Sites Recomendados

Sites recomendados

GEOPOR - Ciências da Terra na Internet
      Página de uma rede de informação sobre Geologia em Portugal.

GeoPor na Escola
      Este site, integrado no Geopor, pretende ser um auxiliar para docentes e alunos interessados no ensino/aprendizagem da Geologia. Desde indicações sobre os cursos de Geologia nas Universidades portuguesas, passando por sugestões de saídas de campo e de visitas de estudo, propostas de actividades experimentais e base de dados fotográfica de aspectos geológicos didácticos que ocorrem em Portugal.

Página pessoal do paleontógo Carlos Marques da Silva
      Muita informação paleontológica e o directório de Paleontólogos portugueses.

www.dct.uminho.pt/rpmic
      Rochas de Portugal ao microscópio. Possibilidade de observar vários tipos de rochas ao microscópio óptico. Para cada amostra são fornecidas informações gerais sobre cada rocha, como a composição mineralógica e textura. É ainda explicado, de um modo simplificado, como funciona um microscópio petrográfico e como se preparam as rochas para serem observadas nestes microscópios.

www.geira.pt/pnpg
      Parque Nacional da Peneda-Gerês. Informações genéricas sobre o único Parque Nacional Português tais como onde pernoitar, como chegar ao Parque ou como fazer contactos e marcações. As páginas sobre os aspectos naturais dão especial destaque quer aos aspectos biológicos quer aos aspectos geológicos característicos deste Parque Nacional. Sugerem-se ainda percursos de carro e percursos pedestres, estes com indicações sobre os principais aspectos naturais a observar (algumas das páginas estão ainda em construção).

www.usgs.gov
      Um site muito completo sobre geologia em geral, disponibilizado pelos Serviços Geológicos dos Estados Unidos da América. Possui um excelente arquivo de imagens e alguns vídeos, especialmente sobre vulcanismo e sismologia. Existem também alguns documentos interessantes em "Adobe Acrobat" para fazer "download"

geology.about.com
      Praticamente tudo sobre geologia. Site muito completo com ligações a outros sites mais especializados sobre todas as temáticas. Links também a "abstracts" de artigos. Diversos níveis de profundidade nas temáticas abordadas

earthobservatory.nasa.gov
      Site que aborda e ilustra aspectos fundamentalmente relacionados com geologia ambiental.

The PaleoNet Pages
      Página de Paleontologia (notícias, software, etc.) do Museu de História Natural de Londres.

Museum of Paleontology
      Página do Museu de Paleontologia da Universidade de Berkeley.

DINORA
      Página da National Geographic Magazine sobre dinossáurios.