Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: zvelez@ualg.pt
Nº Alunos: 2
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Zelia Velez
Descrição: O aumento dos gases com efeito de estufa está a levar a um aquecimento global do planeta, este aquecimento faz-se notar na atmosfera e no oceano. Os peixes são animais exotérmicos, ou seja, a manutenção da temperatura corporal, dentro dos limites que permitem a sobrevivência, depende de fatores externos. Consequentemente, são esperados impactos do aquecimento da água do mar na fisiologia, comportamento e sobrevivência dos peixes. Nos últimos anos vários estudos abordaram os impactos das alterações climáticas em peixes ósseos, no entanto pouco se sabe acerca dos efeitos destas alterações em peixes cartilagíneos, como os tubarões e as raias (elasmobrânquios). A maioria dos elasmobrânquios são predadores de topo sendo, portanto essenciais para a cadeia trófica e equilíbrio dos ecossistemas. É por isso importante estudar o efeito das alterações climáticas nesta classe de peixes.
A maioria dos tubarões são ovíparos, os embriões desenvolvem-se fora do corpo da mãe, no interior de uma cápsula, preso a algas ou plantas aquáticas, durante vários meses. Durante este tempo, estão impossibilitados de se moverem na procura de ambientes mais favoráveis. O desenvolvimento embrionário constitui por isso uma fase de grande suscetibilidade às alterações do meio circundante.
Neste trabalho vamos avaliar através de técnicas de histologia básica, os efeitos da temperatura no esqueleto de juvenis de um tubarão da costa portuguesa (Scyliorhinus canicula). Os alunos terão a possibilidade de fazer cortes de blocos de parafina previamente preparados contendo amostras de cartilagem da dorsal de animais cujo desenvolvimento embrionário ocorreu a 15ºC (temperatura ótima), 17ºC e 20ªC. Estes cortes serão depois corados e observados ao microscópio. Ficarão ainda responsáveis por alimentar os tubarões e monitorizar a qualidade dos tanques diariamente.
Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Campus de Gambelas, edificio 7, gab 2.74 Hora: 10:30
Pessoa de contacto: Zélia Velez
Estágio Esgotado