Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Responsável: Nádia Luísa Castanheira
Nº Alunos: 2
Data: de 29-07-2024 a 02-08-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Nádia Castanheira, Filipa Couchinho, João Antunes
Descrição: O solo é o meio natural para o crescimento das plantas e de suporte à vida na Terra. Com uma taxa de formação muito lenta é considerado um recurso não renovável à escala da vida humana, pois para se formar um centímetro de solo pode demorar mais de mil anos. O nosso planeta enfrenta atualmente uma série de desafios globais que exercem pressão sobre o solo. Os solos precisam de estar saudáveis, e cada vez mais é reconhecido o seu papel num contexto de alterações climáticas.
Durante este estágio no Laboratório de Solos vamos conhecer os solos e a sua importância. Abordar conceitos sobre a formação do solo, as suas características químicas, físicas e biológicas, os serviços de ecossistema que prestam e as ameaças a que estão sujeitos. Vamos arregaçar as mangas e colher vários tipos de amostras de solo. Seguimos para o laboratório para quantificar algumas propriedades químicas e físicas que nos ajudam a diagnosticar a sua saúde, como o teor de água, densidade aparente, textura, condutividade elétrica, matéria orgânica. Ao explorar os segredos do solo e conhecer as suas características alcançamos o nosso objetivo de desenvolvimento sustentável.
Observações: Trazer bata para laboratório, caderno para apontamentos e calçado fechado para a saída de campo (1º dia). Estágio com oferta de almoço.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: INIAV - Quinta do Marquês, Av. da República, Laboratório de solos, Oeiras Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Nádia Castanheira, Filipa Couchinho, João Antunes
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas