Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2020

Ver estágios com vagas

Listagem de Estágios

1. Da experimentação à simulação: Aerodinâmica - COMPLETO
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes-e-Alto-Douro, UTAD - Departamento de Física - Vila Real
Responsável: Armando A. Soares
Nº Alunos: 3      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Investigador(es): Liliana Caramelo

Descrição: O estágio consiste no desenvolvimento e automatização de uma experiência de engenharia para medição da pressão e da velocidade do ar em torno de objetos bojudos, e na validação de um modelo computacional que descreve o fenómeno observado. Os estagiários irão lidar com conceitos de aeronáutica, mecânica, eletrónica e informática, e deverão ganhar algumas competências na programação de sensores. A automatização é feita com recurso a placas de arduino.

O trabalho dos estagiários também passa pela construção/montagem do dispositivo experimental e participação em atividades de simulação do escoamento do ar em torno de objetos.

As simulações computacionais são realizadas preferencialmente nos computadores portáteis dos alunos.

Observações: Estágio na área da Engenharia Mecânica/Engenharia eletrotécnica/Engenharia Física/Física Experimental

Estágio com oferta de almoço | com possibilidade de alojamento para alguns candidatos (jantar incluído)

Local de encontro: Polo II ECT-UTAD (Gab. 3.24)    Hora: 11:30
Pessoa de contacto: Armando Soares

2. Microalgas do mar como fertilizantes numa agricultura sustentável - COMPLETO
Instituição: Universidade do Algarve - Centro de Ciências do Mar do Algarve - CCMAR - Faro
Responsável: João Varela
Data: de 13-07-2020 a 07-08-2020      Horário: Manhã

Descrição: O estágio irá incidir na participação em ensaios de campo de produtos à base de microalgas como fertilizantes de plantas, tendo em vista reduzir os impactos ambientais da agricultura e aumentar a sua sustentabilidade.

Durante o estágio o aluno irá integrar-se na equipa do projecto, colaborando em todas as actividades necessárias à instalação dos ensaios (e.g.: enchimento dos vasos, sementeiras, rega), à sua manutenção (e.g.: preparação das soluções fertilizantes, rega, medições e registos sobre o crescimento das plantas) e à recolha de dados durante o ensaio e no final e.g.: colheitas do material vegetal, preparação de amostras, quantificação e caracterização da biomassa).

O aluno tomará contacto directo com a actividade de investigação, apercebendo-se dos problemas associados à correcta preparação dos ensaios e à avaliação dos seus resultados.

Responsáveis pelo estágio: João Varela (CCMAR), Luísa Coelho e Mário Reis (Horto da FCT)

É obrigatório o cumprimento das normas de segurança recomendadas pela DGS, no contexto COVID-19, e implementadas pelo CCMAR.

A instituição não providencia refeições, nem alojamento e/ou transporte. No entanto, há dentro do campus opções para estas situações, pelo que caso necessite, contacte o CCMAR (infoccmar@ualg.pt) para verificar estas questões.

Local de encontro: Em frente ao edifício 7 – Campus de Gambelas da UAlg    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Andreia Pinto (Tlm: 913794995) e Bárbara Cadete

3. À descoberta dos organismos marinhos e dunares de Matosinhos - COMPLETO
Instituição: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - CIIMAR - Porto
Responsável: Cláudia Dias
Data: de 13-07-2020 a 13-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Pretende-se que os alunos adquiram competências acerca da biodiversidade costeira (marinha e dunar). Para a aquisição desses conhecimentos serão realizadas saídas de campo à zona entre-marés e à zona dunar de algumas praias de Matosinhos. No final deste estágio os alunos deverão ser capazes de identificar a zonação em termos de organismos presentes nestes dois importantes ecossistemas de transição.
Como complemento às atividades anteriores, os alunos serão responsáveis pela manutenção de um aquário de 800L de água salgada e respetiva alimentação das espécies aí presentes e pela realização das análises dos principais parâmetros físico-químicos da água do aquário.
Dado que o estágio irá decorrer numa entidade muito focada para a parte de educação ambiental e divulgação científica os alunos serão convidados a participar em atividades nesse âmbito.

