Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Instituto de Investigação do Medicamento e das Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa - iMed.UL
Morada: Faculdade de Farmácia de Lisboa, Av. Prof. Gama Pinto, 1649-003, Lisboa, Lisboa

Ver estágios com vagas

1. Uma Aventura no Laboratório. A Missão do Agente Tensioactivo - COMPLETO
Responsável: Célia Maria Cardona Faustino
Nº Alunos: 2      Anos: 12º      Área Ciências da Saúde
Investigador(es): Helena M. Ribeiro , Isabel A. C. Ribeiro , Joana Marto
Descrição: O que é um agente tensioactivo? Porque são importantes para o Homem? Como são produzidos? Podem os tensioactivos apresentar actividade farmacológica? Quais as diferentes aplicações destes compostos em formulações farmacêuticas (medicamentos) e cosméticas?
A actividade terá início com a apresentação de conceitos teóricos básicos e algumas técnicas utilizadas no estudo destes compostos, seguindo-se a realização de diferentes trabalhos laboratoriais.
Os alunos irão produzir por via biotecnológica (a partir de microrganismos), extrair e identificar biotensioactivos. Vão caracterizar um tensioactivo comercial, identificar a concentração de tensioactivo a partir da qual se formam micelas, e estudar a incorporação de um fármaco no sistema micelar. Irão ainda produzir formulações cosméticas com base em tensioativos.
No final os alunos irão realizar uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido com discussão dos resultados obtidos.
Os alunos irão também ter contacto com o trabalho de investigação que se encontra a ser desenvolvido pelas investigadoras envolvidas.

Observações: Estágio com oferta de almoço/sem oferta de alojamento.
Bata necessária.

Local de encontro: Átrio da Faculdade de Farmácia    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Célia Faustino

2. Estudo do metabolismo humano: aplicações biomédicas da espectrometria de massa - COMPLETO
Responsável: Margarida F. B. Silva
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia/Bioquímica
Data: de 24-07-2017 a 28-07-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Grupo Metabolismo e Genética, iMED.ULisboa , Marco Filipe S. Moedas
Descrição: Este projecto propõe aprofundar o conhecimento dos processos bioquímicos no organismo humano, sendo o metabolismo hepático um objeto particular de estudo. Que metabolitos se formam a partir das proteínas, lípidos e hidratos de carbono que diariamente ingerimos? Quais as moléculas de maior relevância ao equilíbrio bioenergético celular? Que alterações importantes podem ocorrer em caso de doença hepática? Que destino metabólico terá uma molécula de um fármaco, e que transformações químicas vai sofrer no fígado? Para abordar estas respostas, o aluno irá contactar com processos laboratoriais especializados envolvendo métodos cromatográficos aplicados a amostras biológicas (alguns simples em papel, e outros avançados envolvendo a Cromatografia Gasosa e a Espectrometria de Massa). Estas técnicas analíticas possibilitam a separação, identificação e quantificação de metabolitos e pequenas moléculas que irão permitir ao aluno aprofundar o conhecimento dos perfis biológicos de aminoácidos, ácidos gordos e de centenas de moléculas endógenas, incluindo muitas que se produzem pela biotransformação de fármacos.
Observações: Estágio com oferta de almoço, sem oferta de alojamento. Bata necessária.

Local de encontro: Entrada principal FFUL    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Margarida F. B. Silva

3. Desenvolvimento de fármacos anti-convulsivantes - COMPLETO
Responsável: Maria de Jesus Perry
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Ciências da Saúde
Investigador(es): Ana Paula Francisco , Maria Eduarda Mendes
Descrição: A Epilepsia ocupa o 4º lugar nas doenças neurológicas. Sabe-se que 1 em cada 26 pessoas desenvolverá epilepsia em qualquer altura da sua vida.
Para além da doença em si condicionar a vida dos doentes, os tratamentos médicos e cirúrgicos utilizados estão associados a um número elevado de efeitos secundários adversos. Como os anti-convulsivantes existentes partilham estes efeitos secundários (sedação, apatia, irritabilidade, dificuldade de falar, depressão, etc…), verifica-se que muitos pacientes abandonam as terapêuticas. Neste projecto pretende-se que os alunos se envolvam na síntese, identificação estrutural e estudo de estabilidade de um anti-convulsivante, com a dinâmica própria das metodologias aplicadas pela química terapêutica. No final ser-lhes-á proporcionada a apresentação e discussão dos resultados alcançados por recurso a aplicações multimédia.

Observações: Trazer bata. Estágio com oferta de almoço | sem oferta de alojamento.

Local de encontro: Hall da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Maria de Jesus Perry

4. O cérebro à lupa: muito mais que neurónios - COMPLETO
Responsável: Dora Brites
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Investigador(es): Ana Rita Vaz , Sara Pinto
Descrição: Descrição: Que outras células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios? Como se diferenciam e “conversam” entre si? De que forma respondem estas células a agentes tóxicos e como devem atuar os fármacos? Como envelhecem e ficam doentes nas doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose Amiotrófica Lateral e Esclerose Múltipla)?

O estágio iniciar-se-á como uma reunião de docentes e alunos envolvidos na semana de estágio para se divulgar algumas regras e atividades coletivas na Faculdade de Farmácia. Seguidamente uma breve Introdução ao Cérebro, suas células, funções e degeneração com enfoque na neuroinflamação, presente em situações de stress, de doença e envelhecimento do sistema nervoso central.

Será distribuída a planificação das atividades didáticas que terão lugar durante a semana.
Os alunos irão conhecer e contactar mais de perto com o cérebro, nomedamente as culturas de células, os modelos experimentais de doença, avaliação da funcionalidade das células nervosas e visualização das suas caracteristicas morfológicas em microscopia de fluorescência. No final os alunos apresentarão e discutirão os resultados alcançados, recorrendo a aplicações multimédia, numa sessão que envolverá semelhante apresentação por colegas de outros estágios na Faculdade, ficando com uma ideia mais integrada das possibilidades de aplicação das Ciências Farmacêuticas.

Observações: Estágio com oferta de almoço.
Bata necessária.

Local de encontro: Átrio da Faculdade de Farmácia    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Profª Dora Brites

5. Porque morrem os neurónios? - COMPLETO
Responsável: Cecília M. P. Rodrigues
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 24-07-2017 a 28-07-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: As células do nosso cérebro vão morrendo enquanto envelhecemos, outras morrem na sequência de uma doença ou por exposição a substâncias tóxicas. Viagem pelo mundo do cérebro e impacto das doenças neurodegenerativas e das drogas de abuso na forma como as células nervosas comunicam entre si. Visitas aos laboratórios e atividades práticas de execução e observação de experiências simples.
Observações: Horário: 10:00-16:00