A Ciência e o Espaço

Óculos e Palestras para Ver Vénus
Público, 26-05-2004

Três milhões de óculos especiais para a observação segura do planeta Vénus, a 8 de Junho, estão à venda nas farmácias portuguesas, a 1,5 euros, anunciou a Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Os óculos permitem, por períodos curtos de tempo, assistir à passagem do planeta Vénus pelo disco solar. Se se tentar observar o fenómeno sem protecção, podem surgir graves lesões nos olhos. Os raios solares - ultravioletas e infravermelhos - lesam a retina, a camada nervosa dos olhos que comanda a visão e a função visual.

Para prevenir riscos de lesão visual, o Ministério da Saúde estabeleceu uma parceria com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), o Observatório Astronómico de Lisboa e a ANF para levar a cabo uma campanha de sensibilização da população portuguesa, noticiou a agência Lusa.

Mas para saber mais sobre este fenómeno astronómico, que só se repetirá em Portugal em 2117, pode assistir hoje à palestra de Nuno Crato, matemático e divulgador de ciência, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito do ciclo de colóquios Despertar para a Ciência, promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.