Local de encontro: CMIA Matosinhos    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Cláudia Dias

4. Análise de CMS open data - COMPLETO
Instituição: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP - Lisboa - Lisboa
Responsável: Nuno Leonardo
Nº Alunos: 1      Anos: 12º      Área Física
Data: de 13-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O projeto consiste na análise de colisões de protões realizadas à mais alta energia no Large Hadron Collider (LHC) do CERN. Os dados são obtidos com o detector Compact Muon Solenoid (CMS open data).

Prevêem-se duas componentes:
(i) Ganhar conhecimento base de como as partículas são detectadas e os seus decaimentos reconstruídos, visualização e análise de colisões com aplicação (CMS event display)

(ii) selecção de sinal e análise de espetro de massa, com separação de ruído com técnicas estatísticas (ajuste máxima verosimilhança).

O participante ganhará ou aumentará a sua familiarização com a física de partículas e será integrado em ambiente de trabalho de investigação.

Observações: No inicio do projeto, o aluno participará num tutorial juntamente com outros alunos de verão do LIP.

Local de encontro: LIP    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Nuno Leonardo

5. Taxas metabolicas e comportamento num peixe invasor, o ciclideo Australoheros facetus - COMPLETO
Responsável: Pedro Miguel Guerreiro
Nº Alunos: 1      Anos: 11º/12º      Área Biologia/Bioquímica
Data: de 13-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O peixe Australoheros facetus, com origem na América do Sul, é invasor nos cursos de água doce do sul de Portugal. Esta espécie apresenta grande tolerância às variações ambientais e um comportamento social e reprodutivo complexo.

Neste estágio vamos explorar a sua tolerância a alterações de temperatura, a outras condicionantes do metabolismo (utilizando técnicas de respirometria em câmaras de fluxo intermitente e túneis de natação) e ainda, avaliar o efeito do seu tipo de comportamento e estatuto social nas taxas metabólicas.

Observações: Dado que o estágio possui componente laboratorial, será necessário trazer bata para uso pessoal. Poderão ser necessárias saídas de campo para recolha de animais, pelo que será necessário calçado e vestuário adequado, incluindo chapéu e protetor solar.

O biotério está exposto a temperatura elevada pelo que é recomendada hidratação frequente, trazendo água para beber.

Local de encontro: Edificio 7, Campus de Gambelas, UALG    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Andreia Pinto e Pedro Guerreiro

6. Bactérias Fluorescentes - COMPLETO
Instituição: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - I3S - Porto
Responsável: Cláudia Moreira
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 13-07-2020 a 24-07-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Este estágios irá permitir que os alunos sejam integrados na equipa do Laboratório Aberto - Ipatimup/i3S (dois alunos por grupo) e acompanhados pelos elementos da equipa responsáveis pelo projeto. Numa primeira fase, pretende-se que cada aluno tome conhecimento dos procedimentos básicos do laboratório. Posteriormente, cada aluno irá desenvolver as técnicas básicas de Biologia Molecular, Engenharia Genética e Microbiologia como, por exemplo, produção e manutenção de meios de cultura para microrganismos, cultura bacteriana, transformação bacteriana com recurso a plasmídeos, manipulação de microrganismos, extração de proteínas, observação e recolha de resultados e sua interpretação.
Por fim, terá de apresentar um trabalho em PowerPoint, subordinado às temáticas desenvolvidas no âmbito dos trabalhos realizados durante o estágio.

Observações: Alojamento não incluído.

Local de encontro: Laboratório Aberto - Rua do Tâmega, s/n (Antiga Escola Primária de Paranhos)    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Cláudia Moreira

7. Software Developer trainee - COMPLETO
Instituição: TEKEVER - Caldas da Rainha
Responsável: Ricardo Ramião
Nº Alunos: 1      Anos: 12º      Área Informática
Data: de 13-07-2020 a 21-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O participante terá a oportunidade de trabalhar com o cliente nacional Galp, onde irá ajudar na manutenção e desenvolvimento de Backend da App mobile do mesmo. Igualmente terá a oportunidade de adquirir novas capacidades e consolidar outras relativamente a conceitos básicos de C#.Net, algoritmos e tipos abstratos de dados e otimização de interfaces.

