A Ciência Viva na Volvo Ocean Race

Login

De 31 de Maio a 10 de Junho, passa por Lisboa a Volvo Ocean Race, a maior e mais mediática regata do mundo. Este evento será marcado por um extenso e diversificado programa de actividades, ao qual a Ciência Viva se associa.

Por convite da Secretaria de Estado do Mar, a Ciência Viva irá estar presente sob o lema "Conhecer o Oceano" com actividades práticas diárias destinadas às famílias:

“Que formas têm os oceanos?” (Princípio 1 / 1ºciclo) - Provavelmente sabe identificar os continentes olhando apenas para a sua silhueta, mas… que forma têm os oceanos? Monte um puzzle, construa um planisfério, e descubra a grandeza dos nossos oceanos.

 “Desta água não beberei!” (Princípio 2 / 2º ciclo) - A água que bebemos e utilizamos no nosso dia-a-dia é geralmente obtida a partir de fontes subterrâneas. O que acha que acontece se continuarmos a poluir os nossos solos? Descubra por si mesmo…

“A água à volta do mundo” (Princípio 3 / 3º ciclo) - No oceano a água nunca está quieta. Mas que factores impulsionam esta circulação das águas? E quais as alterações provocadas pelo aquecimento global? Misture quentes e frios, doces e salgados e descubra como se move a água à volta do nosso planeta.

“Micróbios oceânicos” (Princípio 4 / Secundário) - Que misteriosas plantas e animais derivam ao sabor da corrente nos nossos oceanos? E que organismos conseguem sobreviver a 3000 metros de profundidade? Observe espécies marinhas mais pequenas do que uma cabeça de alfinete, e descubra os seus estranhos hábitos de vida.

 “Uma solução brilhante” (Princípio 5 / Pré-escolar) - Que estranhas formas marinhas habitam o fundo dos nossos oceanos? Há animais marinhos praticamente desconhecidos que habitam o fundo dos oceanos e que desenvolveram para isso uma característica muito interessante… a bioluminescência! Fá-los brilhar no “fundo de um oceano”!

“Vai um afundanço?” (Princípio 6 / Pré-escolar) - Nem tudo o quem vem à rede é peixe… para comer! Se as bolas são peixes e os cestos são redes, junte-se a nós nesta pescaria e descubra a técnica perfeita para vencer.

“No fundo do Oceano” (Princípio 7 / 1º ciclo) - Montes, vales, planícies e montanhas. O fundo do oceano tem tudo isto e muito mais. E a separação entre fundos marinhos, ilhas e continentes está apenas na quantidade de água. Vem modelar e afundar segundo a tua criatividade!

 

No Dia Mundial dos Oceanos - 8 de Junho de 2012 - a Ciência Viva e a LagosSport promovem a Regata Solar Ciência Viva com o objectivo de promover a temática do Oceano junto dos jovens, estimular a sua criatividade, o seu interesse pela investigação e pela tecnologia e ainda promover a importância das energias renováveis.

Os 18 modelos de barcos movidos a energia solar serão elaborados por 6 equipas num total de 155 alunos dos 2º e 3º ciclos das Escolas Básicas Fernando Pessoa, Visconde de Juromenha e Conde de Oeiras.

A competição entre eles decorrerá da parte da manhã (entre as 10h00 e as 12h30) com várias corridas a decorrer em piscina adaptada, premiando-se, no final, o vencedor da regata.



Visite-nos na área expositiva Vem Experimentar o Mar do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

(Horário: 31 de Maio a 6 de Junho, das 11h às 22h; 7, 8, 9 de Junho, das 9h às 22h; e 10 de Junho, das 9h às 16h)