Listagem de Estágios

5149. De Fadas e Peixes – heróis improváveis na luta contra uma doença rara


Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Responsável: Maria Francisca de Lima Magriço Coutinho Reis
Nº Alunos: 2
Data: de 21-07-2024 a 02-08-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Luciana Moreira_ Ana Joana Duarte_ Aureliano Dias_ Diogo Ribeiro_ Hugo Rocha_ Juliana Inês Santos_ Liliana Matos_ Lisbeth Silva_ Maria Eduarda Moutinho_ Mariana Gonçalves_ Marisa Encarnação_ Matilde Barbosa Almeida_ Mónica Leite_ Olga Amaral_ Paulo Gaspar_ Pedro Lacerda_ Cristina Nobre Soares_ Sandra Alves


Descrição: De certeza que já ouviste falar em doenças raras. Mas será que sabes realmente o que é uma doença rara?
Nós, aqui no Departamento de Genética do Instituto Ricardo Jorge, sabemos. E sabemos até mais: sabemos que 72% dessas doenças são genéticas – ou seja hereditárias. Por isso é que as estudamos - por isso, e porque sabemos que não é fácil viver com uma doença rara, já que a maioria não tem tratamento.
Mas nem sempre é fácil estudar essas doenças, principalmente quando estamos a falar de doenças com envolvimento neurológico. No entanto, é precisamente isso que estamos a tentar fazer no laboratório da Unidade de Investigação e Desenvolvimento dedicado às Doenças Lisossomais de Sobrecarga, aqui no Porto. E é isso que te queremos mostrar ao longo de duas semanas: como é que fazemos para estudar essas doenças no laboratório.
Para isso, teremos a ajuda de dois heróis altamente improváveis: uma fada e um peixe. Queres saber como? Inscreve-te neste estágio e vem passar duas semanas connosco.
Para além do método de cultura celular, vais ter oportunidade de aprender – e experimentar – uma série de outras técnicas incluindo a já velhinha, mas sempre muito importante, reação em cadeira da polimerase (PCR, do inglês Polymerase Chain Reaction)_ a PCR em tempo real_ o Western-Blot e a imunofluorescência de proteínas. Também vais perceber como é que podemos usar uma série de métodos de rotina (ou seja, de diagnóstico) para melhor caracterizar os nossos modelos de doença.
Pelo caminho, vamos aproveitar para te falar nestas doenças que estudamos e desafiar-te a conseguir repetir estes nomes sem gaguejar: Mucopolissacaridoses e Mucolipidoses. Parece difícil, não é? Vai treinando!

Observações:
A atividade decorrerá no CSPGF, na UID do DGH-Porto, e está enquadrada no âmbito de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atualmente em curso na Unidade: https://doi.org/10.54499/2022.04667.PTDC e https://doi.org/10.54499/2022.03836.PTDC.

Observações: Os alunos devem trazer bata branca. As instalações do INSA-Porto não possuem refeitório pelo que os estagiários terão de efetuar as suas refeições no exterior, em local próximo. Para o efeito, o INSA disponibiliza uma verba de apoio concedida pelo programa Ciência Viva.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Na portaria do Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira Rua Alexandre Herculano, 321, 4000-055 Porto Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Maria Francisca Coutinho

Estágio Esgotado