Listagem de Estágios

5342. Moléculas no mar


Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: José Paulo da Silva
Nº Alunos: 3
Data: de 01-07-2024 a 05-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José Paulo da Silva e Sandra Lage


Descrição: Introdução
A análise de moléculas é uma necessidade transversal a todas as ciências naturais. A Plataforma de Química Estrutural do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) possui as ténicas mais avançadas para análise de moléculas. Esta plataforma está vocacionada para a bio-descoberta, com aplicações nas áreas dos produtos naturais, toxicologia, biologia estrutural e monitorização ambiental.
Este estágio científico tem por objetivo a interação dos alunos com técnicas e métodos utilizados para analisar moléculas em amostras marinhas. A técnica principal é a cromatografia líquida acoplada à espetrometria de massa de alta resolução (LC-HRMS), provavelmente a mais poderosa da atualidade. Outras técnicas disponíveis são a ressonância magnética nuclear (RMN) e a microscopia de infravermelho (micro-FTIR). As aplicações a seguir pelos alunos são a análise de biotoxinas marinhas e a análise de microplásticos.

Plano
Dia 1. Manhã: Apresentação do CCMAR e da equipa da Plataforma de Química Estrutural. Tarde: Apresentação do laboratório, segurança num aboratório de química, equipamentos e o que fazem.
Dia 2. Manhã: Equipamentos simples (micropipetas, balanças analíticas, etc) e preparação de soluções de concentrações da ordem do micromolar em volumes de um mililitro. Tarde: O que é um espetrómetro de massa? Definição, conceitos, vídeo do interior e modos de operação. Experiência “hands-on” com infusão de padrões: estudo da razão massa/carga, distribuições isotópicas, resolução, massa exata e fragmentação (MSn). Gravação de dados.
Dia 3. Manhã: Análise e interpretação dos dados obtidos no dia anterior. O que é cada um dos sinais. Interpretação dos fragmentos, reação na fase gasosa. Tarde: Revisão dos conceitos de cromatografia, a cromatografia líquida analítica, o cromatógrafo e os seus principais componentes. Porque é util ter um cromatógrafo acoplado ao espetrómetro de massa.
Dia 4. Manhã: Importância da análise de biotoxinas marinhas. A utilização do LC-HRMS para as analisar. Tarde: Acompanhamento de uma análise de biotoxinas marinhas. Como quantificar. Conceito de curva de calibração. Preparar uma curva de calibração: que dados retirar dos cromatogramas e como fazer uma no Excel.
Dia 5. Manhã: O problema da poluição por microplásticos. Como analisar estas partículas (não são moléculas). Tarde: Acompanhamento de um estudos de marcadores ambientais de microplásticos. Impressão digital dos microplásticos em amostras de areia da praia.

Artigos representativos
Sandra Lage et al. (2023). Tissue accumulation of tetrodotoxin (TTX) and analogues in trumpet shell Charonia lampas. Food Additives & Contaminants, https://doi.org/10.1080/19440049.2022.2148756
Camila Q. V. Costa et al. (2024). Environmental markers of plastics and microplastics. Environmental Science & Technology, https://doi.org/10.1021/acs.est.3c09662.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Ciências do Mar, laboratórios 1.47 e 1.53, edifício 7, primeiro piso, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro. Hora: 09:30
Pessoa de contacto: José Paulo da Silva

Estágio Esgotado