IDENTIFICAR
Os professores e os alunos diagnosticam os seus conhecimentos sobre as diferentes áreas da saúde humana.
INVESTIGAR
São estabelecidos contactos com a comunidade científica e desenvolvidas pesquisas sobre conteúdos da área da saúde.
CRIAR
Seleção de conteúdos científicos para promoção da literacia em saúde junto da comunidade (escolar e local).
COMUNICAR
Os conteúdos científicos produzidos são partilhados com a escola e comunidade local, e divulgados na página da Ciência Viva.
Identificação de temas da área das ciências da saúde, que os alunos consideram relevantes e sobre os quais gostariam de aprofundar os seus conhecimentos.
Procura de informação fidedigna através do estabelecimento de contactos com investigadores e/ou do desenvolvimento de pesquisa sobre conteúdos da área da saúde. Identificação de informação relevante – no contexto da promoção da literacia em saúde – para colmatar as lacunas de conhecimento da comunidade escolar, sobre determinadas áreas da saúde.
Trabalho de cocriação com a comunidade local (escola e família) dará origem a um glossário explorando termos e conceitos da área da saúde humana.
Glossário online de livre acesso, ações de sensibilização, debates e encontros com cientistas, distribuição de folhetos, pósteres e painéis informativos, publicação de artigos de divulgação e/ou exibição de vídeos e documentários.