Qual é o livro de divulgação de ciência que sugere? Partilhe
Alexandre Quintanilha

Professor universitário e deputado

Biografia

Alexandre Quintanilha completou o doutoramento em Física em 1972, na Universidade Witwatersrand de Joanesburgo, mas mudou-se para Berkeley, Universidade da Califórnia e para a investigação sobre fisiologia celular. No Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley dirigiu ainda o Centro de Estudos Ambientais. Em 1991 tornou-se professor da Universidade do Porto e fundou o Instituto de Biologia Molecular e Celular da mesma universidade. Presidiu a comités da Fundação Europeia para a Ciência, Comissão Europeia e OECD, bem como de várias organizações de investigação nacionais e internacionais. Nos últimos anos, Alexandre Quintanilha tem também trabalhado sobre perceção do risco e compreensão pública da ciência, por exemplo nas áreas do “melhoramento” cognitivo. É deputado na Assembleia da República, onde preside à Comissão de Educação e Ciência. Alexandre Quintanilha é presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento.

PARTILHE

As suas Recomendações

Frankenstein | Comentário:

"Frankenstein", porque, em primeiro lugar, mostra uma maturidade extraordinária (começou a ser escrito pela Mary Shelley quando ela tinha 19 anos e foi publicado em 1818, quando tinha 21 anos). E também porque a mensagem do livro é surpreendente: a criatura torna-se violenta e antisocial, porque o médico que a criou, o Dr. Frankenstein, se recusa a criar também uma companheira que pudesse partilhar a vida dela. Tal como "Sirius", este livro fala de seres vivos criados de novo e transmite uma mensagem surpreendente, onde uma empatia extraordinária está sempre presente.

Sirius | Comentário:

O livro descreve a relação entre um cão extraordinário, Sirius (criado com inteligência quase humana), e a jovem dona. A relação entre os dois e o que aprendem um do outro é fantástico. Tal como "Frankenstein", este livro fala de seres vivos criados de novo e transmite uma mensagem surpreendente onde uma empatia extraordinária está sempre presente.