Qual é o livro de divulgação de ciência que sugere? Partilhe
Galopim de Carvalho

Professor catedrático jubilado

livro

Biografia

António Marcos Galopim de Carvalho é professor catedrático jubilado pela Universidade de Lisboa. Licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa, doutorou-se em Geologia na mesma universidade e entre 1961 e 2001 lecionou na sua alma mater, no Departamento de Geologia. Nos últimos 20 anos acumulou as funções de diretor do Museu Nacional de História Natural, da mesma Universidade, onde dirigiu diversos projectos de investigação nas áreas da Paleontologia dos Dinossáurios e de Geologia Marinha. É autor de 21 livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou memórias. Assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas e mais de 150 artigos de opinião em defesa da geologia e do património geológico. Integrou diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e criou e dirigiu o Laboratório de Sedimentologia do Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, entre 1965 e 1981. Foi consultor científico da RTP e da SIC para séries televisivas de divulgação científica na área das ciências da Terra e de diversas Editoras.

PARTILHE

As suas Recomendações

O avô e os netos falam de geologia | Comentário:

O Avô e os Netos Falam de Geologia, escrito em estilo de diálogo, foi concebido a pensar nos professores de geologia, nos seus alunos e na generalidade dos leitores interessados em descobrir a maravilhosa história do nosso planeta. Esta realização nasceu da experiência que o autor tem mantido proferindo lições por todo o país, de jardins-escola ao básico e secundário. A experiência permitiu-lhe desenvolver o discurso pedagógico mais adequado a cada um destes níveis, sem perda de rigor científico.

livro