Physics on Stage 3: Physics and Life

Physics on Stage é uma iniciativa dirigida aos professores do ensino secundário, com o objectivo de promover novas formas de ensino e de divulgação das ciências e de estimular a troca de experiências inovadoras a nível europeu.
Em 2013, foi dado um enfoque especial ao tema A Física e a Vida, tendo sido apresentadas propostas envolvendo a Física e as Ciências da Vida de uma forma interdisciplinar.

As actividades culminaram com a realização do Festival Physics on Stage, de 8 a 15 de Novembro, na ESA - ESTEC, em Noordwijk, Países Baixos no âmbito da Semana Europeia da Ciência.
Neste Festival, centenas de professores e investigadores de 22 países europeus apresentaram as suas actividades em diferentes contextos:

Folheto

Poster

Physics on Stage no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
4 e 5 de Outubro 2013

Programa

Nos dias 4 e 5 de Outubro 2013, decorreu o evento nacional do Physics on Stage 2003 no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, este ano subordinado ao tema Física e Vida. Professores de escolas básicas, secundárias e universidades, acompanhados de alguns alunos, apresentaram os seus projectos de Física e Vida ao público e ao júri, que os avaliou. Esta exposição incluiu pósteres a descrever os projectos, demonstrações das experiências realizadas e apresentações no auditório do Pavilhão.

Propostas

No final do evento, o júri, composto por quatro cientistas da Sociedade Portuguesa de Física, seleccionou quem iria representar Portugal no evento internacional Physics on Stage

Projetos selecionados

Durante o evento, dois representantes do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), em representação do EIROForum, apresentaram o programa educacional deste laboratório para professores de toda a Europa, cujo objectivo é aproximar os professores das escolas básicas e secundárias da investigação científica de ponta.

Quatro cientistas, Mário Pimenta (LIP), Fernando Carvalho (ITN), José Leitão (Universidade do Algarve) e Milton Simões da Costa (CNC – Universidade de Coimbra), foram convidados a falar sobre “Radiação e Vida”. As palestras focaram assuntos como raios cósmicos, radioactividade e seres vivos, radiação ionizante e o melhoramento das plantas e bactérias resistentes aos raios gama. Antes de terminar este painel, houve tempo para o público questionar os cientistas quanto a estas matérias.

Demonstrando que a ciência produz um impressionante efeito dramático, o grupo de teatro MARIONET apresentou a peça Revolução dos Corpos Celestes, aproximando, assim, a Arte e a Ciência e mostrando como o conhecimento científico mudou o mundo

Fotos do evento

Physics on Stage na ESA - ESTEC, Holanda
8 a 15 de Novembro 2013

Os projectos seleccionados no evento nacional foram apresentados pela nossa delegação no festival internacional em Noordwijk, na Holanda. O encontro foi um verdadeiro sucesso e elogiado por todos quantos nele participaram.

Fotos