Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Morada: NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas Campo Mártires da Pátria, 130, 1169-056, Lisboa, Lisboa

1. Doença de Alzheimer: à descoberta de respostas no interior das células - COMPLETO
Responsável: Cláudia Almeida
Nº Alunos: 1      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Inês Figueira
Descrição: A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que representa a maioria dos casos de demência na população com mais de 65 anos. Esta doença é caracterizada pela acumulação de um composto tóxico nos neurónios (beta-amilóide 42), no entanto como ainda não existe tratamento, é muito importante continuar a aprofundar investigação nesta área. Durante este estágio, o aluno terá oportunidade de se envolver nas experiências que têm como objetivo identificar o que acontece nos neurónios ao nível intracelular que pode levar ao desenvolvimento de Alzheimer. Para isso, o estagiário terá oportunidade de trabalhar com culturas celulares de neurónios e praticar técnicas da biologia celular e bioquímica.
Observações: Estágio com oferta de almoço.

Local de encontro: Átrio do Edifício Cinzento do CEDOC. Morada: NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas Edifício CEDOC II Rua Câmara Pestana, n.ºs 6, 6-A e 6-B 1150-082 Lisboa    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Inês Figueira

2. Otimização do protocolo de crescimentos de larvas de peixe-zebra - COMPLETO
Responsável: Petra Pintado
Nº Alunos: 1      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Data: de 25-06-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Os peixe-zebra são um modelo animal utilizado em investigação biomédica. São pequenos peixes de água doce com capacidade regenerativa e um excelente modelo de estudo em desenvolvimento embrionário. Um dos grandes desafios é garantir o seu bem estar e saúde e nesse sentido é necessária uma otimização constante de protocolos de “husbandry”. Neste pequeno projeto pretende-se que o aluno otimize um novo alimento para larvas de peixe zebra, contribuindo assim para uma melhor manutenção da colonia. O aluno terá ainda oportunidade de interagir e conhecer outros projetos de investigação em que se utiliza peixe-zebra como modelo de investigação.
Observações: O estágio realiza-se num ambiente tendencialmente molhado. Não é permitida o uso de sandálias ou sapatos abertos. A roupa deve ser confortável e prática. Por vezes há manuseamento de lixívia e não nos responsabilizamos por roupa danificada. O estágio contém almoço.

Local de encontro: Átrio do Edificio Cinzento do CEDOC. Morada: NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas Edifício CEDOC II Rua Câmara Pestana, n.ºs 6, 6-A e 6-B 1150-082 Lisboa    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Petra Pintado

3. Laboratório de virologia - do desenho à prática - COMPLETO
Responsável: Maria Jesus Chasqueira
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Augusta Marques , Lúcia Rodrigues
Descrição: Proporcionar o contato com alguns procedimentos utilizados no laboratório de virologia para o diagnóstico clínico e na investigação científica. Inicialmente, os participantes familiarizar-se-ão com os aspectos de segurança no laboratório de virologia: desenho do laboratório, circuitos de trabalho, equipamento necessário, boas práticas. Na vertente das culturas de células, executarão a preparação de meios de cultura (utilização de balanças analíticas, autoclave, sistemas de filtração, bomba de vácuo, aparelho de pH, camaras de segurança biológica). Terão contato com culturas de células, com os procedimentos para a sua conservação, e com algumas das técnicas utilizadas na visualização dos resultados. Na biologia molecular efetuarão a extracção do ADN ou do ARN de amostras. Efectuarão a análise qualitativa através de nested-PCR e visualização do resultado através de electroforese em gel de agarose. Nas amostras positivas, efetuarão a determinação da carga viral por PCR em tempo real (preparação de curvas padrão).

Observações: Obrigatório a utilização de bata (caso não tenham podemos dispensar uma). Os alunos poderão trazer o próprio portátil, mas não é obrigatório. Almoço incluído. Horário do estágio: 10h00 - 16h00

Local de encontro: Atrío do Edíficio Sede da NOVA Medical School. Morada: NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Augusta Marques

4. Infeção bacteriana: da suspeita à confirmação - COMPLETO
Responsável: Maria Jesus Chasqueira
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Augusta Marques , Lúcia Rodrigues
Descrição: Proporcionar o contato com alguns procedimentos utilizados no laboratório de microbiologia para o diagnóstico clínico e na investigação científica.
Inicialmente, os participantes familiarizar-se-ão com os aspectos de segurança no laboratório de microbiologia. Na vertente das culturas, executarão a preparação de meios de cultura (utilização de balanças analíticas, autoclave, câmaras de segurança biológica). Terão contato com culturas bacterianas em meios sólidos e com os procedimentos para a sua conservação. Identificarão morfológica e bioquimicamente os diferentes agentes bacteriológicos causadores das 2 patologias mais frequentes na nossa população, infeção urinária e amigdalites bacterianas e realizarão os respetivos testes de sensibilidade aos antibióticos.

Pessoa de contacto: Augusta Marques