Login

Professores MIT vão à Escola



(palestra do Professor Randolph E. Kirchain sobre a indústria automóvel)
 
A iniciativa Professores MIT vão à Escola resulta da colaboração da Ciência Viva com o programa MIT-Portugal.

De Novembro de 2006 a Outubro de 2011, a Ciência Viva vai levar professores desta prestigiada universidade norte-americana às escolas, que terão assim oportunidade de interagir com especialistas de áreas como a Bioengenharia, as Energias Renováveis e os Transportes.



Inscrição de escolas

Caso a sua escola desenvolva projectos nas áreas do programa MIT-Portugal, teremos todo o gosto em receber mais informações sobre os projectos e, dentro do possível, organizar uma sessão com os vossos alunos no âmbito desta iniciativa. Não garantimos no entanto a possibilidade de responder positivamente a todos os pedidos, uma vez que esta está sujeita à agenda e disponibilidade de deslocação dos professores do MIT.


Na imprensa

Últimos recortes de imprensa


Sessões Realizadas

28 de Outubro de 2011, 10:00h
Anfiteatro da Escola Secundária Sá de Miranda, Braga
Modern Research in Bioengineering
Alunos da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, receberam a visita de Bruce Tidor, professor do MIT e investigador nas áreas de Ciências dos Computadores e Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Biológica.

7 de Fevereiro de 2011, 10:00h
Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa
Going to Mars with Artificial Gravity
De manhã, alunos da Escola Secundária D.Dinis receberam a visita de Larry Young, professor de Astronáutica e de Ciências e Tecnologia da Saúde no MIT e antigo astronauta.
Mais informação sobre a sessão

Às 14h00, Larry Young esteve no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva para responder à curiosidade dos mais pequeninos. Um grupo de 21 alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Colégio Aljubarrota, na Amadora, questionou o astronauta sobre a sua profissão e outras curiosidades do universo espacial.
Fotos da Sessão



12 de Novembro de 2010, 10:00h
Escola Secundária Carlos Amarante, Braga

Modern Research in Bioengineering
Alunos da Escola Secundária Carlos Amarante recebem a visita do professor do MIT Bruce Tidor, investigador nas áreas de Ciências dos Computadores e Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Biológica.
Fotos da sessão


12 de Janeiro de 2010, 10:00h
Auditório da Escola Secundária de Camões, Lisboa

Going to Mars with Artificial Gravity
Alunos da Escola Secundária de Camões receberam Larry Young, professor de Astronáutica e de Ciências e Tecnologia da Saúde no MIT e antigo astronauta.
Mais...


21 de Janeiro, 11:00h
Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Alunos da Escola Secundária Quinta das Flores receberam a Professora Elly Nedivi MIT cientista do cérebro a trabalhar num grupo de Bioengenharia.

11 de Novembro, 10:00h
Escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa
Alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira receberam o professor Stephen Connors para discutir Energias renováveis e eficiência.
Apresentação

29 de Abril, 15:00h
Escola Secundária da Amadora
Escola Secundária José Gomes Ferreira,  Lisboa

Local: Pavilhão do Conhecimento
Alunos da Escola Secundária da Amadora e da Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Benfica, vieram ao Pavilhão do Conhecimento para participar numa sessão com o Professor John Fernandez do MIT, sobre o tema Cidades do Futuro.
Fotos da sessão


28 de Fevereiro, 9:00h
Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães

Alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, receberam o Professor Chris Magee do MIT, coordenador da área de Engenharia de Design e Manufacturação Avançada.
Esta escola tem uma grande tradição na área da Robótica, com o apoio da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
No início da sessão, alguns alunos apresentaram robots desenvolvidos para a competição Robocup 2008.
A sessão contou ainda com a presença do Prof. António Cunha, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que moderou o debate entre os alunos e o professor.Christopher Magee
Fotos da sessão


15 de Novembro
Escola Profissional Gustave Eiffel, Amadora

Estudantes e professores da Escola Profissional Gustave Eiffel - Amadora recebem o professor Randolph E. Kirchain do MIT e discutem questões sobre a indústria automóvel e tecnologias de fabrico.
Esta escola tem uma grande tradição na área da Robótica.
Fotos da sessão


8 de Novembro, 10h
Escola Secundária Jose Saramago, Mafra
Local: Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Estudantes e professores da Escola Secundária José Saramago – Mafra vieram ao Pavilhão do Conhecimento para colocar questões sobre energias alternativas ao Investigador Sénior Steve Connors do MIT.
Esta escola desenvolve um projecto na área das energias alternativas.

10 de Outubro, 9:30h
CENFIM - Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Porto
Os estudantes e professores do CENFIM - Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – núcleo do Porto, receberam o professor David Marks e discutiram questões sobre sistemas sustentáveis e energia.
[ mais... ]

26 de Janeiro, 11h
Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo, Porto
A Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo, no Porto, recebeu os professores Stephen Connors e James Kirtley numa sessão sobre energias renováveis.
[ mais... ]

25 de Janeiro, 15h
Escola Secundária de Cantanhede
Dava Newman (Director of Technology & Policy Program) e Lino Ferreira (investigador no Centro de Neurociências de Coimbra/Biocant e no MIT) apresentaram o seu trabalho na área da Bioengenharia e responderam às perguntas dos estudantes.
[ mais... ]

21 de Novembro de 2006
Escola Secundária Emídio Navarro, Almada

Sessão Human space flight: from Earth to Mars pela professora Dava Newman, da área de Bioengenharia do MIT. Participaram também estudantes e professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade, de Almada.
[ mais... ]

16 de Novembro de 2006
Escola Secundária da Amadora

Sessão dinamizada por David Marks, co-director do Laboratório de Energia e Ambiente, e Steve Connors, director do Grupo de Análise de Energias Alternativas Regionais. Participaram também os alunos da Escola Básica 2, 3 Francisco Manuel de Melo, também da Amadora.
[ mais... ]