Observações: Requisitos: Ensino profissional
Conhecimentos em C#

Local de encontro: Remotamente    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Sara Augusto (sara.augusto@tekever.com)

8. Em busca do Vírus do Papiloma Humano - COMPLETO
Instituição: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - I3S - Porto
Responsável: Angela Moreira
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 13-07-2020 a 24-07-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Este estágio irá permitir que os alunos sejam integrados na equipa do Laboratório Aberto - Ipatimup/i3S (dois alunos por grupo) e acompanhados pelos elementos da equipa responsáveis pelo projeto. Serão desafiados a viajar desde o sintoma até à investigação avançada, no âmbito do Cancro do Colo do Útero e do Papiloma Vírus Humano.
Numa primeira fase, pretende-se que cada aluno tome conhecimento dos procedimentos básicos do laboratório. Posteriormente, cada aluno irá aprender e desenvolver diversas técnicas de diagnóstico anatomopatológico, tais como: Citologia, Histologia, Imunohistoquímica e ainda técnicas básicas de Biologia Molecular como, por exemplo: extração de ADN a partir de material biológico, realização de uma PCR (Polymerase Chain Reaction) específica das referidas amostras e posterior observação do produto de PCR. Ao longo das diferentes técnicas desenvolvidas o aluno será convidado a interpretar os resultados obtidos e eventualmente discuti-los com especialistas na área, no sentido de promover o pensamento crítico e científico. Por fim, cada grupo terá de realizar uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido.

Observações: Alojamento não incluído.

Pessoa de contacto: Cláudia Moreira

9. Observação de golfinhos na Foz do Douro - COMPLETO
Responsável: Isabel Sousa Pinto
Data: de 13-07-2020 a 13-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Estes estágios inserem-se num programa de monitorização e observação de cetáceos, mais especificamente de golfinhos na zona costeira do Norte de Portugal, a partir de terra
Tarefas do estágio:
Observação de golfinhos na Foz do rio Douro: registo fotográfico com hora, posição, comportamento, e outros dados como presença de barcos de pesca e dados meteorológicos.
Organização dos dados de observações dos golfinhos e das fotos.

Os estagiários receberão um curso de formação sobre as espécies que aparecem nesta região, sobre os indivíduos mais frequentes, incluindo um golfinho branco. Terão também formação para a gestão de dados e de uma base de dados de fotografias de cetáceos.

Observações: As horas de estágio serão combinadas com os estagiários. Temos blocos de observação ao longo de todo o dia e vai depender de quais são mais convenientes.

Local de encontro: Ciimar    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Ana Mafalda Correia

10. Electronics Production trainee - COMPLETO
Instituição: TEKEVER - Caldas da Rainha
Responsável: António Relvas
Nº Alunos: 3      Anos: 12º      Área Electrónica
Data: de 13-07-2020 a 21-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Desenvolver competências on-job dos conhecimentos adquiridos na escola: soldar pcbs, produção de cabos electrónicas com fichas soldadas ou de grimpar, efetuação de testes preliminares na electrónica durante o processo de produção, apoio na integração de produtos electrónicos nos sistemas e no produto final, acompanhamento na integração da electrónica para os aviões.

Observações: Destinado a alunos de cursos técnico-profissionais

Local de encontro: Instalações empresa    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Tekever II Autonomous Systems, Lda.

11. As caixas negras dos peixes: à descoberta dos otólitos - COMPLETO
Responsável: Vânia Freitas
Nº Alunos: 1      Anos: 10º      Área Biologia
Data: de 14-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Este estágio tem como objetivo a aprendizagem de técnicas de extração, preparação e leitura de otólitos para estimativa da idade em peixes, assim como de análise da forma do otólito para avaliar a influência de diferentes fatores ambientais. Através das atividades propostas os alunos irão explorar algumas das aplicações do uso dos otólitos na biologia de peixes ósseos e serão sensibilizados para a importância desta ferramenta em vários aspetos da gestão sustentada dos recursos pesqueiros. A espécie em estudo será a solha das pedras, Platichthys flesus, um peixe demersal muito comum na costa e estuários portugueses. Para além do trabalho laboratorial, o estágio contemplará uma saída de campo ao estuário do Rio Minho para recolha de exemplares de solha das pedras.

