Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Margarida Maia
Nº Alunos: 2
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Área: Agronomia, Biologia
Data: de 22-07-2024 a 26-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Margarida Maia, Madalena Lordelo, André Almeida, Beatriz Tavares, Cátia Martins, David Ribeiro
Descrição: A importância da sustentabilidade nos diversos aspetos da vida é cada vez mais reconhecida na sociedade atual. Para fazer face ao crescimento sem precedentes da população humana a nível mundial, é necessário produzir mais alimentos, de origem vegetal e animal, com menores pegadas hídrica e carbónica. A avicultura é um dos setores da produção animal que mais pode contribuir para a produção de alimentos de elevada qualidade para a crescente população mundial. Para isso muito têm contribuído os avanços na reprodução e genética de galináceos com desenvolvimento de estirpes de elevada eficiência produtiva. De modo a alcançar o potencial genético destes animais, é necessário formular dietas completas que suprimam as necessidades nutricionais das aves de acordo com as fases produtivas, de modo a produzir o maior número de ovos com a maior qualidade. Os ovos são um alimento proteico de excelência, com um perfil em aminoácidos essenciais ideal, de baixo custo e de elevada versatilidade na culinária e pastelaria. Adicionalmente, os ovos são boas fontes de lípidos, de minerais e de vitaminas essenciais. Perante o seu elevado valor nutritivo e baixo custo, os ovos são alimentos essenciais para combater a insegurança alimentar e em nutrientes da crescente população mundial. É, assim, extremamente importante formular dietas nutricionalmente equilibradas que promovam a produção de ovos de elevada qualidade nutricional que, paralelamente, promovam a sustentabilidade da avicultura.
Neste estágio, os estudantes irão participar num estudo de alimentação de galinhas poedeiras que visa promover a eficiência produtiva e ambiental da avicultura e a e a qualidade física e nutricional dos ovos produzidos, tendo a oportunidade de participar ativamente em todas as etapas do estudo, desde a produção das dietas completas para galinhas poedeiras, ao maneio diário dos animais, e à análise física e nutricional dos ovos postos durante a duração do estágio. Os estudantes irão desenvolver o estágio em colaboração com a equipa multidisciplinar de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Observações: Os estudantes terão oportunidade de participar na preparação de dietas completas para a alimentação de galinhas poedeiras, de acompanhar o maneio diário das aves e de avaliar a qualidade física e nutricional dos ovos. Esta é uma oportunidade muito interessante para estudantes do 9º ao 12º ano com gosto pelas ciências naturais, agronomia e biologia, que terão a possibilidade de participar num projeto inovador que visa promover a eficiência e a sustentabilidade da avicultura e a qualidade dos ovos para consumo humano.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Margarida Maia
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas