A Ciência e o Espaço

Marte em destaque no Planetário Gulbenkian
TSF - online, 20-08-2003

A Marinha e o Núcleo Interactivo de Astronomia vão aproveitar a aproximação de Marte da Terra para darem especial atenção ao «planeta vermelho». Nas próximas cinco semanas não vão faltar oportunidade de olhar o planeta mais de perto.

O Planetário Gulbenkian vai abrir as portas nas próximas cinco semanas para promover um ciclo de palestras sobre Marte, seguidas de observações astronómicas, adiantou hoje o Estado-Maior da Armada.

O «planeta vermelho» e a Terra vão estar à distância mais curta dos últimos 60 mil anos, o que permite um melhor visionamento de Marte.

As palestras, que se vão realizar todas as quarta-feiras à noite, entre 27 de Agosto e 24 de Setembro, vão ter por temas «Missão Mars Express», «Marte - Enigma históricos e desafio científico», «Marte e a Terra: parentes próximos ou nem por isso?», «Vida em Marte? Da ficção científica à Beagle2» e «Um projecto mágico».

Depois das palestras vão estar disponíveis no exterior do Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vários telescópios para observações astronómicas.

A iniciativa vai incluir ainda uma exposição sobre Marte, com posters, animações e materiais educativos.