EU4Ocean


Login

EU4Ocean: uma coligação para a literacia do oceano

“EU4Ocean workshop – Designing Ocean Literacy action in Europe”

A 24 e 25 de Setembro 2020, decorrerá o primeiro workshop EU4Ocean “Designing Ocean Literacy action in Europe”, organizado pela Coligação Europeia do Oceano (EU4Ocean).

A Ciência Viva, como responsável pela implementação da rede de Escolas Azuis Europeias, dinamizará a sessão The Network of European Blue Schools: embarking on a journey for ocean literacy, que decorrerá entre as 16:00 e as 17:30 (CEST), e onde será apresentado o Manual da Escolas Azuis Europeias, assim como projetos europeus oceânicos que servirão de inspiração aos futuros professores azuis.

 

A 25 de Setembro decorrerão workshops paralelos dedicados aos 3 temas prioritários da Aliança – Clima e Oceano, Alimentação e Oceano, Oceano Limpo e Saudável e aos mares regionais, Oceano Árctico, Mar Báltico, Atlântico e Mar do Norte, Mar Mediterrâneo e Mar Negro.

 

Pode consultar o programa completo AQUI.

O registo está disponível AQUI até Terça-feira, 22 de Setembro às 12.00 (CEST).

 Todas as sessões serão dinamizadas em Inglês.




A Coligação Europeia do Oceano (EU4Ocean), coordenada pela ACTeon (França) congrega diversas organizações, projetos e pessoas que contribuem para a literacia do oceano e para a sua gestão sustentável. Apoiada pela Comissão Europeia, visa unir as vozes dos europeus para tornar o oceano uma preocupação de todos!

Financiado pela Comissão Europeia e implementado por um consórcio de 12 parceiros em toda a Europa, no qual se inclui a Ciência Viva, o projeto alia atividades em toda a UE com ações dedicadas às bacias oceânicas do Ártico e Atlântico (incluindo o Mar do Norte), ao Mar Báltico, ao Mar Negro, ao Mar Mediterrâneo e ao oceano global.

A EU4Ocean é constituída por três componentes: uma Plataforma para organizações e indivíduos envolvidos em iniciativas de literacia do oceano, um Fórum Europeu da Juventude para o Oceano e uma Rede de Escolas Azuis Europeias.

 

EU4Ocean conta agora com 76 membros fundadores, que formam a base desta plataforma – o centro das organizações e iniciativas para colaborar e mobilizar esforços em literacia do oceano. Ao integrarem a plataforma EU4Ocean, os membros partilham ideias, criam parcerias, colaboram para garantir uma abordagem mais coordenada das atividades de literacia do oceano na Europa e são mobilizados em torno de três temas dos Grupos de Trabalho (GTs): Clima e Oceano, Alimentos do Oceano e Oceano Saudável e Limpo.

 

Objetivos

Se pretende fazer parte deste projecto e candidatar a sua escola à certificação Escola Azul Europeia, registe-se já neste formulário. Em breve disponibilizaremos mais informações.

Consórcio

ACTeon, França - Coordenador

Seascape Belgium (Secretariat of the European Marine Observation and Data Network - EMODnet), Bélgica

European Atlas of the Seas (EAS), Bélgica

European Marine Board (EMB), Bélgica

Nausicaá-National Sea Centre, França

World Ocean Network (WON), França

Ciência Viva, Portugal

European Marine Science Educators Association (EMSEA), Bélgica

Ecologic Institute, Alemanha

European Centre for Information on Marine Science and Technology (EurOcean), Portugal

S.Pro (secretariat of Submariners), Alemanha

MARE Nostrum, Roménia

European Schoolnet, Bélgica

Farah Yasmin Obaidullah (ativista freelancer, fundadora e diretora da Women4Oceans), Países Baixos

 

Voltar