Geologia no Verão 2003

 
 



Listar por Data | Concelhos | Distritos | Entidade | Pesquisa

Título: A Crusta Terrestre: fonte de recursos
( Parque de estacionamento da Fac. de Engenharia da Univ. do Porto - Rua Roberto Frias (ao Hospital de S. João))
Data: 5 de Setembro às 08:15
Ponto de encontro: Com esta acção, pretende-se possibilitar um contacto com a actividade extractiva de matérias primas naturais em redor da cidade do Porto. Temos em vista sensibilizar os presentes sobre o papel dos recursos minerais na história da humanidade e, em particular, na sociedade moderna.
O facto de se constatar que, muito próximo da cidade que habitamos, se exploram e transformam rochas e minérios, com o objectivo da melhoria das condições de vida dos cidadãos, possibilita o establecimento de uma relação muito estreita entre a vida e a crusta terrestre, fina película superficial do nosso planeta Terra. Assim, partindo das instalações da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), visitaremos vários cenários de exploração de rochas e minérios em Vila Nova de Gaia, Gondomar e Valongo, bem como oficinas de transformação destes recursos naturais. A história da exploração dos recursos naturais será realçada em diversos momentos ao longo da acção, nomeadamente na visita ao Museu Mineiro de S. Pedro da Cova e ao Museu da Lousa bem como a um fojo Romano de exploração de ouro.
Localidade: Porto / Alexandre Júlio Machado Leite Aurora Magalhães Futuro da Silva /
Itinerário: O transporte durante a acção fica a cargo da organização.
Será entregue documentação diversa a todos os participantes.
Recomenda-se um vestuário simples, que facilite a caminhada bem como sapatilhas ou botas leves (realizaremos percursos curtos). Um boné será útil por causa do sol assim como um cantil com água.
Nas visitas às unidades industriais, teremos material de segurança individual (capacetes) bem como martelos de geólogo para emprestar aos participantes.
Recomenda-se o uso de máquinas fotográficas.
O almoço fica a cargo dos participante e será realizado em ambiente de piquenique.
Número de participantes: 41
Inscrição prévia: SIM - Contacto:933112023
Responsável pela acção:

 
Título: Minas Romanas de Ouro de Valongo
( Entroncamento da rua de Santa Helena com E.N. que liga Valongo a S. Pedro da Cova, junto a sinalizador do Parque Paleozóico de Valongo (Serra de Santa Justa) ou Fac. de Ciências da Univ. do Porto - Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões).)
Data: 10 de Setembro às 10:00
Ponto de encontro: Visita a trabalhos mineiros romanos mostrando como ocorre a mineralização, como os romanos exploravam o ouro e salientando a importância da preservação do Património Geológico e Mineiro da região de Valongo.
Localidade: Valongo / Helena Couto Alexandre Lourenço /
Itinerário: Os participantes devem utilizar vestuário e calçado apropriado (botas de borracha) para visitar a mina.
Número de participantes: 30
Inscrição prévia: SIM - Contacto:223401471
Responsável pela acção:

 

Página Principal