Login

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018


 
 

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica


Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda - Universidade de Évora
Morada: Largo dos Colegiais 2,, 7000-803, Évora, Évora


1. Os mistérios do património desvendados pela ciência - COMPLETO
Responsável: Teresa Alexandrada Silva Ferreira
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Físico-Química
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alexandra Ferreira , Ana Manhita , Ana Margarida Cardoso , Ana Teresa Caldeira , Anne France Maurer , António Candeias , Catarina Miguel , Cristina Dias , Cristina Galacho , Dora Teixeira , Ginevra Coradeshi , Jorge Faria , José Mirão , Lúcia Rosado , Luís Dias , Mafalda Costa , Mara Silva , Marina Gonzalez , Massimo Beltrame , Nica Jimenez , Nuno Carriço , Patrícia Branco , Patrícia Moita , Pedro Barrulas , Penka Girginova , Ricardo Vieira , Rosário Martins , Sara Valadas , Sílvia Arantes , Tânia Rosado , Yigit Helvaci
Descrição: O Património Cultural é atualmente considerado um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável das regiões e uma área de estudo interdisciplinar ímpar que permite conciliar as ciências exatas e naturais com as ciências sociais e humanas.
A região Alentejana é detentora de um Património arquitetónico e artístico único no país, sendo a própria cidade de Évora, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade em 1986, um dos seus mais belos exemplos. O estudo do Património nesta e desta região é uma necessidade e uma mais-valia que permite projetar o Alentejo para além das suas fronteiras. E o que acontece quando se estuda o Património com as ferramentas das Ciências? A essa questão responde diariamente o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora. Aqui temos o Património sob investigação como se faz no CSI! Além disso, na interação entre a vertente educacional e de investigação, o HERCULES recebe alunos que desejam iniciar trabalhos de investigação científica, permitindo o envolvimento direto desses alunos com a investigação desenvolvida no Laboratório numa abordagem e espírito de equipa, colaboração e interdisciplinaridade que caracterizam as atividades do HERCULES.
Este projeto engloba várias ações concertadas que permitirão aos alunos integrarem equipas de investigação e trabalhos em curso, utilizando equipamentos de ponta para responder às questões levantadas por arqueólogos, historiadores, historiadores da arte, conservadores e museólogos.
O conjunto de ações propostas inclui a Preparação de amostras arqueológicas para análise de resíduos orgânicos, a Histologia e Mineralogia aplicadas à investigação de esqueletos humanos do período romano, o Estudo de dietas antigas, o Estudo material e de diagnóstico de pinturas de cavalete, o Estudo de azulejos antigos, a Caracterização de argamassas antigas, a Análise de livros iluminados, a Biodegradação de bens patrimoniais, a Avaliação de potencial antimicrobiano de óleos em fungos detereogénicos e, na área do digital, trabalhos de Fotogrametria de objetos patrimoniais para a obtenção de modelos tridimensionais, entre outros.
Será feita uma calendarização para cada aluno de modo a que frequente um leque diversificado das ações propostas, tendo ao seu dispor uma vasta lista de equipamentos da unidade residente e da unidade móvel que poderá consultar na página web do Laboratório (http://www.hercules.uevora.pt/).
Mas para saber mais e, sobretudo, fazer…. vem passar uns dias connosco ao HERCULES!

Observações: O estágio decorrerá entre as 10.00h e as 17.30h de 2f (25/06) a 5f (28/06), dado que dia 29/06 é feriado municipal em Évora. Nesta semana decorre a tradicional Feira de São João (http://www.visitevora.net/feira-sao-joao-festa-popular/), na qual o Laboratório HERCULES participará com um conjunto de atividades dirigidas ao público em geral. A participação do HERCULES será no dia 26/06 ou no dia 27/06 e decorrerá entre as 20.00h e as 23.00h. Os alunos participantes neste estágio são convidados a juntarem-se aos investigadores do Laboratório HERCULES nesta experiência de interação com a comunidade.


1º dia de estágio
Local de encontro: Laboratório HERCULES, Palácio do Vimioso, Universidade de Evora    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Prof. Teresa Ferreira
[Estágios nesta instituição]