Observações: horário previsto: 10h00 - 17h00

Local de encontro: CIIMAR    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Vânia Freitas

12. Bone formation and mineralization using in vivo and in vitro fish systems - COMPLETO
Responsável: Vincent Laizé
Nº Alunos: 1      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 15-07-2020 a 31-07-2020      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paulo Gavaia

Descrição: - Maintenance of fish (species: zebrafish, Japanese medaka and Senegalese sole)
- In vivo fish systems to assess bone formation (operculum assay, fin and scale regeneration assay)
- In vitro fish systems to assess extracellular matrix mineralization

Student must understand English.

Local de encontro: em frente ao edifício 7 - Campus de Gambelas UAlg    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Andreia Pinto (913794995) e Bárbara Cadete

13. Como se forma a concha?
Responsável: Joao Cardoso
Data: de 15-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Quando vais à praia encontras uma enorme variedade de conchas. Mas sabes o que são?

As conchas são o escudo protetor dos bivalves. São elas que os salvaguardam das agressões do meio ambiente e de predadores. No entanto, a ação do Homem sobre o ambiente marinho está a causar a sua dissolução, colocando em risco o futuro das espécies.

Desta forma, é essencial compreender como se formam as conchas, para no futuro conseguirmos mitigar os efeitos da ação humana nestes organismos.

O objetivo deste estágio é caraterizar o processo de crescimento e reparação das conchas em bivalves marinhos, através da realização de experiências no campo e observação/análise e recolha/interpretação de dados ao longo do tempo entre diferentes espécies.

Observações: O aluno tem que trazer bata para uso pessoal. Para possíveis saídas de campo, recomenda-se calçado e roupa confortável, bem como o uso de protetor solar.

Local de encontro: em frente ao edifício 7 – Campus de Gambelas da UAlg    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Andreia Pinto e Bárbara Cadete

14. Novos anti-inflamatórios de origem marinha para aplicação terapêutica e cosmética - COMPLETO
Responsável: Dina Simes
Nº Alunos: 1      Anos: 12º      Área Biologia/Bioquímica
Data: de 15-07-2020 a 07-08-2020      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carla Viegas PhD , Dina Simes, PhD , Orientadores:

Descrição: Muitos organismos marinhos como algas, microalgas, fungos, bactérias, invertebrados e plantas desenvolveram vias metabólicas únicas de modo a assegurar a sua sobrevivência (metabolitos secundários). Muitos destes compostos marinhos têm sido extraídos e purificados para ser avaliado o seu potencial bioactivo de aplicação na industria farmacêutica, cosmética ou como suplemento nutricional.

Nesta atividade os alunos irão participar em estudos realizados em linhas celulares de células da epiderme (queratinócitos) para avaliar a atividade anti-inflamatória de extratos de microalgas, como forma de determinar o seu potencial terapêutico/cosmético.

Os alunos terão oportunidade de contactar na prática com várias técnicas e metodologias utilizadas na área de investigação da Biologia Celular e Molecular, tais como a cultura de células, deteção e quantificação de proteínas e extração de ácidos nucleicos.

Simultaneamente pretende-se estimular o espirito cientifico e critico dos alunos envolvendo-os na formulação de hipótese, desenho experimental e análise de resultados.

Pessoa de contacto: Andreia Pinto e Bárbara Cadete

15. Análise Microbiológica e Perfil de Susceptibilidade a Antibióticos de Águas de Rios e Bivalves: Impacto ambiental - COMPLETO
Instituição: Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas - CITAB - Vila Real
Responsável: Maria José Félix Saavedra
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 15-07-2020 a 15-08-2020      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Rita Pinto , José Júlio Martins , Paulo Rema , Simone Varandas

Descrição: Nesta atividade os alunos serão integrados num projeto que tem como objetivos:
(i) Observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce.

(ii) Analisar a qualidade de águas de afluentes do Rio Douro, e tomar contacto com alguns métodos de recolha e de análises microbiológicas (filtração das águas para meios seletivos para o isolamento de bactérias coliformes, Escherichia coli, Enterococos e Aeromonas e determinar o número total de organismos presentes na água, pelo método da incorporação da amostra em meio PCA),

(iii) Avaliar o perfil de suscetibilidade dos isolados obtidos a diferentes grupos de antibióticos pelo método de difusão com discos em Muller-Hinton agar.

