Diagnóstico de conhecimento

Diagnóstico de conhecimento

Incentive os alunos a identificar temas de saúde humana sobre os quais não têm conhecimentos e/ou gostariam de ter acesso a mais informação.

IDENTIFICAR

Os professores e os alunos diagnosticam os seus conhecimentos sobre as diferentes áreas da saúde humana.

INVESTIGAR

São estabelecidos contactos com a comunidade científica e desenvolvidas pesquisas sobre conteúdos da área da saúde.

CRIAR

Seleção de conteúdos científicos para promoção da literacia em saúde junto da comunidade (escolar e local).

COMUNICAR

Os conteúdos científicos produzidos são partilhados com a escola e comunidade local, e divulgados na página da Ciência Viva.

Identificação de temas da área das ciências da saúde, que os alunos consideram relevantes e sobre os quais gostariam de aprofundar os seus conhecimentos.

Procura de informação fidedigna através do estabelecimento de contactos com investigadores e/ou do desenvolvimento de pesquisa sobre conteúdos da área da saúde. Identificação de informação relevante – no contexto da promoção da literacia em saúde – para colmatar as lacunas de conhecimento da comunidade escolar, sobre determinadas áreas da saúde.

Trabalho de cocriação com a comunidade local (escola e família) dará origem a um glossário explorando termos e conceitos da área da saúde humana.

Glossário online de livre acesso, ações de sensibilização, debates e encontros com cientistas, distribuição de folhetos, pósteres e painéis informativos, publicação de artigos de divulgação e/ou exibição de vídeos e documentários.

PORQUÊ ESTE DESAFIO?

 

Programa nacional de vacinação… alimentação saudável… saúde oral… saúde mental… testes de diagnóstico… rastreios…

O conhecimento científico avança muito rapidamente e, consequentemente, a área da saúde beneficia constantemente de novos testes de diagnósticos, tratamentos experimentais e terapias inovadoras. À medida que surgem novos desenvolvimentos na área das ciências da saúde torna-se cada vez mais difícil ao cidadão acompanhar as mais recentes investigações e descobertas, de forma a manter-se permanentemente atualizado…

No entanto, compete a cada um o direito, e o “dever”, de procurar informação de fontes fidedignas que permita uma tomada de decisão fundamentada e consciente.

 

Ao longo desta pesquisa, os alunos serão desafiados a:

-Diagnosticar o nível de literacia científica da comunidade local (escola e família);

-Identificar áreas da saúde humana cujos conhecimentos pretendem aprofundar;

-Pesquisar fontes credíveis e informação fidedigna na área das ciências da saúde;

-Partilhar a informação recolhida com a comunidade escolar e a família.

 

É urgente aprender a questionar, ter espírito crítico e curiosidade, assim como saber onde e como procurar e interpretar novas informações, com recurso a fontes fidedignas. Cidadãos informados, formularão opiniões fundamentadas, tomarão decisões conscientes e partilharão informação correta, porque... o CONHECIMENTO faz bem à SAÚDE.