Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Responsável: Paulo Alexandre Paisana da Silva Dario
Nº Alunos: 2
Data: de 01-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Mafalda Bourbon
Descrição: O objetivo desta atividade será oferecer uma experiência no âmbito da investigação sobre as diabetes tipo MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young) uma doença de origem hereditária, e, deste modo incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da ciência no diagnostico e tratamento das doenças com origem genética. Utilizando técnicas de genética e de biologia molecular iremos procurar a causa desta patologia em doentes com diabetes, que apresentem pistas para o facto da sua diabetes poder ter uma etiologia genética, nomeadamente a existência de historia familiar. Através de uma abordagem teórico-prática os alunos irão aprender especificamente sobre as diabetes MODY mas sobre as diabetes de uma forma geral.
Observações: Os jovens devem trazer bata branca. Podem almoçar no refeitório do INSA, se o desejarem, sendo disponibilizada uma verba para o efeito.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Na portaria principal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa (Avenida Padre Cruz, 1649-006) Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Paulo Dario
Estágio Esgotado