A resistência a antibióticos é um problema crescente a nível global associado ao uso abusivo de antibióticos tanto em medicina humana como em veterinária. Reconhecendo o impacto do ambiente na saúde pública, e considerando a abordagem “One Health”, torna-se importante estudar a qualidade da água dos rios de forma a monitorizar estes ecossistemas que podem ser reservatórios de estirpes bacterianas multirresistentes.

Os processos naturais, como a precipitação, erosão, influências antropogénicas (urbanas, industriais e agrícolas) determinar a qualidade das águas dos rios. Devido à crescente consciencialização da importância dos sistemas de água doce e dos bivalves em particular, devido aos vários serviços de ecossistemas que proporcionam, têm vindo a aumentar os esforços para conservar as populações de bivalves de água doce e os seus habitats.

Observações: Área científica: Microbiologia/Saúde Pública.
Os alunos que pretendam frequentar esta ação deverão trazer bata todos os dias.
Estágio com oferta de almoço. Sem possibilidade de alojamento.

Local de encontro: Ed. Ciências Agrárias-Lab. Microbiologia Médica    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Profª Maria José Saavedra (saavedra@utad.pt)

16. Aplicando histologia para criar um atlas de larvas de peixe
Responsável: Deborah Power
Data: de 15-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Neste estágio vamos descobrir, através de trabalho de laboratório, a beleza dos animais aplicando diversas metodologias de histologia a cortes histológicos.

Temos uma série de cortes histológicos preparados de larvas, em diferentes estados de desenvolvimento, e tecido adulto, pelo que tentaremos descobrir todo o mecanismo que faz o animal funcionar. Com a aplicação de corantes histológicos vai ser possível revelar os segredos das larvas e depois gravar tudo, recorrendo à microscopia e à fotografia.

Local de encontro: em frente ao edifício 7 - campus de Gambelas - UAlg    Hora: 10:00

17. Património Histórico Arqueológico de Parada da Gonta - Tondela
Instituição: Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património - CEAACP - Universidade de Coimbra - Coimbra
Responsável: Maria ConceiÇão Lopes
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 15-07-2020 a 31-07-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: Campo Arqueológico do castro de 3 rios, Parada da Gonta, Tondela.

O Centro de Estudos em arqueologia, Artes e Património da Universidade de Coimbra e o Campo Arqueológico de Mértola em parceria com a Junta de Freguesia de Parada da Gonta e a Câmara Municipal de Tondela organizam um campo de trabalho em Arqueologia no Castro de 3 Rios, Parada da Gonta, Tondela.
O Estágio propõe:
1. Trabalhos arqueológicos a realizar no Castro repartidos por trabalho de campo e de laboratório em Arqueologia, no quadro de uma equipa multidisciplinar
2. Os estudantes participarão das escavações, aprendendo métodos de trabalho de registo descritivo e gráfico.
3. Participação no Workshop que se realizará no local para os estudantes do Mestrado Europeu em Arquitectura, Paisagem e Arqueologia e que inclui aprendizagem sobre uso e aplicação em Arqueologia das novas tecnologias (tecnologias Laser, digitais, satélites, etc).
4. Uma visita aos sítios arqueológicos dará a possibilidade de conhecer os métodos de elaboração de uma Carta arqueológica e patrimonial.

Observações: Arqueologia e Património

Local de encontro: Junta de Freguesia de Parada de Gonta    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Presidente da Junta de Freguesia de Parada da Gonta

18. Comunicação química em peixes - COMPLETO
Responsável: Adelino Canário
Investigador(es): Nathalie Marquet , Pedro Guerreiro , Samyar Ashouri

Descrição: Os peixes comunicam entre eles de várias maneiras – através da visão, de som, do cheiro e de campos electromagnéticos. Neste projecto estuda-se a comunicação química, ou seja a libertação de substâncias por um indivíduo (feromonas) que são detectadas por outros indivíduos da mesma espécie e que faz com que mudem de comportamento ou alterem a sua fisiologia (por exemplo, produzam hormonas ou alterem o nível de agressividade).

