A Ciência e o Espaço

Pavilhão do Conhecimento «explora» Marte
TSF - online, 20-01-2004

O Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, vai dedicar uma sessão de perguntas e respostas à exploração de Marte e as suas perspectivas, no dia 24.

A sessão realiza-se no âmbito da actividade «Desafios», do programa «Ciência Viva», e conta com a presença de alguns investigadores envolvidos como Manuel Paiva, responsável por estudos científicos em missões espaciais, e Pedro Pina, geólogo do Instituto Superior Técnico que pertence ao projecto «MAGIC».

A «exploração» de Marte vai ainda contar com os engenheiros Tiago Hormigo e Nuno Ávila, da empresa Deimos Engenharia, que está associada directamente à missão da Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA).

A Deimos, com colaboração do INETI, desenvolveu um sistema inovador de navegação celestial que permite, a partir de imagens do céu nocturno captadas pelas câmaras a bordo da sonda e enviadas para a Terra, determinar qual a sua posição e altitude relativamente a qualquer planeta do sistema solar.

O programa seria usado para determinar a posição do robot «Beagle 2» na superfície marciana. O programa da Deimos será demonstrado na sessão dedicada a Marte no Pavilhão do Conhecimento, sendo ainda apresentadas outras possíveis utilizações em mais missões da ESA.

A «exploração» no Pavilhão do Conhecimento realiza-se numa altura em que a ESA e a NASA têm missões de exploração a Marte em curso. A NASA colocou com sucesso o robot «Spirit» na superfície do planeta vermelho, mas o europeu «Beagle 2» ainda não respondeu aos contactos efectuados.

A sessão decorre no dia 24 de Janeiro, pelas 15:30, sendo aberta ao público.