Login

[ Imprimir ]
A Ciência e o Espaço

Primeira aventura espacial europeia começa hoje
TSF - online, 02-06-2003

Vai começar a primeira aventura espacial totalmente europeia.
Esta segunda-feira, vai ser lançada, a partir do Cazaquistão, a «Mars Express», uma sonda que pretende descobrir vestígios de vida em Marte.

A construção da «Mars Express» envolveu um consórcio de 24 empresas europeias ligadas à Agência Espacial Europeia. Esta é a primeira aventura no espaço, totalmente europeia, que foi preparada em tempo recorde, ou seja, quatro anos, em vez dos habituais seis.

Esta «pressa» pretende aproveitar a mais curta distância entre a Terra e Marte, uma oportunidade que só acontece uma vez em cada 15 anos. Os 400 milhões de quilómetros que separam os dois planetas vão ser percorridos em seis meses a uma velocidade de três quilómetros por segundo.
Se tudo correr bem, a «Mars Express» deve chegar ao destino em Dezembro por altura do Natal. Nessa altura, a sonda fará descer para Marte a «Beagle 2», uma cápsula com 65 quilogramas e um diâmetro não muito maior do que uma roda de bicicleta, que terá como missão, tirar fotografias e recolher amostras para saber se houve vida em Marte.
Esses dados vão ser depois tratados e analisados por várias equipas. Numa delas estão envolvidos portugueses do Instituto Superior Técnico. Pedro Pina explica como vai ser o trabalho dos técnicos:
«Existem imagens daquilo que o ser humano vê e existem outro tipo de imagens que os nossos olhos não conseguem ver. Esse tipo de imagens são muito úteis para nos deixarem fazer uma caracterização geológica mais detalhada do que aquela que já existe.»

Pedro Pina fala ainda das dificuldades deste projecto: «A primeira grande dificuldade tem a ver com a quantidade de informação que vamos tratar. Mas isso é uma das grandes aliciantes do projecto, que é dispor de grande quantidade de informação que nos permita chegar a esse grande objectivo que é ver se há condições para que haja água em Marte e se realmente ela existe».

Excesso de informação, mas ainda assim um grande desafio para 17 investigadores portugueses envolvidos nesta primeira aventura espacial europeia. A aventura começa às 18:45, e tem como palco o Cazaquistão, de onde vai ser lançada a «Mars Express».

[ Imprimir ]