Os alunos serão incluídos numa equipa de investigação e irão colaborar em várias partes do processo experimental, desde a manutenção diária dos peixes, a realização de observações comportamentais, a realização de experiências para testar o efeito de determinados compostos no comportamento e a análise dos resultados.

À chegada, os estagiários receberão formação sobre as regras de segurança laboratorial e sanitária, assim como informações de ordem prática. Seguir-se-á uma introdução ao tema do projecto, princípios éticos da experimentação com animais, informação bibliográfica, e delineação do plano detalhado de trabalhos. No final estarão familiarizados sobre o processo de investigação científica e terão adquirido competências sobre manuseamento de peixes, análise comportamental e fisiologia de peixes.

Observações: Dado que o estágio possui componente laboratorial, será necessário trazer bata para uso pessoal. Além disso, pode ser útil trazer protetor solar e chapéu para andar pelo campus.

Local de encontro: Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, em frente Edifício 7    Hora: 10:00

19. Um bosão de Higgs ou mais? - COMPLETO
Responsável: Patricia Conde Muíño
Nº Alunos: 3      Anos: 11º/12º      Área Física
Data: de 16-07-2020 a 14-08-2020      Horário: Manhã

Descrição: Em 2012 uma notícia científica dou a volta ao mundo: finalmente fora descoberto o bosão de Higgs, pelas experiências ATLAS e CMS do LHC/CERN, apôs 50 anos de ter sido previsto. Mas será que a tabela das partículas fundamentais está completa?

O Modelo Padrão da Física de Partículas é uma teoria muito preditiva e muito precisa, mas pensamos que está incompleta porque há muitos fenómenos que não consegue explicar, tais como a matéria e a energia escura que ocupam a maior parte do Universo, ou por que é que estamos feitos de matéria e não de antimatéria. Através do estudo das propriedades do bosão de Higgs esperamos poder responder a algumas de estas questões.

Neste estágio @s jovens cientistas incorporar-se-ão a uma equipa de cientistas da experiência ATLAS do LIP para estudar a forma em como o bosão de Higgs interage com o bosão W, uma das partículas responsáveis pela interação fraca. Utilizarão dados públicos da experiência ATLAS, aprendendo as técnicas e procedimentos da investigação em esta área, ao tempo que contribuem à pesquisa pelas respostas a alguma de estas questões.

O estágio desenvolver-se-á online.

Observações: As sessões podem ser de manhã ou tarde e o estágio poderá prolongar-se caso @ estudante estiver interessad@. Será disponibilizada uma sala zoom na que @ jovem cientista poderá juntar-se com estudantes de várias universidades do país e de fora, assim como com cientistas do LIP. Proporcionar-se-á um ambiente colaborativo que permita o desenvolvimento do trabalho e a partilha de experiências.

Local de encontro: Online    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Patricia Conde Muíño

20. O caminho para o futuro sustentável do planeta - COMPLETO
Instituição: CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel - Matosinhos
Responsável: José Silva
Nº Alunos: 12      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 19-07-2020 a 31-07-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O Programa de Líderes Tecnológicos do Futuro tem como objetivo criar uma nova cultura de produto e serviço, desde cedo, e uma nova ambição a partir de Portugal, sendo, para tal, determinante a interação entre a equipas de engenharia do CEiiA, a Ciência viva e os alunos (lideres tecnológicos do futuro).
Este Programa permite a exploração do tema sustentabilidade e induz a criação de novas ideias para um planeta mais sustentável através:
1. Experimentação dos processos de desenvolvimento e de valorização de novas soluções com impacto positivo na sustentabilidade e qualidade de vida no planeta.
2. Desenvolvimento de competências soft de liderança, gestão e comunicação, com vista à resolução de problemas complexos, que tenham na sua base preocupações de sustentabilidade do nosso planeta.
Tecnologias digitais, cidades, oceanos e economia circular são alguns dos temas em destaque no plano de trabalhos.
Os alunos irão realizar atividades de pesquisa e de exploração de ideias para novos produtos e serviços para a sustentabilidade do planeta e conhecer as tecnologias envolvidas em projetos com foco na sustentabilidade, tendo como pilar a resolução da ONU: “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.

Observações: Os estudantes serão divididos em 3 grupos de trabalho.

Local de encontro: CEiiA    Hora: 10:30