Login

[ Imprimir ]
A Ciência e o Espaço

Columbia: Apresentados Mais Dados Sobre o Acidente do Vaivém
Público, 04-04-2003

A equipa de investigadores que procura a resposta para o desastre do vaivém Columbia, que explodiu a 1 de Fevereiro, apresentou uma nova versão dos acontecimentos. Os cientistas afirmam que o pedaço de espuma rígida que se soltou do tanque de combustível poucos segundos depois do lançamento, pode ter provocado estragos em duas áreas da asa do vaivém.
Uma delas é o painel de protecção da parte dianteira da asa, que tem a forma de U. A outra também é um painel, que por acaso fica junto do anterior, e que protege a asa do calor extremo que é gerado quando o vaivém volta a entrar na atmosfera.

As informações reunidas pelos cientistas consideram que este último painel soltou-se quando o vaivém estava há dois dias no espaço - altura em que foi detectado, pelo radar do vaivém, um objecto estranho no espaço a afastar-se do Columbia. "Apenas este painel é um candidato viável para a explicação do objecto estranho", afirmou John Barry, membro da equipa, citado pela revista "New Scientist".

Com este painel partido na asa do vaivém, podem ter entrado por ali plasma ou gases muito aquecidos, que destruíram a estrutura de alumínio e levado à destruição do vaivém. Apesar de todos os dados, a equipa não quer tirar conclusões antes de a investigação estar completa, o que ainda pode levar semanas ou meses. Outras hipóteses mantêm-se, assim, em aberto.

espaco3.pdf
[ Imprimir ]