Ocupação Científica dos Jovens nas Férias 2026

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 2026

Eventos em todo o país

Listagem de Ações

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

O LIP é o laboratório que concentra em Portugal os esforços de participação em experiências instaladas no CERN e em muitos outros locais. O LIP é um laboratório de física de partículas, com uma forte componente experimental, instrumentação e tecnologia, bem como uma componente em física teórica, em desenvolvimentos em computação avançada, e uma forte atividade de formação e de divulgação.


À caça das partículas elementares na natureza

Instituição: LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Tipologia: Estágio científico e tecnológico

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º

Data:

De 06-07-2026 a 17-07-2026

Ação gratuita

Descrição:

Neste estágio procuramos dar a conhecer o mundo das partículas elementares e os seus métodos de investigação. Organizamos a 'caça' em torno de algumas tarefas, com que vamos respondendo a várias perguntas: que partículas são estas e quais as suas propriedades? Onde existem e qual o seu papel na natureza?

No LIP estudamos as partículas elementares produzidas nos grandes aceleradores de partículas ou pelos raios cósmicos, participamos nas grandes experiências do LHC mas também em observatórios de neutrinos ou matéria escura. Desenvolvemos detetores para estas experiências e para serem usados na medicina ou no espaço.

No estágio, iremos conhecendo as várias partículas: o fotão, o eletrão, o positrão, o muão, os neutrinos, os bosões Z, W e H. No final temos um exercício de comunicação em grupo, em que pedimos a elaboração de um poster sobre uma partícula escolhida.

O estágio irá decorrer só de tarde, entre as 14h00 e as 18h00, de 6 a 17 de julho.

Ação Esgotada