Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Responsável: Ilda Patrícia Ribeiro
Nº de vagas: 2
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Ciências da Saúde
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025 Horário: Manhã
Descrição: Existem várias técnicas laboratoriais que permitem analisar diretamente o ADN (ácido desoxirribonucleico – conhecido como o código da vida) ou os cromossomas (ADN compactado) e, assim, estudar tanto de forma abrangente como mais direcionada o genoma nuclear humano. A seleção do tipo de técnica de citogenética, biologia molecular ou genómica a utilizar no âmbito do diagnóstico, depende do objetivo do estudo, sendo sempre importante a correlação entre as alterações genéticas identificadas e as características clínicas dos indivíduos em estudo para uma correta interpretação dos resultados.
A citogenética convencional diz respeito ao estudo do complemento cromossómico de um organismo, sendo os cromossomas corados de modo a evidenciar um padrão característico de bandas. O complemento cromossómico humano normal é composto por 46 cromossomas. A primeira doença cromossómica identificada foi a trissomia 21, quando se observou um pequeno cromossoma extra em indivíduos com Síndrome de Down. Atualmente, várias alterações no número e na estrutura dos cromossomas têm sido descritas, verificando-se uma correlação direta com várias doenças.
Neste estágio pretende-se que os participantes contactem com as principais tecnologias no campo da citogenética e genómica aplicadas em diagnóstico e investigação, evidenciando as suas vantagens e limitações em áreas tão distintas como a oncologia e as patologias do neurodesenvolvimento. O estudo do ADN e dos cromossomas será explorado com o intuito de identificar e caracterizar alterações genéticas associadas ao desenvolvimento de doenças. Os participantes no estágio terão a possibilidade de realizar e acompanhar cultura celular, nomeadamente mudanças de meio e tripsinizações bem como os passos de manipulação e bandagem para obtenção de cromossomas humanos e o seu respetivo estudo ao microscópio. Terão igualmente possibilidade de realizar protocolos de extração e quantificação de ADN a partir de diferentes tipos de material biológico e subsequentes análises para identificar possíveis causas genéticas para as patologias em estudo.
Observações: Se possível os candidatos devem trazer bata de laboratório, contudo, se não tiveram não haverá inconveniente.
Alojamento: Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Almoços: Este estágio não disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Laboratório de Citogenética e Genómica, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Pólo 3.
Hora: 09:30
Estágio Esgotado