Talvez o maior desafio com que os professores se defrontam hoje seja a procura constante de novas formas de transmitir o entusiasmo e o fascínio da Física aos mais jovens.

Philippe Busquin, ex-Comissário Europeu para a Investigação

Physics on Stage é uma iniciativa coordenada pela ESA (Agência Espacial Europeia), CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) e ESO (Observatório Europeu do Sul) com o objectivo de motivar os jovens europeus para a Física.

O projecto culminou num Festival Internacional realizado no CERN durante a Semana Europeia da Cultura Científica (6 a 11 de Novembro de 2000), envolvendo mais de 400 personalidades das áreas da investigação, ensino e divulgação da Física. Foram apresentadas formas inovadoras de aprender, ensinar e divulgar a Física pelos delegados nacionais dos 22 países europeus participantes.

Participação Portuguesa

Portugal esteve presente com um stand, propôs um debate sobre o ensino da Física no 1º ciclo e apresentou uma experiência acompanhada por dramatização e vídeo. No stand estiveram representados três projectos Ciência Viva.

Projectos portugueses presentes no Festival
Experimental Holography
Medição da Luminosidade Solar
Fractals by electrochemical deposition; The Lorenz wheel

Dramatização
“The life and death of a particle with the creation of light: A drama on lab, video and almost on stage”
Dramatização de uma experiência sobre a vida média dos muões cósmicos, acompanhada de uma animação em video realizada pela equipa da Profª Amélia Maio, do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), com a colaboração da Escola Básica 2,3 do Cadaval.

Artigo de imprensa sobre a participação portuguesa
NA FEIRA DO FUTURO...
Por Andrea Cunha Freitas

Videograma do Festival do Physics on Stage no CERN

Coordenação Nacional
Ciência Viva, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Física, que seleccionou a delegação enviada ao Festival.

Entidades Promotoras do Projecto