A Ciência e o Espaço

Terra e Marte mais perto desde há 60 mil anos
TSF - online, 13-08-2003

Terra e Marte vão estar à distância mais próxima dos últimos 60 mil anos no próximo dia 27 de Agosto. Uns «escassos» 55,6 milhões de quilómetros vão separar os dois planetas, o que só se deve repetir em Agosto de 2287.

A última vez que Marte e a Terra estiveram tão perto aconteceu a 57617 A.C., quando o homo sapiens sapiens (homem moderno) começava a impor-se à supremacia do homem de Neadertal, explica Aldo Vitagliano, da Universidade de Nápoles.

O movimento dos planetas diminui significativamente o espaço entre a Terra e Marte. Há seis meses o chamado «planeta vermelho» estava a cinco vezes a distância que vai estar às 9:51 (10:51 de Lisboa) do próximo dia 27.

Marte, o quarto planeta a contar do Sol, vai brilhar mais do que a Lua e Vénus. Pode ser facilmente identificado pela sua cor vermelha.

Como se encontra 145 vezes mais distante da Terra do que a Lua, o «planeta vermelho» vai continuar a parecer bastante pequeno.

Calcula-se que com um telescópio relativamente simples seja possível detectar a capa de gelo do sul da superfície de Marte onde deve aterrar em Janeiro de 2004 a primeira das duas sondas enviadas pela NASA.