Ciência Viva no Peixe em Lisboa

Login


Peixe em Lisboa | 10 e 13 de Abril | 15H00

Já provou pepinos-do-mar? A Ciência Viva diz-lhe a que sabem no Peixe em Lisboa

Não, não se trata de um legume. Na Ásia é uma iguaria e Portugal vai produzi-los em aquicultura para exportação. O pepino-do-mar é um invertebrado da família da estrela-do-mar e vai fazer parte do menu da Ciência Viva no Peixe em Lisboa.

No Oriente consta da carta dos restaurantes mais luxuosos, no Peixe em Lisboa este invertebrado com baixo teor de gordura e um elevado teor proteico vai ser servido sob a forma de ceviche e em arroz. Patrícia Borges, chef da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Instituto Politécnico de Leiria, criou receitas para trazer este sabor ao paladar dos portugueses e vai partilhá-las com o público numa demonstração culinária.

Mas como é que as gerações futuras vão continuar a consumir peixe? A atitude de cada um de nós como consumidor de pescado é essencial para podermos responder a esta pergunta. Gael Orieux, chef do Restaurante Auguste, em Paris, e Francisco Franco del Amo, presidente do World Ocean Network e director do Aquário Finisterrae, na Galiza, vão mostrar como é possível confeccionar receitas inovadoras sem pôr em perigo a biodiversidade do oceano.

Para informar o público sobre as espécies marinhas que não apresentam declínio de stocks apreciável, a Ciência Viva lançou um catálogo com as principais espécies de pescado do mar de Portugal, disponível online.

Estas iniciativas realizadas pela Ciência Viva em parceria com a DocaPesca e instituições científicas portuguesas integram-se no projecto europeu Sea for Society – Um Mar para a Sociedade, que pretende despertar o público para uma cidadania do mar.


Programa

10 ABRIL | 15.00 - 16.30
Da Cavala ao Pepino do Mar, Surpreenda o Paladar
Demonstração culinária pela Chef Patrícia Borges
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche - Instituto Politécnico de Leiria


Artes de Pesca com Futuro
Eng. Carlos Macedo | Apresentação de técnicas de pesca sustentável
Associação Artesanal Pesca, Sesimbra
Sessão em português


13 ABRIL | 15.00 - 16.30
Mr. GoodFish, O Peixe Certo à sua Mesa
Demonstração culinária com receitas sustentáveis
Gael Orieux, Chef do Restaurante Auguste, Paris | www.restaurantauguste.fr
Francisco J. Franco del Amo, Presidente World Ocean Network e Director do Aquário Finisterrae, Galiza