Login

[ Imprimir ]
A Ciência e o Espaço

Estação Espacial Internacional Recebe Nova Tripulação
Público, 04-04-2003

Dois veteranos do espaço, o russo Iuri Malenchenko e o norte-americano Edward Lu são os próximos astronautas a serem enviados para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa). Deverão partir no próximo dia 26.

Os membros desta sétima tripulação da ISS vão ter de viajar a bordo da nave russa Soiuz. Inicialmente, estava programado viajarem no vaivém norte-americano Atlantis, mas depois do acidente do Columbia, em Fevereiro passado, os vaivéns da agência espacial NASA ficaram impedidos de voar.

Estava também previsto que outro elemento russo integrasse a equipa. Isto não acontecerá porque a Soiuz irá carregada com abastecimentos para a ISS. A nave russa é muito menos larga que os vaivéns norte-americanos, tanto que são estes que costumam levar as maiores peças utilizadas na construção da estação.

Esta tripulação vai substituir a que se encontra na estação desde Novembro e que deveria ter voltado em Março, se o desastre do Columbia não tivesse acontecido.

Malenchenko e Lu já estiveram juntos na estação espacial há três anos. Malenchenko, de 41 anos, é piloto, engenheiro e comandou, em 1994, uma missão a bordo da estação espacial russa Mir, que foi desactivada em 2001. Quanto a Lu, de 39 anos, é físico, trabalha na NASA e também já esteve a bordo da Mir.

espaco2.pdf
[ Imprimir ]