Login

[ Imprimir ]
A Ciência e o Espaço

Estudantes do Porto participam em projecto da Agência Espacial Europeia
Lusa, 03-06-2004


A Câmara do Porto vai apoiar a participação de oito jovens estudantes universitários da cidade num projecto da Agência Espacial Europeia, anunciou hoje fonte da autarquia.

A autarquia vai apoiar a participação dos estudantes no projecto "The Space Sailors - The invisible made visibledetecting gas leaks in spacecrafts", que visa detectar e analisar fugas de gás num ambiente de ausência de gravidade utilizando técnicas ópticas.

Será também apoiada a presença num outro projecto, designado "How not to get wet in the Space", que pretende investigar a forma como os líquidos se comportam na ausência de gravidade em situações específicas face a fenómenos invulgares e impossíveis de observar na superfície da terra.

A proposta de um apoio de dez mil euros aos oito estudantes envolvidos, partiu de Rui Rio, que enquadra a medida no seu desígnio antigo de transformar o Porto na "Cidade da Ciência".

"Há na actual conjuntura autárquica a sensibilidade bastante para, finalmente, este objectivo se começar a concretizar", salienta o presidente da Câmara do Porto.

As experiências, promovidas por oito estudantes do Departamento de Física da Faculdade de Ciências do Porto, fazem parte do reduzido número das que foram seleccionadas pela Agência Espacial Europeia no âmbito do programa "Students Parabolic Flight Company", que se baseia num voo de testes que simulará condições de ausência de gravidade.

Estas condições serão criadas através de quedas livres do avião, durante cerca de 20 a 30 segundo cada, período de tempo que permitirá testar os vários projectos escolhidos.

O apoio da Câmara do Porto aos projectos visa suportar parte dos custos que as duas equipas de oito estudantes terão de realizar, relacionados com a aquisição de equipamentos e com as viagens até Bordéus.

[ Imprimir ]