como objetivo criar uma comunidade espacial europeia, jovem, criativa e inclusiva. O spaceEU pretende aproveitar o interesse e entusiasmo suscitado pelo Espaço para encorajar os jovens a seguir carreiras científicas. Pretende igualmente utilizar a imensidão e a perspetiva do Espaço para estimular um sentimento de cidadania europeia e global.

O projeto integra um consórcio de 7 parceiros europeus. Teve início em dezembro de 2018 e estará em curso até novembro de 2020. Inclui uma exposição itinerante e várias atividades dirigidas às escolas, empresas, decisores políticos, comunidade a trabalhar na área do Espaço e público interessado.

Objetivos:



EXPOSIÇÃO
Step into Space - Um Passo no Espaço 

Entre no Espaço com a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento

De 4 a 18 outubro 2020*
Entrada gratuita** 
 

Step into Space - Um passo no espaço - spaceEU - Pavilhão do Conhecimento

A Exposição que põe o Espaço aos seus pés

As celebrações do 50.º aniversário dos primeiros passos dados pelo Homem na Lua serviram de mote à exposição Step Into Space – Um Passo no Espaço, integrada no projeto europeu spaceEU.

Step Into Space – Um Passo no Espaço tem como principal objetivo despertar a curiosidade sobre as ciências do Espaço e mostrar a importância e os benefícios da exploração espacial no nosso dia a dia, revelando as contribuições da Agência Espacial Europeia (ESA) neste domínio. Aproveitando o fascínio que o Espaço e a sua exploração provocam em todos nós, esta exposição apresenta o Espaço como uma oportunidade de partilha, interdisciplinaridade e inclusão.


OS MÓDULOS

Do Espaço para o dia a dia
Como é que a exploração espacial influenciou a vida na Terra? Neste módulo mostram-se alguns objetos do dia a dia que tiveram a sua origem ou forma largamente impulsionada pela exploração espacial. Desde o smartphone às raquetes de ténis, passando pelos implantes cocleares e pelos pacotes de batatas fritas, a exploração espacial está no nosso dia a dia, mesmo sem darmos por isso.

Visto do Espaço 
De que forma a exploração espacial nos permite observar o nosso planeta? Graças aos satélites podemos ver cidades a crescer, glaciares a derreter e acompanhar a desflorestação. Os satélites permitem-nos monitorizar o nosso planeta, observar as alterações provocadas pela intervenção humana, refletir sobre o nosso modo de vida e orientar as nossas ações futuras. 

Um Espaço Criativo
O Espaço é sem dúvida inspirador. As primeiras imagens da Terra vista do Espaço deram-nos uma visão global no nosso planeta. Ajudaram-nos a reconhecer a sua fragilidade e alertaram-nos para a necessidade de o proteger. Isso requer reflexão, colaboração e criatividade. Dê um passo no Espaço connosco e diga-nos como o Espaço o inspira.

Laboratório Espacial 
Neste espaço interativo vai poder usar os satélites da ESA para ver a sua cidade, e assistir ao seu crescimento, ou acompanhar as alterações de vegetação ao longo do ano. Terá a oportunidade de ser tornar num capitão espacial, sugerir novas configurações para satélites ou exprimir, através de um desenho, o que o espaço e a exploração espacial significam para si.


Partilhe nas redes sociais o seu passo no Espaço usando as hashtags:
#stepintospace #pavilhaodoconhecimento

* Visitas de grupo (mais de 20 pessoas) mediante marcação prévia. Envie email para: reservas@pavconhecimento.pt.
** Não inclui acesso à área expositiva.

Step into Space - Um passo no espaço - spaceEU - Pavilhão do Conhecimento

Step into Space - Um passo no espaço - spaceEU - Pavilhão do Conhecimento


 

Space in the Classroom - O Espaço na sala de aula
Semana Mundial do Espaço · De 4 a 10 de outubro 2020 

 

Space in the Classroom - O Espaço na sala de aula - Ciência viva

O setor espacial é multidisciplinar, criativo e inclusivo. A convite do projecto spaceEU, vários profissionais ligados ao Espaço - de várias áreas do conhecimento - vão até à sala de aula mostrar o trabalho que desenvolvem e também responder às questões dos alunos. 

A missão desta atividade é despertar a curiosidade e o interesse dos jovens para percursos académicos e profissionais no sector espacial.
 

CALENDÁRIO · 8 DE OUTUBRO 2020

10h00

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira · 12º ano

Participantes
Alexandre Cabral é Físico Tecnológico, especializado em óptica. É Professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Foi responsável pela componente instrumental da participação nacional na construção do espectrógrafo de alta resolução ESPRESSO, um instrumento que serve para ver o espectro dos astros, instalado no Observatório Europeu do Sul (ESO).

Mariana Barrosa é a diretora executica da empresa Science Office, empresa especializda em Comunicação de Ciência. Iniciou a sua carreia em Comunicação de Ciência em Portugal quando coordenou o Centro Multimeios de Espinho. Após o mestrado em Comunicação de Ciência no Reino Unido trabalhou no Ano Internacional da Astronomia (IYA2009) em Munique, Alemanha. Foi, em 2010, co-fundadora da Science Office onde tem realizado projetos em vários domínios incluindo a Agência Espacial Europeia (ESA).


