O Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores está de regresso para a sua 32ª edição! Organizado pela Fundação da Juventude, com o apoio da Ciência Viva, esta iniciativa promove o desenvolvimento de projetos científicos de jovens entre os 15 e os 20 anos em contexto escolar, nas áreas da biologia, ciências da terra e do ambiente, ciências da saúde, ciências sociais e económicas, engenharias e tecnologias, física, matemática e química.

Ao longo dos últimos 32 anos, milhares de jovens usufruiram do Concurso para mostrar as suas ideias e experiências a um painel de júri de excelência, tendo muitos deles exibido o seu trabalho presencialmente Mostra Nacional da Ciência. Os premiados tiveram ainda oportunidade de participar em mostras e feiras internacionais, contribuindo para um já extenso palmarés de prémios e distinções.

Em baixo poderás ler o Regulamento, saber como desenvolver o teu projeto e vir a fazer parte dos Jovens Cientistas de Portugal.

A quem se dirige?

Este concurso destina-se a todos os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos que se encontrem a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, que pretendam desenvolver projetos de investigação em ambiente escolar. 

Para ser admitido a concurso, cada projeto deve ter obrigatoriamente um(a) professor(a) coordenador(a) e uma escola afiliada, sendo cada equipa composta por 1 a 3 participantes.

Quais são as áreas principais?

 A competição de desafia os concorrentes a apresentar projetos em oito áreas principais: biologia, ciências da terra e do ambiente, ciências da saúde, ciências sociais e económicas, engenharias e tecnologias, física, matemática e química.

Onde vão ser mostrados os projetos escolhidos?

Os melhores projetos selecionados na fase de avaliação documental terão acesso à participação na 18.ª Mostra Nacional de Ciência. Em 2023, foram exibidos dezenas de projetos.

Que datas é preciso marcar na agenda?

Candidaturas: a decorrer

Fecho de candidaturas: 15 de abril de 2024

Comunicação dos resultados: início de maio

18.ª Mostra Nacional de Ciência: 23 a 25 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

E há prémios?

Sim! Aos cinco melhores projetos apresentados na 17ª Mostra Nacional de Ciência serão atribuídos cinco prémios monetários, que variam entre 400€ e 1.250€.

Premiados e certames internacionais

Os projetos premiados na 18.ª Mostra Nacional de Ciência poderão também participar em algumas das principais feiras de ciência de todo o mundo, de acordo com a decisão da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e do painel de júri.

Mais informações

O site da Fundação da Juventude tem mais detalhes. Sabe mais aqui!