Geologia no Verão 2003

 
 



Listar por Data | Concelhos | Distritos | Entidade | Pesquisa

Título: Geologia à beira-mar: O Jurássico de S. Pedro de Moel
( Junto ao Farol)
Data: 5 de Agosto às 10:00
13 de Setembro às 10:00
Ponto de encontro: Na região de S. Pedro de Moel aflora um conjunto de rochas estratificadas (camadas), dispostas como uma série de "livros" inclinados e que incluem rochas sedimentares como calcários e margas. A presença de amonites (fóssil-índice), entre outros grupos de fósseis, permite datar a formação destas rochas da base do Jurássico (com cerca de 190 milhões de anos) e entender as modificações ambientais ao tempo da formação das rochas.
Devido à natureza ímpar do seu registo, este afloramento constitui um importante laboratório para o conhecimento no domínio da História da Terra.
Localidade: S. Pedro de Moel / Luís Duarte Sandra Rodrigues Helena Anacleto /
Número de participantes: 25
Inscrição prévia: SIM - Contacto:239860500
Responsável pela acção:
Resenha Histórica: www.uc.pt/cienterra

 
Título: Mares...de água e de areia: evolução histórica das dunas e lagoas
( Parque de estacionamento junto à sede da NERLEI (próximo do estádio))
Data: 6 de Agosto às 09:30
Ponto de encontro: Pretende apresentar os muitos e muito interessantes aspectos geológicos de uma região que se caracteriza pela existência de grande zonas de dunas cobertas por pinhais e que no passado possuia também extensas lagoas interiores (Marinha Grande a Nazaré). O mar de areia vindo das praias acabou por, progressivamente, substituir o mar nestas lagoas salgadas interiores. A interacção entre o substracto e a vida, em particular com o homem, será preocupação deste percurso, tentando estabelecer a ligação de elementos geológicos (p.ex. dunas) com a paisagem (p.ex. lagoas), a história (p.ex. a plantação do pinhal do Rei), os monumentos (p.ex. o centro da Pederneira) e aspectos sociológicos da região, nomeadamente os recursos (p. ex. os portos de abrigo de pesca). Fomentar-se-à, aliás, a colaboração dos participantes numa atitude coloquial e de debate.
Localidade: Marinha Grande - Leiria / Jorge M.L. Dinis Célia Simões /
Itinerário: Aconselham-se: roupa confortável e calçado campestre. Paragem para almoço em café/restaurante ou almoço do próprio. Binóculos e máquina fotográfica. Para todas as idades e conhecimentos.
Número de participantes: 45
Inscrição prévia: SIM - Contacto:239860500
Responsável pela acção:
Resenha Histórica: www.uc.pt/cienterra

 

Página Principal