10h55
Agrupamento de Escolas de Algueirão - Sintra · 9º ano

Participantes
Catarina Lobo é Astrofísica e Professora no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). A sua área de investigação é Evolução de Galáxias

Renato Amorim é engenheiro de sistemas aviónicos na EVOLEO Technologies em Munique, Alemanha. Depois da licenciatura em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, Lisboa, concluiu o Mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais na Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Em 2018 esteve na agência especial alemã (DLR). Atualmente coordena equipas multidisciplinares no desenho, desenvolvimento, produção e testes de sistemas eletrónicos para pequenos satélites, em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus Defense & Space.


11h45
Escola Secundária Quinta das Palmeiras - Covilhã · 12º ano

Participantes
Sonia Antón
é astrofísica no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Especialista em Astrofísica extragaláctica e Radioastronomia é também coordenadora do nodo de Aveiro do projeto EngageSKA.

Óscar Dias é professor e diretor da clínica universitária de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assegura o ensino da Otorrinolaringologia na pré e pós-graduação, promove a investigação sobre a patologia otorrinolarigolágica, é responsável pela formação e diferenciação profissional de médicos e outros profissionais de saúde, nomeadamente através de teses de mestrado na área da medicina espacial.

spaceEU Space in the Classroom - O espaço na sala de aula - Ciência Viva


 

Formação certificada para professores

Metodologias no ensino das Ciências I (Dois exemplos práticos)
Códigos de docência 230, 420, 500, 510, 520

As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. Ao integrar estratégias, técnicas e atividades aplicadas a diferentes situações do dia a dia ou vividas em sala de aula, o objetivo principal é proporcionar condições para que o aluno se possa apropriar de novos conhecimentos e os possa aplicar a novas situações. Nesta formação pretende-se trabalhar essencialmente o Inquiry - based learning e Problem-Based Learning.

Local · Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Datas · 3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020*

Inscrições encerradas

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

Consulte mais informações aqui

 


 

Metodologias no ensino das Ciências II (Dramatização no ensino das Ciências)
Códigos de docência 230, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a aplicação da expressão dramática e de alguma capacidade de improvisação como metodologia prática no ensino das ciências. O objetivo é a promoção do diálogo e a interação entre professores e alunos de uma forma inovadora. Dinamizaremos um debate sobre um tema relacionado com a ciência, no qual os formandos serão divididos em dois grupos e onde serão desafiados a interpretar diferentes personagens. Os participantes terão que defender o ponto de vista do personagem que lhes for atribuído. Por sua vez, estes estarão direta ou indiretamente relacionados com o tema do debate e serão previamente definidos pelos formadores para o efeito.

Esta ação inclui também uma pequena introdução à metodologia proposta e ao tema que for proposto para o debate, que estará relacionado com a ciência e a atualidade.

Local · Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Datas · 3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020*

Inscrições encerradas

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

Consulte mais informações aqui

  


 

Workshop A matemática no dia a dia
14 Março 2020, Santarém

Cancelado


Devido a medidas de contenção da propagação do novo coronavírus em Portugal, o workshop A matemática no dia a dia do projeto spaceEU, e a formação Exploração Espacial no CreativeLab_Sci&Math® foram canceladas.
 


 

Desafios de Verão spaceEU

spaceEU, desafios de verão spaceEU, ciência viva

Este verão, enquanto estiver a relaxar na espreguiçadeira, troque as palavras cruzadas e o sudoku pelas atividades de Verão do spaceEU!
 

Quizzes do Espaço
Desfrute das pausas entre mergulhos e passeios pelo campo e teste os seus conhecimentos sobre o Espaço.


Todas as sextas-feiras, até 11 de Setembro, lançamos-lhe o desafio de responder a sete questões sobre o Espaço e Ciências Espaciais. 
Cada pergunta tem apenas uma resposta certa.

· Quiz 1 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 2

· Quiz 2 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 3

· Quiz 3 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 4

· Quiz 4 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 5

· Quiz 5 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 6 

· Quiz 6 | Ver aqui · Solução disponível em Quiz 7 

· Quiz 7 | Ver aqui · Solução disponível aqui

Os novos desafios trazem as soluções dos anteriores e são acompanhados por uma breve explicação sobre os temas abordados.
 



As minhas férias vistas do Espaço
Como será o nosso local preferido de férias visto pela lente de um satélite? 


Com esta atividade descubra como os locais onde passa férias, ou os vários pontos da sua cidade, têm mudado ao longo do tempo. Pode ver várias imagens de satélite da mesma localização e tentar descobrir as diferenças!

Veja o tutorial e partilhe a fotografia de satélite do local onde está a passar férias com a hashtag: #spaceEUHolidaysFromSpace 

spaceeu

 


Consórcio
Universidade de Leiden, Holanda
ECSITE, Bélgica
European Schoolnet, Bélgica 
TCD & Science Gallery Dublin, Irlanda
Ars Electonica, Austria
Ellinogermaniki Agogi, Grécia 
Ciência Viva, Portugal 

Parceiros 
Cité de l’espace, França 
Parque de las Ciencias, Espanha 
Universum Bremen, Alemanha 
Science In, República Checa 
New Space Foundation, Polónia 

Notícias e eventos
Step into Space opens in Linz 
spaceEU 2019 Summer school
Hello World

Mais informação
Website 
Twitter
Facebook
Instagram
YouTube

  



Projeto financiado pela iniciativa Horizonte2020