Login

[ Imprimir ]
A Ciência e o Espaço

Não perca a noite de hoje: Júpiter, Vénus e Marte estão mais perto da Terra

Mariana de Araújo Barbosa

Jornal I, 27-08-2009

Esta noite o céu vai ter astros maiores do que é habitual. Júpiter, Vénus e Marte vão estar a uma distância menor do planeta azul, o que, observado da Terra, parece um céu mais estrelado do que o normal. Mas desengane-se quem diz que o fenómeno não acontece há 60 mil anos. "À vista desarmada, em 2003, viu-se apenas uma estrela pequena e pouco brilhante entre as estrelas circundantes", explicou Máximo Ferreira, astrónomo, ao i.

O fenómeno de aproximação destes planetas à Terra acontece de quinze em quinze anos, e a última vez foi em 2003. No entanto, hoje mais do que o costume, o céu estará iluminado.

Júpiter começa a ver-se bem perto das 22 horas, seguindo-se Vénus e só depois Marte, cerca das 3 horas da manhã.

"O que aconteceu em 2003 deve voltar a acontecer em 2018", sublinha José Matos, formador e divulgador ao i. Apesar de não ser um acontecimento marcante, é de aproveitar: afinal, não é todos os dias que se pode dar ao luxo de passar a noite a tentar identificar planetas no sistema solar.



Portugal vai observar de perto o fenómeno e as principais instituições de observação de astros abrem portas ao público. No entanto, apesar dos rumores, o planeta vermelho não ficará do mesmo tamanho da Lua, mas 300 vezes menor.

Para mais informações, consulte www.cienciaviva.pt ou ligue para 808 200 205. Para saber mais sobre as actividades de hoje, veja www.cienciaviva.pt/veraocv/comum/2009/actividadeshoje.asp

URL:http://www.ionline.pt/conteudo/20208-nao-perca-noite-hoje-jupiter-venus-e-marte-estao-mais-perto-da-terra

[ Imprimir ]